Insights para sua Transformação Digital

Saiba por que a Prova de Conceito (POC) é importante

Um dos primeiros passos para se testar uma ideia de software ou um equipamento ou solução para sua empresa na prática é com a realização de uma Prova de Conceito, a chamada PoC, sigla que vem do inglês Proof of Concept. O objetivo dela é provar a viabilidade de um projeto ou conceito em escala reduzida.
Normalmente, PoC são implementações resumidas e incompletas que antecedem, inclusive, o primeiro protótipo. Uma prova de conceito normalmente passa por vários testes que vão demonstrar se o produto final é possível ou não.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é uma Prova de Conceito, quais são seus benefícios e sua importância para a empresa. Confira:

O que é uma prova de conceito?

Uma grande ideia no papel pode não ser tão brilhante assim na prática. O risco de que a teoria não funcione exatamente como o planejado é algo que existe no desenvolvimento de softwares: a única forma de saber como uma boa ideia vai se sair na prática é testando.
Mas dependendo do escopo, a execução completa pode ser extremamente cara e trabalhosa. Normalmente, é uma má ideia assumir um risco grande para tentar colocar o projeto inteiro em produção.
E é aí que entram as provas de conceito. Normalmente, elas são um fragmento bem pequeno do que será o produto final, desenvolvidas rapidamente para, como fica claro pelo nome, provar que o conceito é viável e pode ser executado.

Quais são os benefícios da prova de conceito?

Por melhor que seja um planejamento inicial, o escopo de um software costuma se transformar durante o seu desenvolvimento. Algumas falhas e insights só são realmente percebidos quando temos software ou um equipamento em funcionamento.
Logo, realizar uma prova de conceito logo no começo é muito útil para não perder recursos em um projeto que pode ser inviável. Os testes de uma PoC acontecem antes mesmo de um protótipo verdadeiro e podem ser valiosos para determinar a viabilidade de uma teoria.
O mais comum é que, mesmo que seja capaz de provar que o conceito realmente funciona, os testes feitos nessa etapa levem a alterações no escopo total do projeto. Na pior das hipóteses, a PoC vai mostrar que não vale a pena investir em algo inviável do ponto de vista técnico ou mercadológico, evitando que o setor de TI cometa um erro.

Qual a importância da prova de conceito para a sua empresa?

Outra vantagem da PoC é que ela já gera valor de imediato para a empresa. Uma ideia sem execução, por mais brilhante que seja, tem um valor totalmente intangível. Se ela for provada na prática, a coisa muda muito.
Mesmo com uma PoC, já é possível, por exemplo, negociar com investidores, que poderão enxergar com clareza que a empresa está criando algo de valor.
Além disso, a prova de conceito é um motivador para o time: muitas vezes, no desenvolvimento de softwares, o próprio time tem dificuldades de visualizar os resultados do seu trabalho. Fazer entregas frequentes é uma ótima forma de resolver esse problema.
E uma primeira execução, ainda que simples, mas bem antecipada, pode servir para colocar todos entusiasmados com as possibilidades do projeto.

Como organizar uma prova de conceito?

A PoC é a primeira coisa a ser feita depois que já estiverem definidas as premissas básicas de um projeto. É provável que mais de uma prova de conceito será realizada no decorrer de um desenvolvimento, especialmente se ele for longo ou complexo.
Para organizar a prova de conceito, é preciso apenas determinar uma questão: qual será o conceito que ela deve provar? Com isso, o desenvolvedor já pode elaborar os testes que o software terá que passar para que a PoC seja bem-sucedida.
Independentemente dos resultados, é sempre importante utilizar a prova de conceito como uma ferramenta estratégica, que vai determinar em qual direção o time de tecnologia e seus clientes internos vão caminhar a partir desse ponto.
Curtiu este artigo sobre prova de conceito? Aproveite então para assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre gestão estratégica de TI!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: