Insights para sua Transformação Digital

CDO: O que é e o que faz um Chief Digital Officer?

A partir da transformação digital surgiu uma grande demanda por novos perfis profissionais, esse é o caso do Chief Digital Officer ou CDO.

Um profissional com rápida adaptabilidade e que saiba lidar de forma assertiva com as mudanças, adaptando-as aos objetivos do negócio, foi a solução encontrada pela maioria das empresas para atuar dentro da evolução digital.

O CDO tornou-se indispensável, principalmente para as empresas que investem muito para lucrar com a imensa quantidade de dados produzidos diariamente por nós.

Convidamos você a continuar a leitura do texto e descobrir a importância de um Chief Digital Officer dentro de uma empresa.

O que é o CDO?

O CDO é o responsável por trazer novas mudanças, novas formas de planejar e agir, principalmente nos setores em que o digital deve atingir de forma mais rápida e eficaz dentro da empresa.

Ele tem por objetivo melhorar a eficiência da corporação por meio da inserção das tecnologias certas para atingir os objetivos da empresa, compreendendo a real necessidade da empresa, dos setores, dos fornecedores e cliente, integrando de forma eficiente as tecnologias aos processos do negócio.

O que faz um CDO?

O CDO ocupa uma função executada, em sua maioria, por um cientista de dados, com conhecimento em tecnologia, podendo ser desde um estatístico até um engenheiro de computação.

Esse profissional tem por função principal analisar, interpretar e transformar os dados produzidos diariamente no mundo em novos produtos, negócios e serviços. Sua atividade é de suma importância para a empresa, visto que o desenvolvimento das áreas de negócios, marketing e tecnologia de uma empresa, dependem desses dados para crescer.

O CDO também é responsável por proporcionar uma aproximação entre a marca e o consumidor, com o intuito de proporcionar a este uma experiência cada vez melhor. Por isso está sempre envolvido nos projetos relacionados a e-commerce, canais interativos, criação de aplicativos e outras iniciativas tecnológicas.

Também é função do CDO cuidar do aperfeiçoamento dos processos do negócio, utilizando as novas tecnologias para que a empresa se desenvolva em todos os setores.

Quais as habilidades necessárias para ser um CDO?

Para ocupar um cargo de CDO é preciso ter habilidades inerentes a um executivo experiente, visto que essa posição é considerada como uma das mais importantes e difíceis dentro das empresas.

Exercer o poder de convencimento sobre as pessoas é indispensável para um bom CDO, uma vez que este terá que conseguir a aprovação de suas ideias, de forma ágil e natural, junto a executivos tradicionais da organização.

Por isso é preciso ir além das análises, conhecer a empresa e seus negócios, ajudar a difundir a cultura, sabendo identificar e comprovar que determinada ação será lucrativa e inovadora para a empresa.

Gostou do que foi discutido aqui hoje? Aproveite e complemente o seu conhecimento sobre o assunto lendo também sobre CDO X CIO: quem cuidará dos dados da Transformação Digital.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: