Insights para sua Transformação Digital

5 principais ataques cibernéticos empresariais

Quem é trabalha diretamente na gestão de empresas sabe dos perigos que ataques cibernéticos proporcionam, e que infelizmente são mais comuns do que parecem.

Certamente ninguém quer cair nele, afinal pode ser um grande problema para a segurança do seu negócio.

No entanto, saber proteger seus sistemas além de dados dos negócios e clientes é fundamental para não colocar em risco o ambiente virtual da sua empresa.

E é por isso que nesse artigo vamos explicar o que são esses ataques e listamos os 5 principais.

Confira!

O que são ataques cibernéticos

Ataques cibernéticos são tentativas de desabilitar computadores, roubar dados ou usar um sistema de computador violado, utilizado para lançar futuros ataques.

Esses criminosos virtuais utilizam variados métodos para lançar esse ataque, o que inclui tipos diferenciados de vírus, malwares e métodos variados.

Também conhecidos como cibercrime, crime informático, crime eletrônico e outras variações.

São muitas as formas de ter a rede invadidas, mas geralmente esses ataques ocorrem de forma sutil, silenciosa e de difícil identificação.

Maiores riscos com ataques cibernéticos em empresas

Esses ataques podem causar enormes danos às empresas, podendo afetar resultados financeiros, assim como a posição da organização e a confiança do consumidor.

O impacto causado por uma violação de segurança pode ser amplamente dividido em categorias financeiras, de reputação e até jurídica.

A Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD, por exemplo, exige um gerenciamento seguro de todos os dados pessoais de equipe e clientes das empresas brasileiras.

Se por acaso eles forem comprometidos e você não tiver implementado medidas de segurança adequadas, poderá enfrentar multas e graves sanções regulatórias.

5 principais ataques cibernéticos da atualidade

A ação dos cibercriminosos contra empresas cresce cada vez mais, e por isso atenção nunca é demais para driblar os ataques cibernéticos da atualidade.

A seguir confira 5 principais:

#1 Backdoor

É geralmente uma porta de acesso não documentada que permite ao administrador entrar no sistema e solucionar problemas ao realizar manutenções.

Porém quando acessado por cibercriminosos ou agências de inteligência pode ter o computador escravizado ou espionado.

Permitindo que entrem e saiam quando quiserem dando acesso remoto ao sistema.

#2 Spoofing

Crime cibernético que ocorre quando alguém finge ser um contato ou uma marca em que você confia para acessar informações pessoais consideradas sensíveis.

Esses ataques copiam e exploram a identidade dos contatos, a aparência de marcas conhecidas ou endereços de sites confiáveis.

Os cibercriminosos são capazes de usurpar o IP e DNS para assumir o controle das máquinas e fazer com que o usuário acesse sites fraudulentos e envie mensagens em aplicativos.

#3 Manipulação de URL

Esse ataque é usado por alguns criminosos para fazer com que o servidor transmita páginas onde eles não tenham autorização para acessos.

Nesse caso, o usuário só tem acesso a links que são fornecidos pela página do site.

#4 Eavesdropping

O criminoso utiliza diferentes sistemas de e-mail, mensagens instantâneas e telefonia, além de serviços de internet.

A fim de violar a confidencialidade da vítima, roubando todos os seus dados para utilizá-los de forma indevida em ocasiões futuras.

#5 Decoy

Trata-se de um dos ataques cibernéticos que precisa de cuidados redobrados.

O cibercriminoso cria uma simulação de programa, como se fosse um aplicativo bancário, e induz o usuário a fazer o login, consequentemente fornecendo a senha de acesso.

Esse sofisticado ataque já prejudicou muitas empresas nos EUA e vem avançando em todo o mundo.

Ataques cibernéticos e área de TI da empresa

O mercado de TI vem crescendo muito nos últimos anos, sendo essencial para a gestão das empresas,  no setor logístico, produção e proteção de ativos.

Quanto às ameaças, a área de TI tem o desafio de manter o departamento o mais seguro possível contra os ataques cibernéticos.

Então, os profissionais devem estar atentos aos desafios do mercado, incluindo riscos desses ataques sobre as informações da empresa.

Nesse caso, entra a importância de se ter uma educação qualificada.

Por fim, as empresas podem adotar práticas para reduzirem os riscos de ataque.

O que inclui backups periódicos, orientação aos colaboradores sobre boas práticas de segurança e monitoramento contínuo da rede para identificar e eliminar possíveis brechas.

Além de também investir em VPN para impedir roubo de dados e conexões, um recurso de proteção 24 horas.

Esperamos que essas dicas e informações tenham sido úteis para que você tenha ainda mais cuidado com redes e dados da sua empresa.

Visando sempre a proteção de dados e deixando os ataques cibernéticos bem longe.

Para saber mais sobre tecnologia, confira esses conteúdos sobre transformação digital!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: