Insights para sua Transformação Digital

Quais são as implicações da computação em nuvem para a continuidade de negócios?

A computação em nuvem revolucionou a maneira como quase todas as organizações abordam a continuidade de negócios. A velocidade com que ocorreu a revolução da nuvem deve-se, em grande parte, à facilidade com que as empresas adotam modelos de nuvem.

Esse modelo permite que as organizações essencialmente subcontratem grandes partes de suas funções de TI e gerenciamento de dados. Tudo, desde capacidades de disco até acesso seguro, sendo cuidado pelo provedor de nuvem.

Pode ser tentador para as organizações simplesmente esquecer o planejamento de continuidade de negócios depois de mudar para um modelo de nuvem.

Por isso, no texto de hoje iremos nos aprofundar nas considerações que você precisa fazer ao implementar a continuidade de negócios para sua nova configuração de nuvem. Vamos lá?

Continuidade de Negócios

A continuidade de negócios envolve um conjunto de planos de nível mais alto do que aqueles relacionados à recuperação de desastres e visa garantir que sua empresa possa continuar a funcionar mesmo enquanto se recupera de um desastre com segurança. A continuidade dos negócios é um processo que visa criar resiliência em vez de resolver problemas imediatos.

Por isso, os melhores planos de continuidade de negócios tendem a ter uma abordagem holística, que define como sua empresa reagirá às dificuldades em lidar com vários grupos. Garantir a continuidade dos negócios envolve uma comunicação clara com clientes, funcionários e contratados.

Significa trabalhar de forma colaborativa com seus parceiros de negócios e, em particular, com seu provedor de nuvem.

O planejamento de continuidade de negócios costuma ser confundido com vários processos semelhantes, razão pela qual tantas empresas negligenciam sua importância. Há uma distinção entre planejamento de continuidade de negócios e planejamento de recuperação de desastres. Conheça a seguir.

Continuidade de Negócios x Recuperação de Desastres

O planejamento de recuperação de desastres cobre como você reage a desastres naturais e causados ​​pelo homem, desde ameaças internas até as consequências de uma violação massiva de dados. Por causa disso, os planos de recuperação de desastres geralmente definem muitos problemas agudos e explicam como eles podem ser resolvidos.

Continuidade de Negócios na Computação em Nuvem

Mudar para sistemas em nuvem pode tornar sua empresa mais eficiente, mais adaptável e, em última análise, mais lucrativa. Essa etapa requer um planejamento cuidadoso, especialmente quando se trata de pensar sobre a continuidade dos negócios na nuvem.

De muitas maneiras, os modelos SaaS e IaaS se tornaram massivamente utilizados porque são muito fáceis para as empresas não tirarem proveito de seus serviços. Como resultado, os provedores normalmente se oferecem para cuidar de todos os aspectos do sistema e do gerenciamento de dados, tudo a um preço baixo.

Compreensivelmente, isso pode fazer com que as empresas se esqueçam dos aspectos críticos de seu planejamento de continuidade de negócios e presumem que seu provedor de nuvem cuidará deles.

Na realidade, mover sua empresa para sistemas em nuvem exige que você avalie se o provedor escolhido pode contribuir para a resiliência de sua empresa. É importante reconhecer que os provedores de nuvem variam significativamente no que diz respeito ao nível de suporte que oferecem.

Alguns apenas supervisionam a execução de seus planos de continuidade de negócios e recuperação de desastres, enquanto outros podem executar o plano em seu nome.

O que considerar para mudança na nuvem

Quando se trata de manter a continuidade dos negócios durante (e após) uma mudança para a infraestrutura em nuvem, existem quatro considerações principais:

  1. Certifique-se de que seu provedor pode fornecer o nível de acesso aos dados de que você precisa. O contrato de serviço deve conter essas informações e reconhecer que é improvável que você seja a única empresa com a qual seu provedor de nuvem faz negócios.
  2. Certifique-se de saber como acessar seus dados em uma emergência que afete você ou seu provedor de nuvem. Para a maioria das organizações, isso significa fazer backups locais regulares de dados críticos.
  3. Verifique o nível de suporte oferecido pelo seu provedor de nuvem. Você deve deixar claro quanto suporte eles fornecem e em que horas o fazem.
  4. Tenha um plano para o que acontecerá se o seu provedor de nuvem passar por um desastre. Os planos de continuidade de negócios devem incluir contingências para uma perda total (e potencialmente permanente) de todos os dados armazenados na nuvem. Se você não sabe como manter sua empresa funcionando nessas circunstâncias, é necessário mais planejamento de continuidade.

O que procurar em um provedor de nuvem

Como vimos, a força do planejamento de continuidade de seus negócios e a resiliência de seus negócios dependem do seu provedor de nuvem. Juntamente com o reconhecimento da gama de serviços em nuvem que agora estão disponíveis, isso indica que escolher o provedor de nuvem certo é uma das decisões de negócios mais importantes que a maioria das empresas tomará.

Portanto, é essencial realizar a devida diligência em seu provedor de nuvem. Aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas em sua pesquisa:

  • Eles estão orientando você durante o processo?
  • Eles validam o que você realmente precisa?
  • Eles estão fornecendo um retorno positivo do investimento?
  • Eles oferecem suporte à sua empresa e aos usuários?

Os melhores provedores de nuvem oferecem suporte ao cliente e explicam com precisão suas responsabilidades durante e após um desastre. O melhor pode até mesmo pedir para compartilhar planos de resiliência de negócios para que vocês dois possam determinar como apoiar um ao outro.

Mudar para a nuvem traz várias oportunidades. É importante reavaliar os planos de continuidade de negócios depois de migrar para a nuvem, porque você pode não precisar ser tão resiliente internamente por ter uma solução SaaS específica

A Introduce conta com toda essa tecnologia e fornece aos clientes os melhores serviços de adequação a um ambiente de Cloud Computing com serviços de monitoramento de ativos e especificação do estado de cada um. Além disso, possui um time disposto a auxiliar o cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana. Entre em contato para dar início a esse projeto colaborativo!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Jornada Introduce

TI: Tecnologia E Informação/ Tecnologia É Informação – a tecnologia só existe pois a informação existe. Envolve o uso de tecnologias tais como a nuvem,

Leia Mais »