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Como criar uma Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa (UC) surge como um meio de contribuir para a formação e retenção de profissionais. Seu objetivo é aplicar um modelo de aprendizagem com foco no mundo corporativo.

A ideia da criação de uma universidade corporativa surgiu como resposta a uma reclamação constante feita por empresários, que argumentam que as universidades tradicionais e muito eruditas, não são capazes de suprir as exigências e necessidades do mercado de trabalho atuais com velocidade.

Como criar uma universidade corporativa?

Com as facilidades dos meios digitais e com o assessoramento adequado, qualquer empresa pode encontrar soluções estratégicas de gestão, procedimento e produção para a criação de uma universidade corporativa.

O empresário deve ter em mente que uma universidade corporativa pode produzir uma série de resultados positivos se o procedimento for realizado com boa organização. Por isso, é importante, em primeiro lugar, identificar quais são os problemas da sua empresa, apontando, de forma clara e evidente, quais as estratégias e quais as dificuldades que devem ser sanadas.

Por meio dos cursos online, é possível criar uma universidade corporativa totalmente informatizada, de forma que todos os cursos e planos de ensino possam ser executados de forma digital e sem o gasto de implantação de infraestrutura. 

Forme uma unidade de administração para a sua universidade corporativa

As chances de sucesso são maiores quando há apoio da alta administração. Um sistema de governança é essencial para definir papéis e responsabilidades, vê-se que uma universidade corporativa é bem diferente de um departamento de treinamento – por trás dela, são papéis e expectativas de retorno bastante diferentes entre si.

Forje uma visão de universidade corporativa

Visualizar uma imagem do estágio futuro da empresa transforma a visão de onde você quer chegar com a iniciativa. Idealmente, a visão é o resultado de um esforço colaborativo que é, ao mesmo tempo, fácil de lembrar e alcançável.

Defina uma estratégia de recursos

Não podemos esquecer os recursos que darão suporte à universidade corporativa. Em geral, a alocação direta de recursos pela empresa tende a ser a maior parcela do capital que a sustenta. Mas é possível sustentar, também, oferecer a custos acessíveis os cursos para fornecedores e outros parceiros, bem como vender pacotes de treinamento. 

Determine o escopo 

Uma pergunta muito comum: “Ter uma universidade corporativa significa colocar todos os treinamentos sob o mesmo guarda-chuva?”. Por questões de eficiência e centralização de custos, muitos treinamentos e cursos devem ganhar sinergia; mas há outros que não precisam estar sob a mesma estrutura.

Identifique o público e suas necessidades

Uma das diferenças entre a universidade corporativa e a formação tradicional é exatamente o tamanho do público que a frequenta. O objetivo geralmente é atingir toda uma determinada cadeia de valor, desde fornecedores e funcionários, em alguns casos, consumidores externos. 

O fundamental é definir as necessidades do negócio em relação ao conhecimento direcionado a esses públicos.

Desenvolva produtos e serviços

Quando a empresa sabe claramente o que precisa em termos de competências, conhecimentos e habilidades de seus colaboradores, o próximo passo é desenvolver uma matriz dessas soluções. 

Essa matriz deve funcionar como um modelo a ser adaptado, atualizado e reorganizado conforme a necessidade estratégica das empresas e dos indivíduos.

Selecione parceiros de aprendizagem

Após o planejamento, será possível encontrar parceiros para aprendizagem. Eles podem ser um grupo de consultores, instituições de ensino superior, os próprios fornecedores e outras escolas. 

O segredo aqui é buscar complementaridade de conhecimento e prestígio, bem como maiores oportunidades de inovação, fomentadas pelo intercâmbio com outras mentalidades.

Projete uma estratégia de tecnologia

Esta etapa não significa decidir se todo o conteúdo será e-learning. A pergunta a fazer é: “Como treinar mais pessoas, com mais frequência, com economia de custos e com medição de resultados?”

Uma combinação de ferramentas e tecnologias pode ser o resultado. Mais importante, porém, é estar aberto a constantes atualizações, pois a velocidade com que a tecnologia avança é cada vez maior.

Quais são os próximos passos?

Compartilhe sempre as informações, os valores, os resultados e tudo o mais que envolva a universidade corporativa. Isso é importante porque gera envolvimento por parte dos colaboradores da empresa, aumentando o interesse e a abertura a programas de qualquer natureza.

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