A Universidade Corporativa (UC) surge como um meio de contribuir para a formação e retenção de profissionais. Seu objetivo é aplicar um modelo de aprendizagem com foco no mundo corporativo.
A ideia da criação de uma universidade corporativa surgiu como resposta a uma reclamação constante feita por empresários, que argumentam que as universidades tradicionais e muito eruditas, não são capazes de suprir as exigências e necessidades do mercado de trabalho atuais com velocidade.
Como criar uma universidade corporativa?
Com as facilidades dos meios digitais e com o assessoramento adequado, qualquer empresa pode encontrar soluções estratégicas de gestão, procedimento e produção para a criação de uma universidade corporativa.
O empresário deve ter em mente que uma universidade corporativa pode produzir uma série de resultados positivos se o procedimento for realizado com boa organização. Por isso, é importante, em primeiro lugar, identificar quais são os problemas da sua empresa, apontando, de forma clara e evidente, quais as estratégias e quais as dificuldades que devem ser sanadas.
Por meio dos cursos online, é possível criar uma universidade corporativa totalmente informatizada, de forma que todos os cursos e planos de ensino possam ser executados de forma digital e sem o gasto de implantação de infraestrutura.
Forme uma unidade de administração para a sua universidade corporativa
As chances de sucesso são maiores quando há apoio da alta administração. Um sistema de governança é essencial para definir papéis e responsabilidades, vê-se que uma universidade corporativa é bem diferente de um departamento de treinamento – por trás dela, são papéis e expectativas de retorno bastante diferentes entre si.
Forje uma visão de universidade corporativa
Visualizar uma imagem do estágio futuro da empresa transforma a visão de onde você quer chegar com a iniciativa. Idealmente, a visão é o resultado de um esforço colaborativo que é, ao mesmo tempo, fácil de lembrar e alcançável.
Defina uma estratégia de recursos
Não podemos esquecer os recursos que darão suporte à universidade corporativa. Em geral, a alocação direta de recursos pela empresa tende a ser a maior parcela do capital que a sustenta. Mas é possível sustentar, também, oferecer a custos acessíveis os cursos para fornecedores e outros parceiros, bem como vender pacotes de treinamento.
Determine o escopo
Uma pergunta muito comum: “Ter uma universidade corporativa significa colocar todos os treinamentos sob o mesmo guarda-chuva?”. Por questões de eficiência e centralização de custos, muitos treinamentos e cursos devem ganhar sinergia; mas há outros que não precisam estar sob a mesma estrutura.
Identifique o público e suas necessidades
Uma das diferenças entre a universidade corporativa e a formação tradicional é exatamente o tamanho do público que a frequenta. O objetivo geralmente é atingir toda uma determinada cadeia de valor, desde fornecedores e funcionários, em alguns casos, consumidores externos.
O fundamental é definir as necessidades do negócio em relação ao conhecimento direcionado a esses públicos.
Desenvolva produtos e serviços
Quando a empresa sabe claramente o que precisa em termos de competências, conhecimentos e habilidades de seus colaboradores, o próximo passo é desenvolver uma matriz dessas soluções.
Essa matriz deve funcionar como um modelo a ser adaptado, atualizado e reorganizado conforme a necessidade estratégica das empresas e dos indivíduos.
Selecione parceiros de aprendizagem
Após o planejamento, será possível encontrar parceiros para aprendizagem. Eles podem ser um grupo de consultores, instituições de ensino superior, os próprios fornecedores e outras escolas.
O segredo aqui é buscar complementaridade de conhecimento e prestígio, bem como maiores oportunidades de inovação, fomentadas pelo intercâmbio com outras mentalidades.
Projete uma estratégia de tecnologia
Esta etapa não significa decidir se todo o conteúdo será e-learning. A pergunta a fazer é: “Como treinar mais pessoas, com mais frequência, com economia de custos e com medição de resultados?”
Uma combinação de ferramentas e tecnologias pode ser o resultado. Mais importante, porém, é estar aberto a constantes atualizações, pois a velocidade com que a tecnologia avança é cada vez maior.
Quais são os próximos passos?
Compartilhe sempre as informações, os valores, os resultados e tudo o mais que envolva a universidade corporativa. Isso é importante porque gera envolvimento por parte dos colaboradores da empresa, aumentando o interesse e a abertura a programas de qualquer natureza.
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