Insights para sua Transformação Digital

Como a automação de processos aumenta a produtividade?

Como a automação de processos aumenta a produtividade? Com as atuais oscilações do mercado, as empresas estão diariamente buscando se adaptar e evoluir para se tornarem cada vez mais competitivas no mundo corporativo.

Diversos fatores são cruciais para se obter destaque entre tanta concorrência. A integração entre setores de trabalho e o aumento de produtividade, são exemplos.

Para conquistar esses diferenciais, surgiu a Gestão de Processos de Negócio (BPM, sigla em inglês para Business Process Management), que utiliza ferramentas de automação de processos para relatar, corrigir e melhorar os fluxos de trabalho que se encontra em atividade.

Saiba, com a leitura deste artigo, como a automação de processos aumenta a produtividade!

Como funcionam as ferramentas de automação de processos?

As ferramentas de automação de processos servem para documentar e gerar relatórios de monitoramento de desempenho, o que torna o processo totalmente aberto a auditorias, facilitando o encontro de falhas, de bloqueios significativos e de pontos em que as coisas funcionam conforme o esperado.

Como é possível visualizar os resultados em diversos níveis, observando desde pontos específicos até aspectos de uma visão mais global, colaboradores com perfis de acesso diferentes têm perspectivas distintas, o que traz muita agilidade na detecção de erros e gaps em toda a empresa de forma quase simultânea, acelerando a correção e aumentando a produtividade da empresa.

Mesmo os fluxos de trabalho que funcionam de forma satisfatória, podem não ter um controle totalmente padronizado, mas, com o uso de ferramentas criadas exatamente para auxiliar na automação dos processos, a busca pela excelência se torna consideravelmente mais alcançável.

Minimizando os problemas encontrados, principalmente em atividades rotineiras, e maximizando a padronização e integração entre áreas, a empresa também maximiza o tempo que tem para gastar em atividades que agreguem valor ao negócio, assim como consegue redução de custos, algo que é atualmente tão buscado no mercado.

Vantagens ao utilizar uma ferramenta do mercado

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, todas compartilham diversas características e englobam práticas consolidadas de comprovado sucesso, assim como possuem suas particularidades.

Portanto, cabe aos responsáveis pela gestão do negócio realizar um estudo profundo e analítico sobre qual escolher, para extrair o maior valor de aquisição possível e empregar a ferramenta de forma mais orgânica no dia a dia do funcionamento do negócio.

Abaixo estão listadas algumas das muitas vantagens de começar a utilizar uma ferramenta de automação de processos:

  • Mais consistência nos fluxos de trabalho;
  • Mais visibilidade de todos os envolvidos no processo;
  • Mais confiança entre áreas no trabalho realizado;
  • Correção de problemas de comunicação, algo muito comum em processos geridos por e-mails, por exemplo;
  • Melhora no nível do serviço prestado e, consequentemente, no atendimento aos clientes;
  • Ganho de tempo aliado à redução de custos.

Para se diferenciar no mercado hoje, empresas de qualquer porte precisam alçar objetivos de melhoria do serviço e ganho de eficiência, só assim é possível conquistar a excelência de atendimento e a satisfação plena do cliente.

Toda empresa deve não somente considerar a ideia, mas sim buscar estratégias para implantação de uma ferramenta de automação de processos, agir de forma concisa e contínua para que isso ocorra e lembrar de que sempre é possível otimizar o que se possui, pois a vitória está nos detalhes.

Quer saber mais sobre automação de processos? Então confira as  edições #16 “Automação de processos para reduzir custos e melhorar sua força empresarial” e #25 “Tecnologias para Automação no Varejo, Indústria e Logística” da Talk Introduce!

Quer continuar aumentando a produtividade da sua empresa? Então, assine agora a nossa newsletter para receber mais artigos com indicações de fórmulas de sucesso!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

O que a Google Cloud Platform pode lhe oferecer?

Aplicativos nativos da nuvem são o futuro do desenvolvimento de software, isso é fato. Plataformas como o Google G Suite integra-se ao GCP através de Kubernetes, containers e conceitos fundamentais de desenvolvimento moderno através de aplicações cloud native como o GAS.

Leia Mais »