Insights para sua Transformação Digital

O que a Google Cloud Platform pode lhe oferecer?

Na era digital, o uso de plataformas em nuvem não é novidade. Porém, a busca por essas soluções aumentou durante a pandemia, inaugurando um novo espaço na revolução digital, reinventando os negócios e acelerando a transformação digital das empresas.
No cenário atual, quem não migra pelo menos parte dos processos de trabalho para a nuvem não consegue desenvolver todo o valor do negócio, pois os trabalhos são realizados de modo menos eficiente, com menos foco no cliente e com menos preparo para acompanhar a virtualização no mundo e ter uma participação ativa nele.
Para algumas empresas, esse cenário ainda é novo, o que gera muitas dúvidas e inseguranças, exigindo um tempo de estudo e planejamento antes de migrar de vez para a nuvem. O tipo de tecnologia, a segurança e a complexidade da plataforma, legislação e aspectos humanos são um dos fatores a serem observados pelos líderes durante o planejamento para implementação das soluções.
Isso não é nenhuma surpresa, pois, em síntese, o processo de entrada na nuvem deve balancear funcionalidade, velocidade e valor, os quais devem ser alinhados às estratégias do negócio.
Pensando na funcionalidade de uma plataforma que atenda às necessidades atuais das empresas em um mundo virtualizado, falaremos sobre as propostas e potencialidades de uma das principais plataformas utilizadas atualmente para serviços em nuvem, a GCP (Google Cloud Platform), que conta com uma variedade de serviços, como GKE (Google Kubernetes Engine), GCE (Google Compute Engine) e GAS (Google Apps Script).

O que é GKE (Google Kubernetes Engine)?

A GKE, ou Google Kubernetes Engine é o ambiente para implantação, escalonamento e gerenciamento de aplicativos em containers, por meio da infraestrutura da GCP. A vantagem dos Kubernetes é a portabilidade e mobilidade das aplicações, que podem se locomover entre nuvens e sistemas operacionais.
Isso ocorre em virtude da conteinerização que funciona como uma máquina virtual, com a diferença de que este método contém apenas o código necessário para aquela aplicação específica ser executada de forma independente, ou seja, sem afetar outras aplicações ou o próprio sistema.

O que é GAS (Google Apps Script)?

O Google Apps Script, ou simplesmente GAS, é uma linguagem baseada em JavaScript que permite ao usuário fazer alterações e personalizações em produtos do Google Workspace, como documentos e planilhas. Com ele, você pode adicionar menus personalizados, caixas de diálogo e barras laterais, por exemplo.
Além disso, também é possível transformar documentos feitos a partir das ferramentas do Google em um complemento para Android. Desse modo, há a possibilidade de fazer uma troca de dados entre planilhas, por exemplo, usando um dispositivo móvel.

O que é GCP (Google Cloud Platform)?

A GCP é um serviço de Cloud Computing da Google, que oferece uma infraestrutura para a execução de serviços em nuvem, tais como armazenamento, gerenciamento de softwares e demais serviços que facilitam as atividades de uma empresa. O acesso aos recursos na plataforma alinha segurança, performance e personalização na execução de tarefas de baixa e alta complexidade, como criação de sites e aplicativos ou projetos que lidam com Big Data e Machine Learning, por exemplo.
Alguns dos principais serviços oferecidos incluem:

  • Google Cloud Storage: Mantém a identidade e estrutura das classes de dados fornecidas. Serve como um espaço para armazenamento de objetos para todos os fins.
  • Google Compute Engine: Hospedagem de máquinas virtuais.
  • Google Apps Engine: Auxilia na criação de aplicativos remotamente em qualquer linguagem. Os “nativos da nuvem” são os aplicativos que podem ser projetados, testados e implantados nesse ambiente.
  • Anthos: Permite a implementação de várias nuvens do Google.
  • Google Apps Script: Como visto anteriormente, o GAS permite alterações e personalizações em JavaScript em produtos do Google Workspace.
  • Google Kubernetes Engine: Enquanto isso, o GKE cuida do gerenciamento e hospedagem de aplicativos em contêineres, os quais podem ser executados em qualquer sistema ou servidor com a infraestrutura necessária para suportá-los. É uma forma mais flexível e moderna de virtualização.

Quais são os pontos fortes da GCP (Google Cloud Platform)?

Os principais benefícios da utilização de todas as soluções de servidores em nuvem é a otimização de recursos, já que não há necessidade de espaços físicos para instalação de equipamento, o que reduz custos e tempo.
A alta escalabilidade nos sistemas também é uma vantagem, pois permite que se adaptem ao uso e às necessidades da organização, sem necessidade de reinvestimento e burocracias nos ajustes da infraestrutura. No entanto, há alguns pontos interessantes e que destacam a GCP em relação às demais plataformas:

  • Forte publicidade online: O GCP conta com o Google Analytics, que tem como principal função coletar grandes quantidades de dados com informações de acesso, comportamento e navegação de usuários em sites e aplicativos, organizando tudo em relatórios específicos. Isso ajuda as empresas nas tomadas de decisões em contexto data driven e melhora as estratégias de marketing.
  • Líder na automatização e inovação na implantação de aplicativos: A Google foi a empresa que projetou o Kubernetes, um sistema orquestrador de aplicativos composto de vários componentes organizados em contêineres. Embora outras plataformas, como a AWS e Azure também trabalhem com esse recurso atualmente, cada um com suas especificidades, a Google se diferencia por pensar em um software de atendimento global, ou seja, o objetivo é tonar acessível o uso por pequenas e grandes empresas. Além disso, diferentemente da AWS e Azure, que possuem sistemas Kubernetes centrados na Amazon e Microsoft, respectivamente, o GCP tem o objetivo maior de atender às necessidades específicas do cliente sem aprisioná-los. Esses fatores colocam o GCP na liderança em sistemas Kubernetes.
  • Rede global de baixa latência: o Google Cloud conta com uma das maiores redes do mundo. Os clientes GCP podem criar aplicativos de atendimento global, sem necessidade de mecanismos complexos de design e infraestrutura, pois as redes VPC alcançam todas as regiões de atuação do cliente.
  • Melhor opção para usuários iniciantes: Para pequenas empresas ou empresas que estão dando os primeiros passos nas plataformas de serviços em nuvem, pode parecer bastante desafiador lidar com servidores não físicos e com muitas ferramentas novas e complexas. O GCP é um ponto de apoio para essas empresas, porque oferece detalhes e passo a passo de instalações e configurações da infraestrutura.
  • Migração em tempo real para máquinas virtuais: Esse é um ponto de destaque muito forte da plataforma, pois permite que os clientes estejam sempre atualizados com suas VMs, sem comprometer o desempenho durante a migração.

Embora a GCP ofereça vários benefícios, principalmente para as empresas iniciantes, todas as plataformas de soluções em nuvem possuem suas especificidades, com vantagens e desvantagens. Na hora de decidir entre elas, o mais importante é entender com detalhes o que cada uma oferece e qual alternativa se encaixa melhor no seu negócio, podendo, muitas vezes optar pelo uso de mais de uma delas, mas sempre tendo em mente que fatores como como custos, tecnologias e funcionalidades podem pesar bastante, caso não sejam pensados de acordo com os propósitos da sua empresa.
E então, o que achou desse lado do Google? Esperamos que nosso artigo tenha sido útil e esclarecedor para você. Agora, você está pronto para tirar máximo proveito dessas ferramentas! Se você gostou do artigo, também recomendamos a leitura do próximo Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOps).

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: