O aumento das tecnologias digitais nas organizações tem favorecido bastante os negócios atualmente. Entretanto, engana-se quem acredita que isso se deve apenas ao uso de novas tecnologias, à digitalização de processos ou aos esforços em tecnologia para se adaptar ao cenário de pandemia.
Do mesmo modo, muitas empresas acabam não implementando, de fato, a Transformação Digital, pois acreditam que apenas seguir um ou alguns desses itens já garante a competitividade no mercado atual.
Por isso, é importante para a gestão estratégica da empresa entender que a Transformação Digital vai além desses aspectos e não deve ser confundida com a Digitalização. Utilizar esses termos como sinônimos, embora pareça irrelevante, pode prejudicar a construção do planejamento estratégico da organização na Transformação Digital. Continue a leitura do texto e conheça a diferença entre Digitalização e Transformação Digital.
O que é Digitalização?
Digitalização nada mais é do que converter informações físicas e digitais, por meio de sistemas computacionais. Essa conversão pode ser usada para automatizar e otimizar os processos e fluxos de trabalho. Isso aumenta a produtividade e a eficiência, reduzindo significativamente os custos operacionais. Entretanto, nem sempre a digitalização está relacionada com a “transformação”, pois é possível tornar algumas operações em digitais, sem causar uma transformação profunda nos processos ou no negócio como um todo.
Para que isso ocorra, é preciso que a Digitalização trabalhe como o primeiro passo da Transformação Digital, ou seja, é um dos aspectos básicos desse processo. Isso significa que a Digitalização que gera profundas mudanças é aquela que está ligada à inovação e automação, por meio das tecnologias mais modernas. Esses aspectos perpassam desde os processos internos organizações até à experiência do cliente, considerado um dos pontos cruciais da Transformação Digital, que tem o aspecto humano como grande foco.
Para quem quer começar o processo de Digitalização, é importante reorganizar toda a estrutura dos processos operacionais e estratégicos, que envolvem a coleta e armazenamento de dados e o fluxo dos negócios. Para tanto, é preciso reavaliar as estratégias e processos de produção, selecionar os recursos com as melhores habilidades digitais e apostar nas tecnologias que podem contribuir com a otimização de estratégias e habilidades.
O que é Transformação Digital?
A Transformação Digital vai além de uma simples adaptação a novas tecnologias. Significa transformar produtos, processos, operações e modelos de negócio, por meio da tecnologia, gerando mudanças em todas as áreas da organização. É um termo mais amplo do que digitalização, pois envolve toda a estratégia do negócio e não se limita à tecnologia.
O foco da Transformação Digital está nas pessoas. Como a tecnologia está constantemente presente na vida das pessoas, seja na resolução de problemas, no entretenimento ou no lazer, é preciso que a forma de uma empresa lidar com essas pessoas também esteja alinhada a esses vieses tecnológicos, acompanhando, inclusive, os novos papéis que essas ferramentas vão adquirindo, conforme são usadas.
Assim, a Transformação Digital é uma forma de aprimorar o modo como uma empresa atende às necessidades dos clientes e agrega valor, por meio da tecnologia. Isso também implica, obviamente, melhorias para a empresa, numa relação de ganha-ganha, pois, a Transformação Digital é uma aplicação estratégica que promove uma mudança profunda na cultura, nos valores, nos processos e nas ações estratégicas da organização, alinhando os objetivos com os recursos tecnológicos disponíveis, o que aumenta os resultados e impulsiona as vantagens competitivas da organização.
Diferentemente da Digitalização, a Transformação Digital não se resume a uma maneira de facilitar determinadas tarefas ou acelerar processos, ela transforma totalmente todas as áreas da organização por meio da tecnologia, que funciona não como uma simples ferramenta, mas como o pilar, o motor de uma organização.
Intimamente ligada aos conceitos de gestão e estratégia, a Transformação Digital trabalha com as palavras-chave inovação, automação e agilidade. Para atender as demandas de forma alinhada com esses aspectos, as organizações contam com tecnologias de Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cibersegurança, por exemplo. Tudo isso muda a forma como as decisões são tomadas e como os produtos e serviços são realizados.
Qual deve ser o seu próximo passo em direção à Transformação Digital?
Digitalização e Transformação Digital são conceitos importantes e necessários de serem compreendidos na gestão estratégica das organizações atuais, pois estão assumindo um papel de destaque na era da informação e dos dados. Atualmente, a forma como as pessoas interagem no mundo e como as empresas atuam já não é a mesma de alguns anos atrás.
As barreiras geográficas e/ou burocráticas quase não existem, graças à ampla conectividade promovida pela tecnologia. Com o surgimento e o forte avanço de ferramentas e tecnologias, a tendência é de que esse cenário mude ainda mais em um futuro próximo, com um potencial de criar um novo mundo.
Portanto, fazer parte desse novo digital não é mais uma questão de escolha, é o principal meio de se manter firme e à frente da concorrência. Negar essa realidade é retroceder ou parar no tempo, aumentando as barreiras para o pleno crescimento de um negócio.
Precisa de ajuda para usar a cloud como alavancagem da Transformação Digital na sua empresa? Entre em contato com nosso time especialista e teremos o maior prazer em contribuir com sua jornada de crescimento.