Quem já ouviu frases como “não tem backup” ou “no boot device” sabe muito bem o terror da situação e precisou ser muito criativo para resolver o problema. Todo profissional de TI dedicado sabe que no final do dia (ou de alguns dias) ele consegue encontrar uma solução, resolver o problema e aprender uma lição.
Hoje vamos conhecer 6 situações que são um filme de terror para qualquer profissional de TI. E, como não poderíamos falar de problemas sem apresentar uma solução, também esclarecemos como cada situação poderia ter sido evitada.
Bora lá aprender mais sobre TI e evitar que sua empresa se transforme em um castelo fantasma?
Falha do backup
Aquele profissional da área de infraestrutura sabe muito bem o medo que dá quando o backup apresenta falha na hora de gravação. Além de ser um processo que exige muita atenção e cuidado, o backup é com certeza uma das melhores ações preventivas quando falamos de Segurança da Informação.
Algumas empresas ainda não se atentaram para a importância do backup e por isso não possuem um processo e nem ferramenta adequada para a tarefa. Enquanto isso, outras empresas já tiveram seu negócio salvo por conta da existência de um backup.
Talvez você esteja pensando que o backup não tem importância para a sua empresa, pois as informações estão concentradas na nuvem, em e-mails ou até nos computadores das pessoas. Mas, pare e pense por um momento. Se por algum motivo você perder acesso a essas contas e dispositivos, o que você faria sem as suas informações?
Por isso, não devemos pensar no backup como uma atividade enfadonha, mas como um procedimento valioso que poderá garantir a continuidade do seu negócio. Se você não tem um processo de backup definido, comece hoje mesmo. Se você já realizou essa atividade, aproveite para garantir o seu correto funcionamento e rever estratégias de redundância. Backup salva negócios!
O sistema fica fora do ar em uma sexta-feira à noite!
O ideal é que o sistema não ficasse fora do ar em momento algum, mas parece que algo acontece na sexta-feira que impede os profissionais de TI de curtir o final de semana! Às vezes a correção é simples e logo logo tudo está funcionando bem novamente, outras vezes pode significar trabalhar no sábado para corrigir o problema dependendo do tipo de sistema que a empresa trabalha.
Para evitar que esse tipo de situação atrapalhe os planos de diversão (ou de estudo) do time no final de semana, as empresas podem investir em uma consultoria em arquitetura de sistemas e infraestrutura para descobrir a causa raiz do problema.
Isso significa que sua empresa pode criar instâncias do mesmo sistema e em caso de falha, uma nova instância pode ser acionada, por exemplo. Existem muitas possibilidades de escalabilidade e segurança no mundo cloud, procure explorar as melhores opções para você com a expertise de especialistas!
Vírus na rede
Esse realmente é um problemão e dependendo do caso pode não ter solução. Além disso, é um problema que afeta os nervos de todas as pessoas da empresa, não apenas dos profissionais de TI.
Infelizmente, esse é um filme de terror cada vez mais protagonizado por empresas do mundo inteiro que são vítimas de cibercrimes. Para que essa situação não aconteça com a sua empresa, existem algumas medidas preventivas.
Uma delas é o backup atualizado que já citamos anteriormente, outras ações são capacitações sobre Segurança Cibernética para os colaboradores, investir em um plano de continuidade de negócios e um seguro contra cibercrimes.
Na parte ferramental, é possível investir em ferramentas como firewall, antivírus e outras proteções. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso ebook Step by Step de Segurança da Informação.
O famoso “teste em produção”
Essa é para o pessoal de desenvolvimento! Quem nunca precisou fazer um “teste em produção” e cruzar os dedos para que tudo ocorresse bem, desconhece a emoção que é o mundo de TI.
Testar em produção significa fazer uma alteração diretamente no código-fonte de um sistema que está em pleno funcionamento. Algumas equipes acabam realizando essa prática para corrigir um problema crítico que foi identificado e não se pode esperar para testar. Ou ainda por não possuírem ambientes separados para desenvolvimento, teste e produção e seguir um processo de desenvolvimento.
Seja qual for o caso, essa ação até pode resolver o problema na hora, mas não é considerada uma boa prática de desenvolvimento de sistemas, pois apresenta um risco muito grande de o sistema apresentar outras falhas.
Portanto, o melhor a se fazer é criar um processo de desenvolvimento de software junto com o seu time e investir na segregação de ambientes. Essa é uma forma de garantir a qualidade e segurança do sistema e evitar que novos bugs sejam criados sem o conhecimento do time. Estudar sobre DevSecOps pode ser um caminho esclarecedor para você!
A quantidade de número de chamados para responder
Imagine o cenário… você com uma pilha de novos chamados para atender, outra pilha de chamados sem resposta dos clientes e dentro dessas pilhas estão perdidos os chamados realmente críticos que possuem SLA para retorno.
Gostaríamos que essa fosse apenas uma brincadeira de Halloween, mas infelizmente é a realidade de alguns profissionais de TI que trabalham sem processos e ferramentas adequadas para atendimento ao cliente.
O erro que muitas empresas acabam cometendo nessas situações é contratar mais pessoas para atender a mais chamados, porém não investem em processos, capacitação e automação. Assim a conta não fecha e o pesadelo continua.
A solução é buscar primeiro construir processos de atendimento, definir criticidade de chamados, fluxos de atendimento e criar indicadores. Em seguida, escolher uma ferramenta moderna e pronta para fluir com esses processos, proporcionando uma melhor experiência para o atendente e cliente final.
Os alertas falharem e só ficar sabendo de um problema pelo cliente
Alertas e indicadores servem para nos avisar quando algo não vai bem dentro da empresa e nos sistemas. É preciso investir algum tempo para configurá-los corretamente. Por exemplo, um alerta de atualização de sistema deve ter um processo diferente de um alerta de sistema fora do ar.
Dessa forma eles cumprirão seu objetivo que é informar as pessoas responsáveis para tomada de alguma ação sobre alguma coisa. O terror começa a acontecer quando esses alertas são mal configurados e se tornam confusos lotando apenas a caixa de e-mail das pessoas.
Assim, o risco de algo importante passar despercebido é grande e problemas podem se acumular. Para que você e sua equipe possam trabalhar (e descansar) em paz confiando que se algo importante acontecer você saberá em primeiro lugar é preciso investir em bons processos e tecnologias. Terceirizar essa atividade pode ser um tremendo alívio para você!
E, aí? Gostou do artigo de hoje? Qual dessas histórias de terror você já vivenciou? Deixa aqui nos comentários abaixo a sua história!
Converse com o seu time, coloque as suas ideias em prática! O importante é dar esse primeiro passo e os próximos 20 metros serão apresentados na medida que você for caminhando. E, lembre-se, nosso time de especialistas está aqui para te acompanhar no que precisar em sua jornada rumo à transformação digital.
Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação
No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.
Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.
Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!