Insights para sua Transformação Digital

Computação cognitiva: entenda o que é!

A computação cognitiva tem mudado a maneira como lidamos com a análise de dados. Antes restrita a ambientes de planejamento comercial, agora ela também pode ser integrada a aplicativos e serviços, melhorando as estratégias de negócios e colocando empresas em um lugar de destaque no mercado.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso post de hoje!

O que é a computação cognitiva?

A computação cognitiva é uma tecnologia que dá a sistemas a capacidade de analisar um grande conjunto de informações em um tempo mínimo. Assim, softwares e pessoas podem tomar decisões rapidamente a partir de uma análise de dados abrangente e inovadora, que envolve registros estruturados e não estruturados.

Com um design descentralizado de dados e uma infraestrutura de TI de alta performance, profissionais podem criar novos insights, otimizar os seus processos de tomada de decisão e agir de maneira estratégica no ambiente corporativo. Assim, com uma análise mais complexa das informações de mercado, a empresa pode posicionar-se melhor e trabalhar com rotinas mais inteligentes.

Quais são as aplicações da computação cognitiva?

Assim como outras tecnologias, a computação cognitiva afetará uma série de rotinas e serviços do nosso dia a dia. Graças a uma análise de dados mais inteligente, integrada e eficaz, empresas e instituições conseguirão criar serviços mais adaptados às necessidades do seu público-alvo e, ao mesmo tempo, solucionar problemas com agilidade. Confira três setores que serão afetados por essa atividade:

Medicina

Na medicina, a computação cognitiva mudará a maneira como pesquisas e tratamentos são realizados. Médicos contarão com uma base de dados mais integrada, capaz de auxiliar os profissionais a fazerem diagnósticos mais inteligentes e precisos.

Um dermatologista, por exemplo, poderá comparar a foto de uma lesão com um grande banco de dados, identificando rapidamente a doença, a partir de milhões de diagnósticos anteriores.

Música

Na música, artistas poderão utilizar a computação cognitiva para criar novas produções e buscar inspirações em locais até então pouco explorados. Com sistemas inteligentes, será mais fácil rastrear a internet em busca de conexões e referências para a produção de novas músicas, tornando a sua obra mais diversificada.

Para ouvintes, a computação cognitiva fornece uma maneira mais rápida e precisa para encontrar novos sons. Aplicativos podem utilizar bases de dados mais inovadoras para rastrear, a partir do trecho de uma canção, o nome do artista, álbum e até a letra da música que está sendo tocada em um ambiente.

Culinária

Desenvolvedores podem utilizar a computação cognitiva para criar aplicativos de receitas mais inovadores. Aprendendo com o gosto do usuário, os apps podem fazer sugestões de receitas com um melhor direcionamento ou com base nos ingredientes disponíveis no momento. Assim, cria-se uma experiência mais agradável e moderna no momento em que as pessoas se alimentam.

Mudando a maneira como lidamos com TI

A análise de dados já faz parte do dia a dia de quem trabalha com planejamento comercial no ambiente corporativo. Mas com os desenvolvimentos do Big Data, essa tecnologia passou a fazer parte de uma série de processos, tornando a nossa rotina mais ágil e prática. Em diferentes cenários, algoritmos já são utilizados para prever o comportamento do usuário e, assim, realizar sugestões com um melhor direcionamento.

Nesse sentido, a computação cognitiva pode ser vista como o ponto-chave para a criação de ferramentas mais inovadoras e conectadas com os gostos de usuários. Sugestões serão criadas automaticamente a partir do hábito de cada perfil de uso, tornando sistemas mais eficazes e a experiência de uso mais agradável. Para empresas, isso representará a oportunidade de aumentar a fidelidade aos seus produtos e à sua lucratividade.

Você pretende utilizar a computação cognitiva em seu ambiente de trabalho? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Google Workspace: Beneficios para gestão de home office

Você precisa de uma solução segura, fácil de usar e adaptada ao trabalho remoto? Conheça os benefícios que você pode ter ao implementar o Google Workspace para os seus times remotos. O Google Workspace possui aplicativos de videochamadas, edição de documentos e armazenamento de documentos em nuvem.

Leia Mais »