Insights para sua Transformação Digital

5 tecnologias que ajudam na proteção de dados

Como as tecnologias contribuem para a proteção de dados? Com a transformação digital acontecendo dentro das empresas e o avanço da tecnologia, os cibercriminosos também estão evoluindo, descobrindo novas formas de invadir os sistemas de segurança.

Por isso é preciso que as empresas fiquem atentas e invistam em profissionais e tecnologias que ajudem a proteger os dados.

Aqui separamos 5 tecnologias primordiais para assegurar que os dados da sua empresa estão seguros.

1 – VPN: Rede Virtual Privada

A Rede Virtual Privada ou VPNs são redes privadas criadas em cima de redes públicas. Quando você acessa a internet o seu dispositivo ou endereço de IP é identificado pela rede pública, e os seus dados trafegam abertamente, a VPN vai evitar que o seu IP e todas as suas informações sejam identificadas.

Esse modelo de “disfarce cibernético” ficou bem comum durante a pandemia, na qual a maioria das empresas tiveram que adotar a modalidade home office, recorrendo às tecnologias para reforçar a proteção de dados.

2 – Scan de Vulnerabilidades

Como o próprio nome já diz, o Scan de Vulnerabilidade faz uma verdadeira varredura em busca de brechas na segurança e presença de ameaças. Essa é uma forma rápida, eficiente e automática de identificar os riscos e vulnerabilidades existentes na rede.

O Scan de Vulnerabilidade apresenta vários benefícios para a empresa, como uma supervisão de segurança da rede, automatização de tarefas, além de promover relatórios essenciais para o desenvolvimento de estratégias de proteção de dados pela equipe de TI.

3 – NGAV: Antivírus de próxima geração

Os Next Generation Antivírus (NGAV) ou antivírus de próxima geração atuam de forma preventiva, diferente dos antivírus tradicionais que combatem a ameaça após a invasão do sistema, eles impedem que essa ameaça entre no sistema.

Assim que o vírus é detectado, são criados vários obstáculos e desafios com o intuito de impedir que o computador seja invadido. Os NGAV são responsáveis por reduzir os riscos e aumentar a proteção dos dados.

4 – Modelo de Segurança Zero Trust

O modelo de segurança Zero Trust foi criado pela empresa de pesquisa de mercado Forrester, nele é pressuposto que qualquer usuário ou dispositivo, dentro ou fora da rede, são possíveis ameaças.

Diante de perspectivas tão rigorosas, faz-se necessário estabelecer alguns parâmetros para que o modelo funcione, identificando os dispositivos e dados que devem ser protegidos e monitorados.

Também é importante automatizar os controles de liberação e bloqueio de acesso, sejam individuais ou de grupos, desta forma, em caso de vazamento de dados, os profissionais de segurança conseguiram detectar o momento e o local em que o ataque aconteceu.

5 – Proteção de e-mail

Os e-mails são o alvo principal da maioria dos ataques cibernéticos, por isso é fundamental que estes não sejam deixados de lado e contem com tecnologias de proteção.

Podemos citar as principais tecnologias de proteção para e-mails:

  • Filtragem de spam: Automatizar a filtragem de spams vai impedir que e-mails duvidosos cheguem até a caixa de entrada dos colaboradores.
  • Criptografia de e-mail: Criptografar o corpo da mensagem e anexos, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações.
  • Recuperação de desastres: É sempre importante ter um backup, uma vez que os dados forem roubados, faz-se necessário uma forma de recuperar o que foi perdido.

As empresas precisam se preparar para lidar com um volume gigantesco de dados, que cresce exponencialmente anualmente.

O Google Workspace é uma plataforma baseada em nuvem que, desde o primeiro dia, manteve a segurança como sua prioridade. Geralmente, muitas equipes já utilizam vários serviços do Google Workspace para fins de comunicação e cooperação, como o Google Drive, Gmail e outros produtos.

Nesse contexto, a solução agrega segurança, praticidade, mobilidade e agilidade para as operações da empresa, com uma interface completa e com design simples.

Entre em contato com o nosso time e solicite uma demonstração do que o Google Workspace pode fazer pela segurança dos dados do seu negócio!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: