Insights para sua Transformação Digital

O que a Renner nos ensinou sobre Segurança Cibernética?

Nem a entrada da LGPD movimentou tanto as redes sociais sobre Segurança Cibernética quanto na última semana. Acompanhamos atentamente e permanecemos aflitos sobre o caso de ransomware envolvendo a Renner.

Sempre pensamos que esse tipo de incidente é cinematográfico demais para acontecer em terras brasileiras. Quando ouvimos falar sobre ransomware imaginamos algo distante da nossa realidade, algo que está acontecendo do outro lado do mundo.

Pode acontecer com qualquer empresa

Porém, não foi o que aconteceu. Existem tantas lições que podemos aprender com esse acontecido, mas o que eu considero mais importante é não deixar o assunto de lado novamente. Segurança Cibernética está como “assunto quente” devido ao acontecimento envolvendo a Renner, mas logo pode ser esquecido novamente.

O que eu realmente acredito é não deixar para falar apenas de Segurança Cibernética quando situações assim acontecem. Não esperar o próximo incidente para falar sobre a importância do backup, ferramentas anti ransomware, preventivas e planos de recuperação. Não esperar o próximo sequestro de dados para olhar para a Segurança Cibernética dentro de casa.

O que eu proponho é intensificar cada vez mais a troca de experiência e conhecimento sobre Segurança Cibernética. Ao mesmo passo que permanecemos aflitos em busca de notícias sobre o caso, foi bonito ver toda uma comunidade de tecnologia unida em solidariedade a Renner.

Rápidas Mudanças

Os tempos estão se mostrando altamente desafiadores para nós profissionais de tecnologia. Tanta coisa mudou tão rápido e mesmo todo empenho dos profissionais é quase insuficiente visto tantas coisas novas e as consequências delas.

Não precisamos isolar nossos negócios e guardar tudo o que aprendemos a sete chaves. Não somos assim e não trabalhamos assim. Acreditamos no poder de compartilhar experiências, questionar o que está em pauta e principalmente, acreditamos nas pessoas. A tecnologia é feita por pessoas e para as pessoas. Não existe outro motivo que nos faça acordar pela manhã e encarar um dia repleto de desafios e incertezas.

O que aprendemos com a Renner? Será que algo poderia ser feito para evitar o acontecimento? Como o problema foi resolvido? São essas perguntas que precisamos fazer e mais do que isso, precisamos fazer conjuntamente. Ao passo que compartilhamos respostas e aprendizados, somos capazes de olhar para dentro de casa com mais pé no chão e clareza.

Repúdio aos cibercrimes 

A Renner foi vítima de um ato criminoso e prestamos a nossa solidariedade aos profissionais de tecnologia. Segurança Cibernética é construída em camadas. Empresas como a Renner que investem “pesado” em segurança e ainda sim são vítimas de ataques, como qualquer outra empresa. Hoje nenhum negócio pode dormir tranquilo acreditando que está totalmente seguro. Mas podem dormir melhor, sabendo que existe um plano caso desastres assim aconteçam.

Crimes cibernéticos podem acontecer com qualquer um e a qualquer momento. O que não podemos fazer é esperar que outras empresas virem notícia, independente se sua empresa tem 5, 50 ou 500 pessoas é preciso encarar a realidade e começar a construir as tais camadas de segurança, das mais básicas às mais robustas.

PCN – Plano de continuidade de negócios

A Renner conseguiu voltar rápido porque possui um Plano de Continuidade de Negócios bem estruturado e pode ajustar à medida que o incidente se desenvolvia. Além disso, o empenho dos profissionais de tecnologia foi essencial para lidar com o acontecimento, lidar sob essa pressão toda do próprio ataque, de milhões de faturamento diário, de clientes precisando das lojas, de muitas pessoas envolvidas na solução, não é uma tarefa fácil. A Renner teve força e recursos para poder voltar e enxergar os próximos passos para restabelecer o seu negócio. Porém, para a maioria das empresas, um acontecimento como esse seria o fim.

Como a Introduce te ajuda

Estamos aqui para compartilhar, esclarecer, orientar, implantar e suportar tecnologias e processos de Segurança Cibernética. Hoje nosso time é capacitado para atuar na prevenção e recuperação de incidentes cibernéticos. Existimos para descomplicar sua jornada rumo à Transformação Digital e Segurança Cibernética.

À Renner

À Renner, deixamos os nossos votos de recuperação e nos sentimos representados pela força dos colaboradores de tecnologia. Não poderíamos esperar menos de um grande negócio fundado aqui no nosso estado, RS 🙂

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: