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O que é CRM (Customer Relationship Management)

Você já imaginou quantas vendas você pode estar deixando de fazer porque não conseguiu responder dúvidas dos clientes em tempo hábil? Ou quantas oportunidades de vender mais para o mesmo cliente estão passando por você?

As vendas são o pilar estrutural de qualquer negócio e você já tem conhecimento disso. O que você pode estar deixando passar é como usar a tecnologia para vender mais e se relacionar melhor com o seu cliente através da automação de ferramentas.

Por isso, hoje conversaremos sobre as oportunidades em usar um CRM (Customer Relationship Management), em especial o Bitrix24. Acompanhe essa leitura e saiba mais sobre uma das ferramentas mais usadas pelas empresas e veja como aumentar as vendas de seu negócio utilizando a tecnologia que serve para melhorar o relacionamento com o cliente.

Por que grandes empresas investem em CRM?

CRM equivale, em português, a Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Ele supre as necessidades de mercado de conhecer dados sobre as expectativas e anseios dos consumidores. Coletando informações, o sistema permite aos gestores tomar decisões ao mesmo tempo em que consolidam o relacionamento com seus clientes, fidelizando e, assim, conseguindo aumentar as vendas.

Por ser é um sistema eficiente, prático e seguro, que pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet, sem a necessidade de instalação e outros custos menores. O CRM na nuvem é a melhor opção para quem deseja otimizar suas vendas sem gastar muito. A seguir, mostraremos dicas de como usar o CRM pode favorecer as vendas de uma empresa. Confira!

Como extrair o máximo de benefícios do seu CRM?

O CRM funciona como um grande aliado para as empresas, oferecendo uma única ferramenta tecnológica capaz de coletar, armazenar e analisar dados importantes e de extrema relevância a respeito dos clientes, permitindo uma gestão de relacionamento mais qualificada.

Através do CRM é possível que a gestão acompanhe a evolução das suas oportunidades de negócio no funil de vendas, registre o histórico de interações e compras, segmentar os clientes e automatizar ações de marketing personalizado. Como já mencionamos, o CRM é uma ferramenta muito versátil, podendo ser utilizada em várias frentes. Separamos aqui quatro opções de como implementar essa ferramenta na sua empresa:

1 – Qualidade no Atendimento: Essa ferramenta permite que você ofereça um atendimento de qualidade e encantador para seus clientes. Uma vez que a equipe de atendimento tem acesso a informações estratégicas sobre cada cliente, fica mais fácil oferecer maior agilidade e uma abordagem personalizada na hora de solucionar as demandas.

2 – Análises de Desempenho: A plataforma do CRM permite acompanhar métricas individuais e coletivas, fornecendo relatórios completos a respeito das performances dos colaboradores. Dados como estes permitem uma análise de desempenho completa sobre os times de vendas, marketing e atendimento, permitindo que a gestão identifique oportunidades de melhorias de forma mais rápida.

3 – Estratégias de Negócio: O CRM auxilia a entender melhor o comportamento dos clientes e colaboradores, o que interfere diretamente nas estratégias do negócio, tornando-as mais realistas e eficazes, o que acaba por potencializar os resultados.

4 – Garante o Sucesso do Cliente: O sucesso do cliente é um aspecto chave de muitas estratégias de relacionamento. Com o CRM é possível garantir que o seu cliente será bem-sucedido ao utilizar as soluções oferecidas pela empresa da forma mais rápida possível.

Quais são vantagens estratégicas em utilizar um CRM?

O CRM pode oferecer diversos benefícios para operação comercial, destacamos aqui, de uma forma generalizada, os quatro principais:

1 – Redução de Erro: Por mais preparada que uma equipe esteja, ela está suscetível a falhas, por isso possuir estratégias para essas falhas é fundamental. O CRM pode ser a escolha ideal para solucionar esse problema, uma vez que o vendedor pode acessar facilmente informações a respeito dos clientes, aumentando a segurança do time de vendas.

2 – Organização: Quando uma ferramenta é responsável pelo armazenamento das informações relativas ao processo comercial, ocorre um aprimoramento na organização.

3 – Satisfação do Time: O CRM fornece uma plataforma capaz de melhorar a qualidade de trabalho do time, o que impacta diretamente na satisfação da equipe, incentivando-a e motivando-a, o que com certeza resultará em melhores resultados.

4 – Produtividade: Toda empresa almeja aumentar a produtividade e consequentemente os lucros, principalmente quando se investe em novas ferramentas. O CRM promove a digitalização dos processos, o que impacta diretamente na produtividade das equipes.

Quais os pontos chaves na hora de implementar um CRM?

Apesar de todas as vantagens listadas aqui, é fundamental compreender a forma como essa ferramenta pode ser utilizada dentro da empresa, para que haja como um agente de melhorias. Por isso, listamos aqui alguns pontos fundamentais a serem analisados e compreendidos durante o processo de implementação da ferramenta.

Analise os dados para melhor conhecer seus clientes

Para quem deseja aumentar as vendas, não é suficiente ter conhecimentos sobre o cliente de forma geral. É preciso ir além e conhecê-los de forma personalizada, já que podem ser muitos os consumidores que entram em uma loja, interessados em comprar produtos. Com o CRM, o gestor poderá dividir todos os clientes em categorias específicas, como:

  • Clientes mais assíduos em visitas;
  • Clientes que mais compram;
  • Clientes mais pontuais;
  • Clientes que atrasam o pagamento;
  • Clientes que adquirem uma variedade maior de mercadorias.

Você define os filtros. Os critérios podem ser muito diversificados, dependendo do perfil que você precisa analisar.

Treine sua equipe

Outra coisa importante a fazer é treinar a equipe para trabalhar com o novo sistema de CRM. Se não for assim, sozinho o CRM não irá muito longe. O time também precisam fazer sua parte para que a solução ofereça os resultados esperados, ou seja, ajude a aumentar as vendas de sua empresa.

Geralmente, o treinamento não é complicado e bons profissionais, aqueles que já estão habituados a mexer com as novas tecnologias, não encontrarão grandes dificuldades em aprender a usar o sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

É importante que a equipe esteja aberta às inovações, pois se não demonstrarem interesse pela ferramenta, o desempenho e a produtividade não melhorarão. Por isso, antes de adotar novas soluções, o gestor deve preparar o espírito de seus colaboradores, sondar a reação e o comportamento deles diante da novidade e explicar as vantagens de usá-la.

Vale lembrar que muitas empresas que fabricam/vendem sistemas de CRM também disponibilizam o treinamento.

Centralize as informações

O CRM oferece esse importante benefício por meio de um sistema automatizado: a centralização das informações sobre os clientes em um banco de dados único, facilitando o acesso dos profissionais e a consulta. Informações centralizadas garantem mais segurança para a empresa e para o próprio cliente, evitando que dados sigilosos venham a vazar e cair nas mãos de terceiros que poderão utilizá-los de má fé.

Com informações centralizadas a respeito do cliente, melhora também a integração entre os departamentos da empresa (vendas, financeiro, marketing), que poderão consultar, sempre que necessário, o banco de dados para desenvolver novas estratégias ou tomar medidas e ações úteis. O sistema de CRM pode ainda ser integrado a outros sistemas, como ERP ou Business Intelligence, isso tornará seu processo ainda mais automatizado.

E falando em processos

Saber como você vende, e como seu processo funciona desde a prospecção até a assinatura do contrato e a entrega vai fazer toda diferença na implantação do seu sistema de CRM. Ter o processo definido externamente ao sistema, um workflow de como o seu processo avança a cada etapa é fundamental.

Faça com sua equipe um desenho do seu processo. Uma reunião de brainstorming é um bom começo! Depois vai ser bem fácil levar para o sistema o seu processo e o engajamento da sua equipe será mais fácil.

Invista em boas campanhas de marketing

Quando o gestor tem dados importantes e confiáveis sobre seu cliente, pode investir com mais segurança em campanhas de marketing, especialmente online.

A equipe de marketing trabalhará com foco e metas bem direcionadas ao verdadeiro público, sem gastar recursos com consumidores que não estão interessados nos produtos, ou seja, aplicando dinheiro desnecessariamente, sem usufruir do retorno esperado.

Bitrix24, o CMR escolhido pelas grandes empresas

Você já imaginou quando um cliente entra em contato com você por qualquer canal e você pode centralizar toda comunicação em um único espaço? E mais do que isso, poder se relacionar com o cliente em diversos estágios do seu funil de vendas de forma automatizada e prática.

Um dos problemas mais comuns enfrentados pelo setor de vendas é manter o relacionamento com o cliente após o repasse para um setor mais operacional, como o setor de projetos. Com o Britrix24 esse problema é contornado porque é mantido um histórico do cliente desde o seu primeiro contato até o início e entrega de projetos e serviços.

Ou seja, em uma única ferramenta é possível captar, atender e vender para o mesmo cliente passando por diversos setores de uma empresa. O Bitrix24 é uma plataforma de gestão utilizada por mais de 7 milhões de empresas em todo o mundo e disponível em 18 idiomas.

O Brasil é o terceiro país com mais usuários e já conta com uma comunidade voltada para a discussão de todos os recursos dessa ferramenta. Bitrix24 é uma plataforma de gerenciamento de projetos, CRM e marketing, que gera relatórios, faz controle de tempo em atividades e possui grupos de bate-papo.

A ferramenta ainda permite bate-papos privados ou em grupos e configurar chamadas de voz ou vídeo, via telefonia ou via internet. Além disso, a Bitrix24 oferece soluções de gestão de projetos e documentos, assim como atendimento ao cliente.

E você, deseja aumentar as vendas de sua empresa com CRM na nuvem? Veja como podemos ajudar você para a automação da experiência do seu cliente, entre em contato com o nosso time de especialistas.

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