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Como estruturar um NOC (Network Operations Center) eficiente em 6 passos

Uma boa TI precisa de um monitoramento constante e o NOC pode ser a solução para que isso aconteça continuamente.

Aqui vamos entender um pouco mais a respeito dessa estratégia que auxilia a prever problemas e remediar situações que podem vir a prejudicar o funcionamento da sua TI.

Bora lá aprender mais sobre como estruturar um NOC eficiente em sua empresa?

Para início de conversa, o que é o NOC?

Network Operations Center, ou apenas NOC, é uma estrutura composta por profissionais e estruturas dedicadas a monitorar as redes e operações das empresas.

Por ser uma estrutura totalmente focada no gerenciamento da rede e TI, ela possibilita diagnóstico de problemas, como lentidão de aplicações, falhas, consumo de recursos ou até mesmo ataques, e oferecer respostas rápidas, garantindo que não haja problemas no desempenho da organização.

Como funciona o NOC no dia a dia?

Engana-se quem pensa que o NOC está relacionado apenas a um simples monitoramento da rede, o escopo de um serviço NOC vai muito além. Para que você possa expandir seus conhecimentos sobre o assunto, listamos aqui as principais atividades previstas nesse serviço.

  • Executar scripts visando à estabilização dos incidentes de forma instantânea.
  • Criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI.
  • Geração de informações para as equipes de infraestrutura.
  • Análise de informações para prevenção de investimentos.
  • Identificação da falta de recursos na infraestrutura.

Todas as atividades realizadas tem por objetivo manter a produtividade da TI do negócio, mantendo-o online, além de garantir a segurança das informações. Também atua de forma preventiva, melhorando a maturidade da TI da empresa, o que acaba por reduzir o downtimes dos serviços críticos, aumentando a satisfação dos usuários.

Você já vislumbrou as vantagens em possuir essa estrutura na sua TI?

Todas as empresas podem se beneficiar das estratégias de NOC, visto que a gerência de aplicações, serviços e soluções digitais necessitam de uma ampla visibilidade.

Com o NOC é possível mitigar riscos, antecipar falhar e direcionar investimentos para a sua empresa, tendo sempre em mente a melhor solução com o melhor desempenho para todos os recursos que compõem a infraestrutura de TI.

Listamos aqui os principais benefícios que o NOC pode trazer para a sua empresa.

Monitoramento Ativo da Rede: Ter um diagnóstico proativo possibilita uma série de medidas e melhorias.

Visibilidade de Recursos: Saiba quais os recursos que estão sendo mais consumidos, instabilidades, variantes e o que compõe toda a sua TI.

Resposta a Problemas: Conheça, de maneira pontual ou ampla, qual recurso precisa de atenção para o pleno funcionamento do seu ambiente de TI.

Previsibilidade de Próximos Passos: Com visibilidade e relatórios de desempenho, você tem em mãos os dados para planejar as próximas melhorias e direcionar investimentos.

Qual é o melhor: terceirizar ou desenvolver uma estrutura interna?

O NOC pode ser desenvolvido por uma equipe interna ou terceirizada, o importante é que a equipe esteja comprometida com a redução de downtimes para que os usuários não sejam afetados por problemas na tecnologia.

Porém como a maioria das empresas possuem recursos limitados, ter uma equipe terceirizada para acompanhar o comportamento da rede e a disponibilidade do ambiente de TI pode auxiliar no processo.

Caso a empresa já possua profissionais de TI com experiência em monitoramento de infraestrutura de TI e rede, o NOC pode ser desenvolvido de forma interna. Porém, muitas vezes é importante que a empresa foque no seu negócio, deixando a administração e estabilização do ambiente para empresas especializadas.

Apesar da necessidade de um investimento em estrutura e uma boa equipe, o NOC permite reduzir custos com o aumento da disponibilidade dos recursos da empresa.

E, agora, aprenda a estruturar um NOC eficiente em 6 passos!

Para instalar um NOC eficiente dentro da empresa, seja ele interno ou terceirizado, é importante estar atento a alguns pontos fundamentais para garantir o funcionamento adequado do setor.

Definição de Responsabilidades: No NOC existem duas funções essenciais, o líder, que será responsável por delegar e orientar a execução das tarefas, e os profissionais técnicos, que irão operar a infraestrutura, orientados pelo líder, gerando relatórios e sugestões de melhorias.

Treinamento e Reciclagem: É essencial que a equipe faça treinamentos e reciclagens com frequência, para manter a operação sempre atualizada. E, isso não precisa ser custoso! Manter a equipe NOC informada de novos lançamentos de produtos, projetos e outras ações comerciais da empresa é um bom começo e isso pode ser feito através de comunicações internas, como boletins, newsletters e intranet.

Comunicação Limpa: O diálogo entre a equipe NOC e a empresa deve ocorrer de forma ágil, garantindo que o tempo de resposta seja o mais curto possível. Para isso, é preciso ter bem direcionado os canais de comunicações oficiais para cada situação e processo dentro da empresa. Por exemplo, problemas categorizados como críticos devem possuir um processo de comunicação pontual e urgente, enquanto problemas categorizados como baixa prioridade, devem seguir outros caminhos.

Foco nas Atualizações: Os processos de atualização de softwares, firewalls, detecção de vírus, backup e manutenção de sistemas devem ser realizados através de scripts e ferramentas de automação, isso possibilita que as rotinas sejam realizadas da forma mais eficiente.

Escolha um Software Help Desk (SHD): O SHD é uma ferramenta de trabalho fundamental em um NOC, visto que permite que os usuários façam chamados de atendimentos sem congestionar as linhas telefônicas. O SHD classifica os chamados por gravidade, além de fornecer os registros estatísticos para toda a equipe de TI.

Organize uma Gestão de Risco: A política do NOC consiste em antever os possíveis riscos e problemas que possam vir a ocorrer, preparando planos de contenção ou até mesmo evitar esses problemas.

Aposte em Telemetria: O custo para manter uma equipe NOC funcionando 24h pode ser algo problemático, por isso, um sistema de telemetria pode alertar os técnicos de maneira remota, melhorando o tempo de resposta e a solução do problema sem significar custos excessivos.

Possuir um NOC eficiente pode ser um grande diferencial para identificação de incidentes de TI dentro da empresa. Lembrando que possuir uma equipe preparada é essencial para uma boa implementação.

Independente da estratégia que você escolher para criar ou melhorar o NOC da sua empresa, saiba que a Introduce está aqui para te apoiar no que você precisar! Entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer as soluções de Continuidade em Gestão de TI hoje mesmo!

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