Insights para sua Transformação Digital

Efeito Bumerangue: entenda mais sobre essa tendência

O efeito bumerangue é um elemento cognitivo segundo o qual as pessoas ficam mais propensas a agir na direção oposta quando apresentadas a informações persuasivas (isto é, informações destinadas a persuadi-las a realizar uma determinada ação).

Um exemplo claro disso é quando um pai diz ao filho que é hora de dormir, e ele rapidamente começa a circular pela casa como se suas reservas de energia de um ano tivessem acabado de ser reabastecidas.

Claro que esse é um exemplo ordinário, mas o fato mais importante é que o efeito bumerangue tem muito potencial nas nossas vidas. Claro, isso é especialmente verdadeiro se formos remetentes de tais mensagens persuasivas.

Ou você acha que uma bobina para relógio de ponto avisando que o tempo está passando em um anúncio sobre cuidado com a saúde não quer fazer as pessoas correrem para ir logo se cuidarem?

Mas, infelizmente, as pessoas fazem o contrário, e não procuram se cuidar, mesmo sabendo que precisam. Esse é um conceito geral de bumerangue: uma pessoa é instigada a fazer algo, mas faz o contrário.

No entanto, esse termo efeito bumerangue também é utilizado para algo que tem acontecido mundo no mercado de trabalho, o famoso vai e vem entre colaboradores em empresas.

Para entender melhor esse efeito em vários aspectos, e principalmente no meio corporativo,  bem como seu impacto na vida cotidiana, continue lendo este artigo e entenda mais como esse efeito funciona e as diferentes áreas da vida que são afetadas por ele.

Como funciona o efeito bumerangue?

O efeito bumerangue funciona como um aspecto do viés de persuasão contrária e confirmação de resposta de luta a essa ação, pois a imposição do remetente da mensagem é o maior gatilho do nosso mecanismo de luta ou fuga.

É por isso que impor para conquistar algo muitas vezes não funciona, é por isso também que a obediência é tão difícil, e que a frase “proibido é melhor” é tão real em muitos aspectos da vida.

Logo, é assim que funciona o efeito bumerangue: você impõe uma mensagem, e o remetente tem a vontade de fazer totalmente o contrário.

Portanto, ao fazer um anúncio de um empresa de assessoria tributária, muitos utilizam o gatilho “não clique aqui”, ou “fique sem resolver sua vida financeira não contactando nossos especialistas”.

É claro que nesse caso é benéfico, saudável e inteligente utilizar esse mecanismo do efeito bumerangue, no entanto, esse é um efeito que joga dos dois lados da moeda: positivo e negativo, principalmente quando se trata do efeito bumerangue no meio corporativo.

É por isso que é necessário ter cuidado ao utilizar esse efeito em qualquer aspecto da vida, e quando se fala de trabalho, é ainda mais importante ter esse ponto de atenção. Siga lendo o conteúdo para entender melhor.

O que é efeito bumerangue no trabalho?

Esclarecido o conceito geral do efeito bumerangue, esse é um termo que também é  utilizado e está sendo difundido no mundo corporativo, que é o foco deste artigo e que iremos especificar mais a partir de agora.

Ou seja, no mercado de trabalho, esse é um efeito que tem ganhado força, e trata-se de profissionais qualificados que saem de uma empresa, iniciam ou deixam de trabalhar para uma determinada empresa e, após um período de tempo, retornam.

E esse retorno muitas vezes é para o mesmo cargo, ou até para assumir um novo cargo elevado, por terem conquistado novas habilidades enquanto deixaram a empresa.

Esse movimento ficou muito forte e evidente na pandemia, quando muitos trabalhadores trocaram de emprego em busca de qualidade de vida, novas metas e outros motivos detectados pelo Índice de Confiança Robert Half de 2022 (ICRH).

É claro que em uma boa empresa de terceirização de limpeza que tenha bastante ética com os colaboradores, e todos os recursos para que eles se sintam bem no ambiente corporativo, isso é mais difícil de acontecer.

No entanto, muitas empresas estão sofrendo com esse vai e vem dos colaboradores.

O que exatamente explica esse efeito nas empresas?

O que está por trás desse vai e vem no mundo corporativo, afinal? Existem muitas suposições. Um deles é uma economia mais aquecida que favorece especialmente os profissionais de alta escolaridade com mais de 25 anos.

Nessa categoria, a taxa de desemprego está há vários meses abaixo da média nacional, estimulando o movimento.

Mas, em geral, podemos inferir que esse efeito está muito forte nas empresas devido a outros interesses, ou a um novo projeto de vida que faz com que os colaboradores precisem realizar esse tipo de mudança.

Ou seja, com tantas possibilidades, a única certeza nesse processo é que quem volta para a antiga empresa gosta muito, independentemente se era um cargo de conserto de balança, ou atendimento ao cliente, por exemplo.

Em uma época de escassez de mão de obra qualificada e mercado de trabalho muito ativo, o efeito bumerangue é uma ótima opção para empregados e empregadores.

Afinal, eles já se conhecem, o que ajuda muito a colocar as coisas nos eixos. De acordo com uma pesquisa da Robert Half, 64% dos entrevistados retornariam a um emprego que deixaram se tivessem a oportunidade.

Portanto, seja em uma empresa de manutenção mecânica industrial ou em uma loja de roupas, esse é um efeito que pode ocorrer em qualquer organização.

Prós e contras do efeito bumerangue

Essa prática de vai e vem nas empresas tem seus prós e contras, e é isso que vamos esclarecer agora.

Prós do efeito bumerangue nas empresas

Primeiramente, vamos começar com os prós, ou seja, com os benefícios que essa prática pode de alguma forma trazer para os profissionais. Confira:

Mostra que o profissional é qualificado

Esse é um primeiro benefício que podemos destacar nessa prática de vai e vem nas empresas. Ou seja, um profissional que consegue ir para qualquer empresa, sair, ir para outra e voltar, mostra que ele possui um valor de mercado alto.

Exemplificando, digamos que um assessor financeiro é um dos poucos do país a saber utilizar de forma master um grande sistema para loja de roupas MEI, obviamente, muitas empresas do segmento que precisam desse profissional brigarão por ele.

Com isso, o profissional acaba recebendo muitas propostas, que em alguns momentos da vida, podem ser irrecusáveis, mas que depois pode ser mais viável retornar à antiga empresa. Então olhando por esse ângulo, é um benefício claro desse efeito vai e vem.

Mostra que ele tem boa comunicação

Nenhum profissional vai e volta sem ter um convívio e uma boa comunicação com os gestores e colaboradores de uma empresa.

Ou seja, quando um profissional vai e volta, isso mostra o quanto ele se dá bem com os gestores, e o quanto ele conquista confiança de todos com sua comunicação.

Promove maior visão profissional e de mundo

Passar por vários cargos em várias empresas fornece uma bagagem profissional e uma visão de mundo mais ampla no meio corporativo.

Logo, se um mesmo profissional trabalhar em uma empresa de licenciamento ambiental e depois em uma loja de perfumes, ao retornar para o trabalho anterior, sua visão de mundo estará muito mais ampliada, e os insights podem ser melhorados.

Contras do efeito bumerangue nas empresas

Agora vamos destacar os pontos negativos e que merecem atenção para os profissionais que estão realizando essa prática de efeito bumerangue. Confira:

Necessidade de restaurar relacionamentos

Restaurar um relacionamento profissional que provou ser bem-sucedido tem o potencial de ser uma experiência satisfatória para todos pode ser fácil. No entanto, se esse não for o caso, pode ser um grande desafio retornar à antiga empresa.

Necessidade de novo treinamentos

É importante lembrar que o profissional pode ter mudado no período em que esteve afastado, afastando-se de alguma forma da cultura da empresa.

Por isso, obter referências sobre sua trajetória, treiná-lo e integrá-lo à equipe, como faria com qualquer outro candidato, é fundamental.

Resistência internas de outros colaboradores

Outra barreira comum é a resistência interna ao retorno daqueles que “abandonam o barco” e ressurgem.

Conversar com a equipe antes do profissional iniciar sua atividade, esclarecer dúvidas e explicar os motivos da recontratação ajuda os demais colaboradores a se sentirem mais à vontade e seguros com a novidade.

Considerações finais

Um retorno bem-sucedido requer uma despedida elaborada, regada com muito respeito e conversa franca. Isso pode parecer óbvio, mas, no calor do momento, nem sempre as pessoas agem com a maturidade esperada quando um talento sai de uma organização.

Mas os gestores devem estar atentos a esse efeito nas empresas, e promover a empatia e compaixão, demonstrando uma valorização pelos colaboradores, e gratidão pelo tempo que passaram juntos é a melhor medida até mesmo para a reputação da empresa.

Com essas precauções, o efeito bumerangue pode trazer bons resultados para todos.

Afinal, um profissional bastante qualificado para fazer parte de um projeto energia solar, mesmo que ele tenha saído há um tempo, pode ser muito importante para a empresa do segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: