Insights para sua Transformação Digital

Como planejar a transformação digital da sua empresa?

Entender a importância da transformação digital na era da informação é essencial, tanto para gestores quanto para profissionais de qualquer área, caso queiram fazer parte da revolução tecnológica em que vivemos atualmente. Um cenário em que tudo e todos estão cada vez mais conectados, sendo praticamente impossível ou inviável realizar alguma ação sem o uso da tecnologia.

É a partir disso que a transformação digital surge para mudar ainda mais a nossa realidade. Isso porque não se trata apenas da utilização de recursos tecnológicos para conquistar espaço no mercado, mas mudar nossa forma de viver e enxergar o mundo. Essa aplicabilidade vai além da tecnologia, pois uma cultura digital envolve também pessoas, valores e mindset de crescimento.

Todas as empresas, independentemente do setor, serão cada vez mais influenciadas pela revolução digital e impulsionadas a adentrar nesse mundo, pois todas as mudanças na tecnologia e na comunicação que acontecem fora da empresa influenciam o que está dentro dela.

Assim, se o objetivo é aumentar a vantagem competitiva no mercado, é preciso se apropriar dessas mudanças e fazer delas um instrumento para crescer e gerar valor estrategicamente. Continue a leitura do artigo onde explicaremos os passos fundamentais para alinhar os seus negócios à transformação digital de uma forma estratégica.

O que consideramos como Transformação Digital?

Em termos simples, a Transformação Digital tem a ver com digitalizar os processos e toda a gestão da empresa, adaptando toda a sua estrutura e modo de ser ao ambiente virtual. Quando uma empresa se moderniza, ela trabalha para garantir:

  • Mais foco no cliente.
  • Agilidade e melhorias nas entregas.
  • Flexibilidade para se adaptar às mudanças.
  • Melhores estratégias de negócio.
  • Maior capacidade de se reinventar e de se melhorar.
  • Aumento da competitividade e produtividade.
  • Melhorias e maior controle nos processos.
  • Redução de custos.

Um estudo divulgado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) constatou que empresas que possuem maturidade digital, ou seja, sabem como se portar na era da informação, são 23% mais lucrativas que as demais.

Para além do ganho financeiro, isso é resultado de ações que visam maior engajamento na sociedade em todos os aspectos, facilitar e melhorar a vida das pessoas, diminuir cada vez mais as barreiras entre elas, inovar, democratizar o acesso à informação, fazer parte de um mundo cada vez mais conectado e contribuir com sua evolução sustentável. Isso é gerar valor.

Apesar de não ser apenas sobre tecnologia, é a partir dela que tudo acontece. É o que possibilita todas essas mudanças. Assim, as inovações tecnológicas aplicadas a essas melhorias incluem a utilização de Computação em Nuvem, DevOps, Metodologias Ágeis, Dispositivos de IoT (Internet das Coisas), Business Intelligence e Analytics, Machine Learning, Automatização de Processos e entre outros.

Quais tecnologias devem ser incorporadas para a transformação digital?

Os avanços tecnológicos desenvolvidos nas últimas décadas estão agindo como facilitadores do processo de transformação digital.

Aqui indicaremos quatro tecnologias que podem auxiliar a empresa desde a melhorar a experiência do cliente, impulsionar o desempenho dos funcionários, analisar dados, até a obter mais inovação para a organização.

1 – Computação em Nuvem

A computação em nuvem vem se popularizando muito entre as empresas, oferecendo flexibilidade e escalabilidade para atender as demandas de negócios. Atualmente existem aplicativos de nuvem bem populares, como o Google Drive ou Slack, porém as empresas também podem contar soluções personalizadas de acordo com as suas necessidades

2 – Aplicações Móveis

As pessoas estão cada vez mais conectadas e dependentes de seus dispositivos móveis, por isso as empresas devem investir no desenvolvimento de aplicativos móveis, com o intuito de criar produtos e serviços que possam ser acessados por meio de um dispositivo móvel, assim conseguiram atrair novos clientes.

3 – Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial vem auxiliando no desenvolvimento e crescimento de muitos negócios. Empresas que utilizam a coleta de dados adequadamente, podem utilizar essas informações para criar experiências personalizadas, ou até mesmo automatizar diversos dos seus processos.

4 – Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas é capaz de conectar pessoas, equipamentos e dados, permitindo a automatização dos processos. Essa ferramenta é capaz de proporcionar às empresas oportunidades incríveis para agilizar os fluxos de trabalho e melhorar os produtos existentes.

Por onde começar o planejamento estratégico da transformação digital em sua empresa?

Antes de implementar qualquer modelo às estratégias de negócio da organização, é preciso considerar a cultura organizacional e aderir às ações que se adequam a ela. Não é uma tarefa fácil, porém um processo inovador que tem como base ferramentas e estratégias tecnológicas, como o uso de Big Data, decisões baseadas em dados e transição para o ambiente virtual. Assim, é necessário considerar os seguintes pilares dentro da sua empresa: 

  • Pessoas
  • Processos
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Geração de Valor
  • Sustentabilidade
  • Clientes

A partir desses pilares, segue-se um plano contendo as 7 diretrizes que norteiam o planejamento e execução da transformação digital no negócio.

Dedique algum tempo para identificar e definir objetivos mensuráveis

Antes de realizar qualquer ação estratégica, a organização precisa saber o que pretende fazer e onde pretende chegar. É preciso definir o que será feito e quais as etapas a serem seguidas para atingir os objetivos.

Essa etapa é muito importante, pois serve de norte para as demais. É na definição dos objetivos que se pensa em formas de melhorar a experiência do cliente, adotar novos processos e tecnologias, adaptar-se às mudanças e se envolver na transformação.

Você está aqui para resolver e melhorar a vida do seu cliente

Busque se apropriar dos recursos digitais e aproveitá-los da melhor forma para aumentar o valor do cliente. Pense em formas de simplificar a vida dele por meio de processos otimizados e automatizados. Lembre-se que o seu cliente é um ser humano, com necessidades humanas que precisam e querem ser atendidas.

Se o seu cliente precisa preencher diversos formulários ou seguir vários processos burocráticos para ter uma necessidade atendida, isso provavelmente não vai cultivar a relação entre vocês. Lembre-se que a experiência do cliente envolve o antes, o durante e o depois de seu contato com ele.

A simplicidade é o último grau de sofisticação

Implemente processos simples e fáceis de serem modificados, pois é assim que o mundo funciona. Aquele velho “sempre deu certo assim” não é coerente com a mentalidade de mudança para o crescimento. A adoção de novos processos pode ser crucial para o sucesso da organização. Entenda que tudo que é bom pode ficar ainda melhor.

Você não precisa comprar “nova tecnologia”, aprenda a extrair o máximo dos recursos que já possui hoje

Não adianta deter a tecnologia mais avançada se ela não se encaixa na estrutura e cultura da organização. Por isso, é importante escolher uma tecnologia adequada aos processos que estão sendo otimizados e sirva de apoio para atingir os objetivos e metas. Pense em tecnologias que sejam capazes de otimizar e automatizar processos, tanto para a empresa quanto para o cliente e favoreça uma transformação digital dentro da realidade organizacional.

Lembre-se que as pessoas são o centro da transformação

As pessoas são os responsáveis pelo sucesso da organização. São elas que operam os instrumentos tecnológicos e detém as habilidades técnicas e estratégicas. Considere o aspecto humano da sua equipe, incentive a dedicação, potencialize suas habilidades e desperte características humanas de inspiração.

O cliente também é uma peça central nesse aspecto, pois, diferentemente de algum tempo atrás, ele mantém uma relação ativa e de interação com a empresa, influenciando diretamente no posicionamento do negócio. Cada cliente é um ser humano único, que deseja ter uma experiência personalizada, única e humana.

Mantenha-se aberto a novas ideias e busque inspiração em outros mercados

Acompanhe as principais tendências da era da informação. Observe o que pode ser reinventado nos processos e estratégias da empresa. É preciso refletir constantemente sobre a capacidade de a organização se posicionar frente às mudanças.

Identifique se há entraves no modelo de funcionamento da empresa e se há uma necessidade de reestruturação na cadeia de decisões. Além disso, adote práticas que diferencie a organização das demais. Isso começa desde processos internos à apresentação do produto, relação com o cliente e ao tipo de valor que que está sendo entregue.

Invista em soluções sustentáveis para o seu negócio

Evoluir com o mundo também significa cuidar dele, ser sustentável. Se isso antes era visto como uma inovação, hoje é uma obrigação das empresas é essencial para a sua sobrevivência. A transformação digital também gera impactos ambientais, o que exige de nós uma nova forma de pensar e de se relacionar com o meio ambiente.

O pensamento de coletividade e de integração ao todo do planeta deve fazer parte da cultura organizacional. O lucro não deve ser o objetivo maior de nenhuma iniciativa sustentável. Para o sociólogo britânico John Elkington, a base para qualquer empresa obter sucesso é a observação do Triple Bottom Line, ou Tripé da Sustentabilidade: pessoas, planeta e economia.

Entre em ação para resolver o que você já identificou que precisa melhorar

Após todas as etapas de planejamento e preparação, o próximo passo é transformar o que está no papel em ações. Vá com calma e siga um passo de cada vez. Foque em um trabalho de maior flexibilidade frente às mudanças e a variação temporal de cada estágio.

Fragmente o plano em partes menores e executáveis, em que seja possível implementar melhorias contínuas e práticas otimizadas. Ao final de cada projeto, apresenta os feedbacks e indica as mudanças para o próximo ciclo.

Como acelerar o processo de transformação digital utilizando Digital Squads?

O Digital Squads é um modelo organizacional formado por pequenas equipes multidisciplinares, agrupando pessoas com diferentes habilidades em prol do mesmo propósito. Essas equipes costumam ser formadas com no máximo oito pessoas, com profissionais de diferentes áreas, como marketing, tecnologia, vendas, design e tantas outras funções.

Esse método é marcado pela multidisciplinares, quando alocamos profissionais com especialidades diferentes no mesmo time, estamos otimizando os esforços e os recursos, trazendo mais agilidade ao processo, uma vez que todos podem contribuir com suas experiências e habilidades, visando o mesmo resultado.

Outra característica importante desse modelo organizacional é a autonomia. O time é responsável pelo planejamento, execução e controle do projeto, o que por sua vez aumenta ainda mais a agilidade, visto que as barreiras de hierarquia foram quebradas, melhorando o fluxo das atividades.

O Digital Squads forma uma excelente parceria com a transformação digital, uma vez que essa visa a agilidade no andamento dos projetos. O modelo Digital Squads atende justamente essa necessidade de agilidade, já que suas ações não precisam passar por diferentes etapas da organização para ser concluídas, uma vez que toda a equipe está engajada nas etapas de desenvolvimento do projeto.

Essa característica melhora os resultados, impulsiona os negócios e acelera o processo de transformação digital da empresa. Para facilitar, saiba que você pode contar conosco para estruturar e apoiar o seu projeto de transformação digital, seja através de soluções de outsourcing de TI, tecnologias ou gestão de pessoas e processos.

Qual será o seu próximo passo?

A transformação digital é um processo pelo qual todas as empresas, independentemente do setor, estão passando ou irão passar. Não se trata de uma corrida, mas de um teste de maestria frente às mudanças. Quem possui essa maturidade digital se destaca no mercado.

Portanto, se você deseja ter uma visão em direção ao futuro, não perca tempo e comece agora mesmo avaliando as relações entre seus negócios e a tecnologia. Transforme-se e trace sua rota rumo ao sucesso, pois quem opta por ficar fora dessa revolução, tende a estagnar e, consequentemente padecer no mercado. Conheça nossa Jornada de Transformação Digital, feita para aqueles negócios que querem inovar e liderar o seu mercado.

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