Insights para sua Transformação Digital

Digitalização é a mesma coisa que Transformação Digital?

O aumento das tecnologias digitais nas organizações tem favorecido bastante os negócios atualmente. Entretanto, engana-se quem acredita que isso se deve apenas ao uso de novas tecnologias, à digitalização de processos ou aos esforços em tecnologia para se adaptar ao cenário de pandemia.

Do mesmo modo, muitas empresas acabam não implementando, de fato, a Transformação Digital, pois acreditam que apenas seguir um ou alguns desses itens já garante a competitividade no mercado atual.

Por isso, é importante para a gestão estratégica da empresa entender que a Transformação Digital vai além desses aspectos e não deve ser confundida com a Digitalização. Utilizar esses termos como sinônimos, embora pareça irrelevante, pode prejudicar a construção do planejamento estratégico da organização na Transformação Digital. Continue a leitura do texto e conheça a diferença entre Digitalização e Transformação Digital.

O que é Digitalização?

Digitalização nada mais é do que converter informações físicas e digitais, por meio de sistemas computacionais. Essa conversão pode ser usada para automatizar e otimizar os processos e fluxos de trabalho. Isso aumenta a produtividade e a eficiência, reduzindo significativamente os custos operacionais. Entretanto, nem sempre a digitalização está relacionada com a “transformação”, pois é possível tornar algumas operações em digitais, sem causar uma transformação profunda nos processos ou no negócio como um todo.

Para que isso ocorra, é preciso que a Digitalização trabalhe como o primeiro passo da Transformação Digital, ou seja, é um dos aspectos básicos desse processo. Isso significa que a Digitalização que gera profundas mudanças é aquela que está ligada à inovação e automação, por meio das tecnologias mais modernas. Esses aspectos perpassam desde os processos internos organizações até à experiência do cliente, considerado um dos pontos cruciais da Transformação Digital, que tem o aspecto humano como grande foco.

Para quem quer começar o processo de Digitalização, é importante reorganizar toda a estrutura dos processos operacionais e estratégicos, que envolvem a coleta e armazenamento de dados e o fluxo dos negócios. Para tanto, é preciso reavaliar as estratégias e processos de produção, selecionar os recursos com as melhores habilidades digitais e apostar nas tecnologias que podem contribuir com a otimização de estratégias e habilidades.

O que é Transformação Digital?

A Transformação Digital vai além de uma simples adaptação a novas tecnologias. Significa transformar produtos, processos, operações e modelos de negócio, por meio da tecnologia, gerando mudanças em todas as áreas da organização. É um termo mais amplo do que digitalização, pois envolve toda a estratégia do negócio e não se limita à tecnologia.

O foco da Transformação Digital está nas pessoas. Como a tecnologia está constantemente presente na vida das pessoas, seja na resolução de problemas, no entretenimento ou no lazer, é preciso que a forma de uma empresa lidar com essas pessoas também esteja alinhada a esses vieses tecnológicos, acompanhando, inclusive, os novos papéis que essas ferramentas vão adquirindo, conforme são usadas.

Assim, a Transformação Digital é uma forma de aprimorar o modo como uma empresa atende às necessidades dos clientes e agrega valor, por meio da tecnologia. Isso também implica, obviamente, melhorias para a empresa, numa relação de ganha-ganha, pois, a Transformação Digital é uma aplicação estratégica que promove uma mudança profunda na cultura, nos valores, nos processos e nas ações estratégicas da organização, alinhando os objetivos com os recursos tecnológicos disponíveis, o que aumenta os resultados e impulsiona as vantagens competitivas da organização.

Diferentemente da Digitalização, a Transformação Digital não se resume a uma maneira de facilitar determinadas tarefas ou acelerar processos, ela transforma totalmente todas as áreas da organização por meio da tecnologia, que funciona não como uma simples ferramenta, mas como o pilar, o motor de uma organização.

Intimamente ligada aos conceitos de gestão e estratégia, a Transformação Digital trabalha com as palavras-chave inovação, automação e agilidade. Para atender as demandas de forma alinhada com esses aspectos, as organizações contam com tecnologias de Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cibersegurança, por exemplo. Tudo isso muda a forma como as decisões são tomadas e como os produtos e serviços são realizados.

Qual deve ser o seu próximo passo em direção à Transformação Digital?

Digitalização e Transformação Digital são conceitos importantes e necessários de serem compreendidos na gestão estratégica das organizações atuais, pois estão assumindo um papel de destaque na era da informação e dos dados. Atualmente, a forma como as pessoas interagem no mundo e como as empresas atuam já não é a mesma de alguns anos atrás.

As barreiras geográficas e/ou burocráticas quase não existem, graças à ampla conectividade promovida pela tecnologia. Com o surgimento e o forte avanço de ferramentas e tecnologias, a tendência é de que esse cenário mude ainda mais em um futuro próximo, com um potencial de criar um novo mundo.

Portanto, fazer parte desse novo digital não é mais uma questão de escolha, é o principal meio de se manter firme e à frente da concorrência. Negar essa realidade é retroceder ou parar no tempo, aumentando as barreiras para o pleno crescimento de um negócio.

Precisa de ajuda para usar a cloud como alavancagem da Transformação Digital na sua empresa? Entre em contato com nosso time especialista e teremos o maior prazer em contribuir com sua jornada de crescimento.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Segurança na nuvem: como repassar ao usuário?

Os serviços de cloud computing já fazem parte da rotina de várias empresas. Atualmente, já existem corporações que levam a nuvem para o centro do seu core business, auxiliando nas rotinas mais importantes do negócio. Mas é importante não esquecer que a Segurança na nuvem também é importante.

Leia Mais »