Insights para sua Transformação Digital

Como pequenas e médias empresas podem usar soluções em nuvem ao seu favor

As pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia de qualquer país. Eles oferecem oportunidades de emprego e funcionam como um motor de crescimento e inovação. A maioria das empresas multibilionárias de hoje teve um início humilde.

Pode haver vários critérios que podemos usar para classificar uma empresa como pequena, média ou grande. Pode incluir fatores como capital, receita, funcionários ou escala das operações. Uma coisa é certa, porém, qualquer pequena empresa deve fazer o melhor uso de seus recursos limitados.

O valor que as soluções em nuvem agregam a uma organização de qualquer tamanho é notável. No caso de pequenas empresas, no entanto, essas vantagens podem ser esmagadoras. Além disso, a nuvem fornece às pequenas empresas acesso móvel aos dados e as ajuda a serem mais competitivas em seu mercado.

Neste artigo, abordaremos algumas vantagens presentes no uso de uma estrutura de cloud em empresas de pequeno e médio porte. Acompanhe a leitura e fique por dentro de todos esses benefícios!

O que é computação em nuvem?

No clima de negócios em constante mudança de hoje, os proprietários de pequenas empresas devem obter o que precisam na hora certa, seja em seus computadores, tablets ou telefones celulares, ou no escritório, no campo ou na estrada. A computação em nuvem dá aos usuários acesso aos dados onde quer que haja uma conexão com a Internet.

De forma simplificada, Cloud Computing é todo uso que você faz do seu computador ou dispositivo portátil sem de fato estar utilizando memória ou processamento dele. Todo o trabalho é feito por servidores a centenas ou milhares de quilômetros de distância através da Internet.

O exemplo mais básico que temos é o antigo e-mail. Isso mesmo! Basta lembrar que todas aquelas mensagens, fotos e outros arquivos não estão no seu computador, mas em servidores remotos.

Quais os benefícios da computação em nuvem para pequenas e médias empresas?

A computação em nuvem economiza tempo e dinheiro das empresas, aumentando a produtividade, melhorando a colaboração e promovendo a inovação. Aqui estão cinco benefícios adicionais que pequenas e médias empresas podem obter com as soluções de computação em nuvem.

Dados extremamente acessíveis

As empresas usam a computação em nuvem para acessar informações em qualquer lugar com qualquer dispositivo compatível. Em vez de armazenar informações em seu computador ou servidor em seu escritório, a computação em nuvem armazena dados na Internet.

As informações estão disponíveis em um hub central baseado na web que dá a qualquer pessoa com credenciais adequadas acesso a partir de qualquer local com conexão à Internet.

Mantém a consistência entre os usuários

Quando vários funcionários estão trabalhando no mesmo arquivo digital, é fácil cometer erros. Como os arquivos hospedados na nuvem existem no mesmo local central, os dados são sincronizados automaticamente entre todos os dispositivos, o que significa que as pessoas estão usando a versão mais atualizada dos arquivos.

Permite programas remotos

As empresas dependem de software que não é comumente usado em casa. Como o software especializado é frequentemente instalado nos computadores da empresa no escritório, a computação em nuvem permite que os usuários acessem todos os tipos de arquivos e aplicativos como se estivessem no escritório.

Ao remover a barreira de entrada para os funcionários usarem os programas com os quais se sentem confortáveis, independentemente de onde estejam fisicamente, a computação em nuvem traz o escritório para a mesa da cozinha.

Backup de dados fácil

A perda catastrófica de dados pode acontecer a qualquer momento. Quer essa perda ocorra devido a desastres naturais, picos de energia ou falha de hardware, as empresas afetadas correm um risco maior de falência no mesmo ano da perda de dados. E embora a maioria das empresas tenha adotado planos de backup, é útil ter contingências adicionais em vigor.

Ao utilizar a nuvem para armazenar dados importantes, os proprietários de negócios podem ficar tranquilos sabendo que arquivos importantes estão seguros mesmo se o hardware falhar.

Custo benefício

A compra e a manutenção de equipamentos de servidor requer tempo, experiência e dinheiro. Em vez de construir seu próprio servidor sob medida, que pode estar sujeito ao tempo de inatividade, um provedor de computação em nuvem armazena dados para você sem todas as desvantagens.

Os preços dos serviços em nuvem voltados para negócios ainda são uma despesa mensal, mas é uma despesa gerenciável e previsível em muitos aspectos.

Usar a nuvem significa que você não precisará comprar hardware e software incrementalmente e poderá concentrar mais de sua energia na produtividade e nas conexões humanas que tornam sua pequena empresa bem-sucedida.

A Introduce possui uma diversidade de soluções para o seu negócio. Nossos especialistas em nuvem dedicados atenderão às suas necessidades de tecnologia existentes e futuras de maneira contínua. Contacte-nos e encontre o melhor modelo para a sua empresa!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: