Insights para sua Transformação Digital

IAAS, PAAS, SAAS: conheça os modelos fundamentais de Cloud Computing

O cloud computing  ou computação em nuvem é um termo amplo, utilizado para dar nome a diferentes serviços relacionados a TI.  Podemos de certa forma, defini-lo como um vasto conjunto de recursos que permitem usar outros recursos computacionais de modo seguro e fácil.

As empresas que investem nas tecnologias cloud computing visam ampliar sua segurança, aumentar a agilidade nas operações comerciais, além de reduzir os custos, o que aumenta seu destaque perante o mercado.

Esses serviços permitem que, sob demanda, seja contratada uma parte considerável da infraestrutura de TI para abrir ou ampliar um negócio — e com um investimento bem menor, se comparado com o necessário para montar uma estrutura própria. Assim, as empresas beneficiam-se com tecnologias de alto desempenho, por um custo mais acessível.

Mesmo com todo esse potencial à sua disposição, muitos gestores de tecnologia sentem-se confusos na hora de planejar e escolher os melhores recursos computacionais para as suas aplicações.

Tenho certeza que após essa leitura você estará mais capacitado para tomar melhores decisões no seu negócio!

Quais são as características em comum dos serviços de cloud computing?

Existem diferentes modelos de cloud computing que são oferecidos como serviço às empresas. Entre eles, destacamos IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço).

Neste artigo, veremos o que são e como são aplicados esses modelos de serviços. Primeiramente, vamos mostrar algumas características comuns a todos os serviços de armazenamento em nuvem. Em seguida, descreveremos os três tipos de serviços citados.

Serviços Sob Demanda

Um serviço de armazenamento em nuvem dá à empresa, que necessita de uma infraestrutura de TI, a condição de contratar apenas os recursos de que precisará para que seu negócio possa funcionar.

Assim, não importa se a empresa está começando ou se já está mais madura — ela utilizará apenas o que é necessário para manter suas operações e pagar o valor justo por isso.

Ubiquidade

Os serviços e dados armazenados em um servidor em nuvem podem ser facilmente acessados de qualquer lugar com acesso à internet, e por meio dos mais diversos tipos de dispositivos, como laptops, tablets, smartphones ou computadores de mesa.

Expansão dos Recursos Utilizados

Uma das grandes vantagens do uso de computação em nuvem é a facilidade para expandir os recursos virtuais ou físicos utilizados. Isto permite que a empresa, com facilidade e rapidez, redimensione sua estrutura em função das variações de suas necessidades.

Elasticidade

O cloud computing permite ainda a alocação de mais recursos em função de aspectos, como:

  • Quantidade de dados que será armazenada;
  • Capacidade de processamento de que seus sistemas necessitam para rodar com o desempenho ideal;
  • Número estimado de transações que serão realizadas por período de tempo;

 

Nesse sentido, a empresa pode fazê-lo de forma transparente para os seus clientes e parceiros.

Gerenciamento dos Recursos Contratados

Provedores de infraestrutura em nuvem também fornecem sistemas que tornam simples o gerenciamento dos recursos contratados.

Eles permitem que o cliente possa observar, a todo instante, se a capacidade utilizada está próxima do limite contratado, e a qualidade com que estão funcionando. Além disso, emitem alertas em caso de falhas e dão opções para que se possa atuar rapidamente para a sua resolução.

Assim, de acordo com fatores como número de usuários que acessam os sistemas, aumento dos dados armazenados do tempo, oferecimento de novos serviços e produtos ou a redução da estrutura quando se deseja retirar do ar um sistema, a empresa pode contratar ou deixar de usar servidores e outros recursos contratados.

Nesse sentido, além de ajudar em relação aos negócios que já estão no ar, facilitam o processo de desenvolvimento e prototipagem de novos produtos e validação de modelos de negócio.

Quais são os principais modelos cloud computing?

O SaaS, PaaS e IaaS são as três principais modalidades dos serviços de cloud computing.

Cada formado possui características e aplicações próprias, atendendo necessidades específicas das empresas, desde a criação de uma gestão de comunicação e documentos da empresa, até a migração da infraestrutura física (hardware e software) de seus sistemas para servidores remotos de terceiros.

As modalidades apresentadas oferecem uma escalada tecnológica a empresa, na qual a organização vai ampliando os serviços de nuvem utilizados, partindo de ferramentas básicas (SaaS), utilização de software (PaaS), até a sua migração, parcial ou total, da infraestrutura de TI para a nuvem (IaaS).

Vamos entender um pouco mais sobre esses serviços, suas características e quando é o melhor momento de usar cada um dos serviços.

Software Como Serviço – SaaS

Software Como Serviço – SaaS

Do inglês, Software as a Service, o SaaS é uma solução completa que permite comprar em um regime pré-pago de um provedor de serviço em nuvem. Você aluga o uso do aplicativo para os usuários de sua empresa que fazem uso do software através da internet.

Desta forma, toda a estrutura de middleware e hardware é gerenciada pela empresa que fornece o serviço, sendo ela, também, a responsável por garantir a disponibilidade e segurança dos seus dados.

De forma ainda mais simples, o SaaS são aplicações hospedadas na nuvem que podem, de uma forma descomplicada, ser acessadas por pessoas para diversas finalidades, a partir de um navegador web ou um aplicativo em um smartphone, ou até de outros dispositivos, como smartwatches e smart tvs.

Quais são as principais características do SaaS?

As plataformas SaaS podem ser utilizadas de diversas formas, ao realizar transações em uma conta bancária através da web, postar informações em redes sociais ou até mesmo ao contratar um serviço de transporte.

E esse modelo de serviço é muito vantajoso para que negócios possam ganhar escalabilidade. Afinal, disponibilizado na nuvem, um serviço pode ser acessado por quaisquer pessoas ao redor do mundo, desde que tenham acesso à internet.

Além disso, ao criar um serviço que seja de interesse de certo nicho de mercado, os consumidores podem se beneficiar amplamente dessa facilidade de acesso característica do SaaS.

Outro grande benefício diz respeito ao desenvolvimento de negócios que envolvem a economia colaborativa. Alguns exemplos clássicos são o Airbnb e o Uber, que permitem que uma pessoa empreenda, utilizando seus próprios bens, por meio de uma plataforma no modelo SaaS.

Essa lista contempla as principais características do serviço.

  1. Acesso aos dados via web ou aplicativos móveis;
  2. Gerenciamento centralizado;
  3. Aplicações seguindo o modelo um para muitos;
  4. Possibilidades de realizar integrações e personalização das ferramentas por meio de APIs (Application Programming Interfaces);

 

Porém, é preciso entender bem o serviço e saber quando utilizá-lo é uma vantagem.

Qual é o melhor momento para usar o SaaS?

É aconselhável utilizar o SaaS quando as aplicações necessitam de acesso remoto ou móvel, como são os casos dos e-mails, gestão de redes sociais e outros, ou por equipes externas, como os softwares de colaboração de projetos.

Não é aconselhado a utilização do SaaS quando a organização segue uma legislação que não permite a hospedagem de dados fora da empresa, ou os requisitos de segurança não podem ser oferecidos pelo provedor dos serviços.

Quais são as vantagens do SaaS?

A principal vantagem do SaaS é a redução do tempo e dinheiro gastos em instalação, gerenciamento e atualização de software, porém podemos destacar mais alguns itens:

  • Gerenciamento em local central;
  • Hospedagem em um servidor remoto;
  • Acessível pela internet;
  • Os usuários não são responsáveis por atualizações de hardware ou software;

 

O SaaS é perfeito para pequenos negócios ou projetos curtos, que exigem colaboração rápida, fácil e acessível.

Quais são as desvantagens do SaaS?

Antes de decidir utilizar um determinado serviço é preciso considerar também os pontos de atenção. Nem todas as aplicações SaaS são projetadas para seguir padrões abertos de integração, por isso a integração com aplicativos e serviços já existentes pode ser um problema.

A dependência do fornecedor é outro ponto a ser considerado, uma vez que a empresa pode oferecer um suporte limitado, além de que dados em nuvem pública podem comprometer a segurança das informações da organização. Por isso a importância de escolher um bom fornecedor.

Plataforma Como Serviço – PaaS

Plataforma Como Serviço – PaaS

Do inglês, Platform as a Service, o PaaS é muito semelhante ao SaaS, a grande diferença é que o SaaS refere-se a um software entrega pela web, já o PaaS trata-se de um ambiente, uma plataforma, que tem por objetivo criar, hospedar e gerir um software próprio.

PaaS é um ambiente de desenvolvimento em nuvem que disponibiliza recursos para acelerar a criação e gerenciamento de sistemas, como linguagens, bibliotecas, serviços e ferramentas.

Já em um nível mais baixo, ela é integrada a uma infraestrutura de componentes de hardware, e abstrai seu uso.

Nessa plataforma, o cliente não precisa manipular a infraestrutura necessária para que uma aplicação seja desenvolvida, como servidores, sistemas operacionais, sistemas de armazenamento de dados e rede.

Quais são as principais características do SaaS?

Aqui, o foco passa a ser apenas o desenvolvimento da aplicação, salvo uma ou outra configuração no ambiente em que está hospedada.

Assim, a empresa que fornece o serviço no modelo PaaS não apenas é responsável por prover a infraestrutura para se desenvolver o software, mas também por manter um ambiente de desenvolvimento amplamente gerenciável, e com recursos à disposição dos programadores.

Ainda podemos destacar que com esse modelo é possível gerenciar e acessar um grande volume de dados extensos e complexos, bem como realizar atualizações e acessos aos aplicativos hospedados na rede via dispositivos móveis.

Mas a configuração de um ambiente de desenvolvimento costuma demandar tempo em função de diversas configurações, que são necessárias para que diversas ferramentas conversem entre si.

Além disso, o time de desenvolvimento precisa de tempo para instalar e testar bancos de dados, linguagens de programação, frameworks e servidores web. Dessa forma, o prazo para que um software esteja disponível para uso por consumidores é bastante reduzido.

Ao contratar um serviço PaaS, a empresa pode ainda optar por um modelo público — no qual, de qualquer lugar, a equipe de desenvolvimento possa trabalhar — ou privado — em que, apenas em um ambiente definido, se pode oferecer aos desenvolvedores o acesso aos serviços em nuvem contratados.

Podemos encontrar no mercado provedores de PaaS que oferecem plataformas open source, ou arquiteturas mais proprietárias. E essa consideração é importante, especialmente se a empresa tiver interesse em transferir ou replicar o ambiente de desenvolvimento para nuvens distintas.

Como já mencionamos, cada serviço demanda uma necessidade da empresa, por isso é necessário entender a necessidade para decidir qual utilizar.

Qual é o melhor momento para usar o PaaS?

É aconselhável usar o PaaS quando são executados trabalhos em equipe, integração e triagem de serviços e integração de banco de dados. O PaaS é útil no momento da implementação, no qual é necessário um ambiente complexo para a aplicação e quando existem diversos desenvolvedores trabalhando ao mesmo tempo em diferentes partes, e principalmente quando há necessidade de interação externa.

Não é aconselhável usar o PaaS quando a linguagem proprietária pode dificultar a mudança para outro fornecedor no futuro, ou ainda se a organização utiliza linguagens proprietárias ou abordagens que influenciam no processo de desenvolvimento. Também não é aconselhado o uso em casos de personalização avançada, em que o desempenho do aplicativo exige hardwares ou softwares específicos.

Quais são as vantagens do PaaS?

Dentre as inúmeras vantagens do PaaS, listamos:

  • Desenvolvimento e implantação de aplicativos simples e econômicos;
  • Escalável;
  • Alta disponibilidade;
  • Desenvolvedores personalizados de software e aplicações;
  • Redução na quantidade de codificação necessária;
  • Automação da política de negócios;
  • Migração fácil para modelo híbrido;

 

Além de todas as vantagens listadas, as empresas ainda contam com uma variedade de serviços para auxiliar no desenvolvimento, teste e implantação de aplicativos.

Quais são as desvantagens do PaaS?

Um armazenamento em cloud de terceiros sempre representará um risco à segurança dos dados, essa característica deve sempre ser levada em consideração na hora de contratar qualquer serviço.

Além disso, é preciso prever os problemas com limitações na migração de dados e recursos operacionais.

Infraestrutura Como Serviço – IaaS

Infraestrutura Como Serviço – IaaS

Do inglês, Infrastructure as a Service, o SaaS completa o time de opções de cloud computing que podem ser adotadas por uma organização.

Esse serviço trata de uma mudança dos servidores físicos de um data center local para servidores online, na nuvem. O IaaS pode ser dividido em outras três subcategorias para adoção nas empresas:

  • Nuvem Pública: Toda a infraestrutura dos servidores da empresa é compartilhada e gerenciada de modo seguro pelo provedor de serviços em nuvem;
  • Nuvem Privada: A infraestrutura em nuvem da empresa é particular e usada apenas pela organização. O ambiente físico pode ser de terceiros, mas há maior controle e possibilidade de personalização;
  • Nuvem Híbrida: Combina as duas primeiras, utilizando as características da nuvem pública e privada, conforme a necessidade da empresa.

 

IaaS é um serviço de cloud computing em que a infraestrutura de TI é automatizada e escalável, sendo oferecida por uma empresa que utiliza os seus próprios servidores, oferecendo armazenamento, hospedagem e redes. A cobrança é realizada apenas pela quantidade de dados administrados.

Quais são as principais características do IaaS?

O cliente que contrata uma infraestrutura no modelo IaaS não deverá se preocupar com aspectos relacionados à parte física, como servidores e redes. Entretanto, ficará responsável por escolher, instalar e configurar os recursos utilizados para que a aplicação possa rodar.

Assim, elementos como sistemas operacionais, sistemas para armazenamento de dados, servidores web, firewall, segurança, backups e toda a configuração do ambiente de desenvolvimento ficam a cargo do cliente, que deverá configurá-los e mantê-los atualizados.

Provedores de IaaS podem oferecer facilidades para a configuração de ambientes de desenvolvimento, disponibilizando ferramentas que aceleraram a criação do ambiente para linguagens e frameworks. Porém, ele continua configurável conforme a necessidade.

Isso pode gerar, inclusive, certa confusão ao diferenciá-la conceitualmente do PaaS. A diferença é que, na plataforma como serviço, as configurações do ambiente de desenvolvimento são mais transparentes para os desenvolvedores.

Alguns exemplos de aplicações de IaaS são:

  • Substituir a criação de uma infraestrutura de rede em um ambiente físico: Armazenar, em uma estrutura em nuvem, todos os sistemas e recursos de que uma empresa precisa para dar sustentação aos seus negócios;
  • Hospedagem em nuvem: Hospedar diversos websites em um mesmo lugar, podendo compartilhar recursos e serviços entre eles;
  • Virtualização de data centers: Expandir, de forma rápida, a estrutura física já existente em uma empresa, utilizando servidores com alta capacidade de armazenamento e processamento de informações.

 

Vale ressaltar, enfim, que a contratação de um serviço de armazenamento em nuvem confere diversas vantagens para uma empresa, tornando muito mais viável a abertura e ampliação dos negócios.

Ao utilizar uma infraestrutura já montada, capaz de apresentar alta performance e contando com profissionais responsáveis pela sua manutenção, ela tem reduzido o custo e o tempo para virtualizar um serviço, ou acrescentar novas tecnologias para a melhoria de seus processos.

Utilizando o modelo de cloud computing IaaS, a empresa pode optar por colocar na nuvem todos os dados utilizados em seus negócios. E sistemas robustos para controle de processos, como EPRs, podem ser mantidos integralmente em nuvem.

Ferramentas e tecnologias para análises de grandes volumes de dados, com Big Data e Business Intelligence, também podem ser instaladas na nuvem e permitir que os profissionais envolvidos com o negócio tenham amplo acesso a essas informações — que serão utilizadas nos processos de tomada de decisão.

Qual é o melhor momento para usar o IaaS?

É aconselhável usar o IaaS quando a demanda de infraestrutura é volátil, como é o caso de lojas virtuais. Com o IaaS a escalabilidade da nuvem é total e não há serviços ociosos, o que permite que a empresa pague apenas por aquilo que consumir. Também é aconselhável para as empresas que crescem rapidamente e não há capital para investir em infraestrutura, manutenção ou mão de obra especializada.

Não é aconselhável usar o IaaS quando esse modelo exige um cuidado com a legislação, por isso é necessário verificar se a empresa permite a terceirização ou armazenamentos de dados fora das dependências. Não sendo aconselhável quando os níveis de desempenho necessários para as aplicações tenham limites impostos pelo provedor inferiores às necessidades da empresa.

Quais são as vantagens do IaaS?

O IaaS destaca-se por:

  • Ser mais flexível;
  • Fácil de automatizar a implantação de armazenamento, rede, servidores e processamento;
  • As compras de hardware podem ser baseadas no consumo e na demanda;
  • Os clientes mantêm controle total da sua infraestrutura;
  • Altamente expansível;

 

O IaaS é dinâmico e favorável para o bolso da empresa, uma vez que o custo varia dependendo da necessidade da empresa.

Quais são as desvantagens do IaaS?

Algumas das desvantagens apresentadas pelo SaaS e PaaS repetem-se no Iaas, como é o caso da ameaça à segurança e vulnerabilidades no sistemas que podem comprometer os dados.

O período de adaptação e treinamento da equipe pode ser um desafio, uma vez que eles precisam aprender a gerenciar uma infraestrutura de maneira eficaz.

Um breve resumo sobre SaaS, PaaS e IaaS

Enfim, para resumir, podemos ver que a principal diferença entre SaaS, PaaS, IaaS está na camada que cada um ocupa no âmbito do desenvolvimento de um sistema em nuvem.

SaaS é a camada onde o cliente final acessa o software para utilizar os seus serviços. É, assim, o serviço utilizado por uma empresa para gerar valor a partir da comercialização dos recursos tecnológicos desenvolvidos.

Já em relação ao desenvolvimento e ao armazenamento das aplicações e dados, o PaaS e o IaaS podem ser usados:

  • PaaS: Em que o ambiente de desenvolvimento já está instalado, e pronto para que os desenvolvedores possam começar a trabalhar;
  • IaaS: No qual os desenvolvedores não precisarão se preocupar com a infraestrutura de hardware, mas deverão gerenciar o ambiente de desenvolvimento.

 

E aí, gostou deste artigo?

Esperamos que ele tenha trazido informações importantes, que o ajudarão a compreender essas três formas de oferecer serviços em nuvem.

Agora, quer se informar melhor sobre alguma delas, tirar uma dúvida ou enviar seu recado? Entre em contato diretamente com os nossos especialistas!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: