Insights para sua Transformação Digital

Business Agility: Aplicando a agilidade em todos os setores de uma empresa

Provavelmente você já ouviu falar sobre o conceito de metodologias ágeis, principalmente voltadas às áreas de tecnologia, mas esse conceito vem sendo adaptado e implementado em outros setores das empresas. No meio corporativo a agilidade escalada é conhecida como Business Agility.

O Business Agility pode ser definido como a habilidade que uma empresa possui em adaptar e responder rapidamente às alterações e novidades do mercado. Porém, para implementar uma metodologia como essa é preciso modificar o mindset, a cultura e principalmente a gestão da empresa.

Separamos aqui os principais pontos para que você compreenda o que é o Business Agility.

Para que serve o Business Agility?

Estamos vivendo em um cenário de inconstâncias, onde tudo acontece de forma muito rápida e inesperada. A todo instante surgem novas tecnologias, produtos e ferramentas, cobrando uma constante atualização e melhoria dos profissionais e das empresas.

Nessa perspectiva as áreas de desenvolvimento de uma empresa não podem mais se dar ao luxo de esperar um ou dois anos para lançar um novo produto, elas precisam se antecipar e ganhar a dianteira perante a concorrência.

O mesmo ponto pode ser aplicado às demais áreas da empresa, como marketing, negócios e até mesmo o RH. Essas áreas estão vivendo uma profunda transformação digital, por isso precisam ser mais flexíveis e responder rapidamente às mudanças, gerando assim melhores oportunidades de negócios.

Qual a importância do Business Agility?

É comum que ao levantar o tópico agilidade, a maioria das pessoas e gestores associam o termo ao Scrum, mas ao limitar este conceito a apenas uma etapa do processo, acabamos por diminuir a geração de valor e a qualidade do produto.

A ideia do Business Agility é fazer com que todas as áreas pensem de maneira ágil, trabalhando em pequenos blocos, ou seja, ao invés de pensar apenas no produto final, começamos pela ideia, as funcionalidades do produto, tendo por objetivo atingir o maior percentual de clientes possíveis.

Diante dos feedbacks é possível desenvolver outras funcionalidades e melhorias, atendendo as expectativas e demandas do cliente, ou seja, entregaremos um produto com mais valor e qualidade.

Como começar a aplicar o Business Agility?

Para começar a implementar o Business Agility é preciso ter em mente que, como qualquer mudança, ela não acontecerá do dia para a noite. Estamos falando em uma transformação profunda, que pode não ser bem quista por algumas pessoas.

A melhor forma de contornar essa situação, é aplicar os processos ágeis de forma escalada, realizando treinamentos, sempre explicando a teoria, os benefícios, a relevância e até mesmo os ganhos. Também é possível exemplificar com alguns cases de sucesso no mercado.

A mudança será gradual, envolvendo todos os componentes e setores da empresa, uma vez que não adianta ter gestores e equipes dentro de metodologias ágeis, quando os grandes executivos não seguem a mesma visão.

Gostou do que foi discutido aqui? Recomendamos também a leitura sobre Universidade Corporativa.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Umentor Reconhece

Um evento exclusivo, onde reconhecer valores é a prioridade.Ureconhece é uma iniciativa da Umentor que tem por objetivo reconhecer clientes e parceiros que se destacaram no

Leia Mais »