Insights para sua Transformação Digital

Por que gestão de pessoas é a chave para a transformação digital?

Assim como diversos setores, a pandemia gerou uma transformação digital que impactou a gestão de pessoas também.

Novos olhares, novas tendências, novas formas de se comunicar, trabalhar, tudo isso vem mudando nas pessoas.

Com essa revolução, vários processos foram importantes para a digitalização da empresa. Inclusive, como a IoT (internet das coisas) contribui os negócios.

Mas a pandemia impactou diretamente no íntimo de cada funcionário, que inclusive passou a ter um reequilíbrio na relação trabalho-vida.

Dessa forma, as empresas precisam enxergar um novo caminho para seus colaboradores. E a transformação auxilia nessa nova gestão de pessoas.

Neste artigo iremos abordar esse impacto na sociedade de modo geral.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas utilizadas por pessoas do setor de Recursos Humanos, para garantir um sistema organizacional eficiente para que os objetivos empresariais sejam alcançados por todos do ambiente profissional.

Fazer com que esse setor trabalhe em conjunto com as estratégias de negócios é primordial para que tudo caminhe corretamente.

É função da gestão de pessoas fazer com que os funcionários do local estejam sempre empenhados, garantindo a evolução deles.

Além de promover uma relação positiva entre todos, estão entre as atribuições desses profissionais.

Impacto da gestão de pessoas na transformação digital

A transformação digital passa também pela gestão de pessoas.

Só é possível que exista um trabalho remoto graças às equipes que se dedicaram a fazer a gestão de ferramentas, otimização de processos e a integração dos novos modelos de trabalho.

A evolução da tecnologia impactou em diversos pontos desse setor. As ferramentas modernas auxiliam na eficiência de processos, como seleção de talentos, por exemplo.

O setor de gestão de pessoas faz hoje uso de dados para otimizar informações para a tomada de decisões, garante mais rapidez em atividades cotidianas por meio de softwares específicos e integração com o real e digital.

Vantagens do RH digital

Além das vantagens citadas acima, existem outras que chegaram para somar com a área.

Tecnologias adentrando o mercado de trabalho podem ser difíceis de entender no início, mas com prática diária e instruções, elas evoluem e se tornam fundamentais.

Mas há meios para acelerar a transformação digital.

Confira algumas das vantagens tecnológicas que auxiliam milhões de profissionais dessa área ao redor do mundo:

  • People Analytics: tem como principal objetivo a coleta de dados em massa, para que todos sejam armazenados de forma organizada do mais importantes ao menos importante;
  • Análise de perfil online: essa plataforma junta todas as informações de um determinado perfil e chega a uma conclusão detalhada ao profissional do setor, com informações como habilidades e características;
  • Planejamento de carreira virtual: Esse software estimula os profissionais para que eles consigam alcançar as metas diárias e também entreguem algo além do que foi solicitado, incentivando a proatividade dos mesmos.

Com todos esses pontos, o setor garante automação das atividades, monitoramento de métricas e resultados das equipes utilizados pelo sistema OKR (Objectives and Key Results) e gestão de informação de toda a empresa.

Isso inclui desde o primeiro escritório até os profissionais da limpeza.

Importância do desenvolvimento de líderes

Quem está chegando no mercado de trabalho no momento atual ou que chegou no ano passado, 2020, pode ter se deparado com algo diferente do que viu em anos anteriores, que é o sistema remoto de trabalho.

Praticar a liderança remota é uma tarefa um pouco mais complicada.

Porém, não é impossível.

Ela deve ser estimulada para que assim, melhores resultados sejam garantidos pela equipe, pois um líder é quem está na frente de todas as ideias que são produzidas pelo time.

Então, motivar, incentivar, elogiar, reconhecer esforços, faz parte desse papel fundamental em qualquer ambiente corporativo.

Como implementar o RH digital na empresa

Para que isso aconteça, é preciso de um estudo bem aprofundado sobre o seu negócio.

No começo da pandemia, muitas empresas não sabiam como lidar com a quarentena, o que obrigou muitos a fecharem as portas primeiro, para depois dar continuidade às suas atividades de forma eficiente e segura.

Por isso, antes de tomar essa decisão, alinhe com o seu time para que o mundo BANI seja adentrado em sua empresa.

Dinamize as atividades, invista em tecnologia para que todos os funcionários presentes tenham o suporte necessário para a realização dos seus deveres e, principalmente, padronize a organização.

  • Um sistema de gestão de projetos e tarefas é essencial
  • Um outro local para conversas rápidas também é indicado para que não ocorra atrasos, ruídos na comunicação e afins que possam prejudicar o andamento das tarefas.
  • Em outro momento uma Universidade Corporativa pode acelerar o aculturamento de times, perante a soft skills necessárias.
  • Também trazer a parte de recrutamento um sistema digital de avaliação de currículos podem diminuir o tempo de contratação.

Conclusão

A transformação digital impactou o RH de forma totalmente direta e de forma positiva.

Rapidez, integração e inovação estão presentes no dia a dia desses profissionais de suma importância em qualquer empresa.

Com funcionários engajados e aprendendo constantemente com novas tecnologias, os objetivos macros da empresa conseguem ser atingidos.

Ainda mais em períodos de retomada econômica, é fundamental que os funcionários estejam preparados para o crescimento da empresa. Bem como, a empresa deve fornecer os melhores recursos para que seus funcionários dinamizem suas atividades.

Agora que você sabe mais sobre a transformação digital, entre em contato com a gente para que possamos te ajudar na jornada de transformação digital.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

O que é RMM? Entenda e conheça as vantagens dessa ferramenta

O termo RMM (Remote Monitoring and Management) significa Monitoramento e Gerenciamento Remotos. Essa ferramenta permite que as atividades de gerenciamento e de monitoramento sejam realizadas remotamente. Os serviços de RMM servem para garantir o funcionamento correto e seguro das máquinas de uma empresa em tempo real.

Leia Mais »

O que é MSP?

Um provedor de serviços gerenciados (Managed Services Provider) é um terceirizado que assume a responsabilidade e o controle das operações diárias. Isso pode incluir gerenciamento de infraestrutura, manutenção de hardware, monitoramento de rede e muito mais.

Leia Mais »