Insights para sua Transformação Digital

HAAS e IAAS – O que são e quais os benefícios dessas soluções na Transformação Digital

A terceirização de atividades sempre foi vista como uma boa prática para otimização de recursos. Porém, na revolução digital atual, isso deixou de ser uma opção e passou a ser um passo obrigatório para as empresas que desejam manter e potencializar seus negócios por meio da Transformação Digital.

Agilidade e automação são as palavras de ordem da Transformação Digital, um cenário que exige recursos compatíveis para atender às demandas atuais, principalmente com o advento do Big Data.

Assim, para trabalhar com um grande volume de dados e manipular grandes quantidades de informações, os recursos mais adequados são as soluções terceirizadas de Cloud Computing, por oferecer maior capacidade de suporte para esses dados, otimizar os recursos, aumentar a segurança dos dados e flexibilizar os processos.

Um dos modelos fundamentais dessas soluções é a IaaS (Infraestrutura as a Service), que atua em conjunto com os modelos de HaaS (Hardware as a Service), SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service). Dentre os inúmeros benefícios da IaaS, a adaptabilidade dos serviços de hardware (HaaS) aumenta a escalabilidade da infraestrutura.

Entenda a seguir o que são os modelos IaaS e HaaS e de que forma pode ser uma solução para a sua empresa.

O que é HAAS (Hardware as a Service)?

Antes da Transformação Digital, o hardware como serviço era um modelo de locação de equipamentos físicos de tecnologia e comunicação, para evitar altos custos desnecessários com a compra direta desses itens. No entanto, com as soluções em nuvem, esse cenário fica ainda melhor, pois são oferecidas as mesmas funcionalidades de um equipamento físico, tais como armazenamento e processamento, porém, disponibilizados em um servidor virtual.

Com o HaaS no Cloud Computing, há uma otimização maior de recursos, já que apresenta mais agilidade na instalação, manutenção e nas tarefas rotineiras. Além disso, as capacidades e funcionalidades das ferramentas são “liberadas” conforme a necessidade do cliente, sem perda de tempo com burocracias, como preenchimento de formulários ou renovação de contrato, por exemplo.

O que é IAAS (Infraestrutura as a Service)?

A Infraestrutura como serviço é um dos principais modelos de computação em nuvem, que disponibiliza uma computação virtualizada, oferecendo toda infraestrutura necessária para manter todo o datacenter e servidores virtuais de uma empresa.

O gerenciamento da infraestrutura é feito pelos provedores e cada recurso é oferecido individualmente e sob demanda. O cliente só paga pelos recursos que utilizar. Como não há necessidade de se ter uma equipe treinada para gerenciar a infraestrutura, a empresa contratante pode focar em outras atividades de Software, como instalação, configuração e gerenciamento.

A principal vantagem da IaaS é a diminuição do custo e da complexidade na aquisição e gerenciamento de um servidor físico próprio, além das melhorias nos fluxos das atividades e na capacidade de manipulação de grandes volumes de dados.

Qual a relação entre IAAS e HAAS?

A locação de um provedor IaaS acaba abrangendo também os serviços de hardware (HaaS), que comporta as partes estruturais do computador virtual e do software de provisionamento. Em outras palavras, quando falamos em IaaS, automaticamente estamos também nos referindo a HaaS, já que a IaaS oferece a infraestrutura computacional completa, enquanto a HaaS são os componentes necessários para a “montagem” dessa infraestrutura.

Um servidor virtual em funcionamento trabalha com armazenamento e processamento de dados, recursos que são solicitados pelos usuários sempre que necessário. Ou seja, a solução IaaS permite a contratação e disponibilização contínua e remota de serviços de hardware.

A contratação HaaS não necessariamente implica a aquisição de infraestrutura. É possível contratar serviços específicos e individuais de hardware, como apenas o armazenamento em nuvem, por exemplo.

Por outro lado, a implementação dos demais serviços em conjunto, como IaaS, PaaS, HaaS, aumenta o leque de ferramentas disponíveis para potencializar os resultados, pois apenas a contratação de espaço de armazenamento, como o Google Workspace, por exemplo, pouco impacta na evolução dos negócios.

Logo, quanto maior a virtualização, maiores são os benefícios para uma organização que está entrando na Transformação Digital.

Benefícios da implementação de IAAS e HAAS

Sabendo que a implementação de infraestrutura em nuvem pressupõe a inclusão de serviços de hardware, ou seja, que são ferramentas interrelacionadas e que é mais vantajoso obter os dois juntos do que apenas soluções de hardware isoladas, é possível entender melhor os reais benefícios da implementação dessas soluções tão indispensáveis na jornada de Transformação Digital de uma organização, os quais incluem:

Redução de custos e otimização de recursos

Como não há instalação de um datacenter físico, não há gastos com compra/aluguel de equipamentos ou com treinamento de equipe para realizar manutenção e gerenciamento dos sistemas. Isso poupa capital e otimiza o trabalho da equipe de TI, que pode se concentrar em outros aspectos do negócio.

Agilidade e produtividade

Com a automatização de processos e a diminuição das complexidades operacionais, o fluxo de trabalho se torna mais rápido e a produtividade das operações e da equipe aumentam.

Segurança

A contratação adequada de provedores de serviços de nuvem pode garantir maior segurança, já que há uma série rigorosa de diretrizes e procedimentos que devem ser seguidos para garantir a continuidade dos serviços.

Mais escalabilidade e flexibilidade

O uso é totalmente otimizado. O cliente paga apenas pelos serviços que utiliza, os quais são disponibilidades conforme a necessidade do cliente. Isso elimina as burocracias e atrasos para obter expansão de capacidade, bem como os desperdícios de funcionalidades não utilizadas. Além disso, a expansão de capacidade aumenta conforme a empresa cresce.

Rapidez na recuperação de desastres, nos processos e no atendimento às demandas dos usuários

Há inúmeras funcionalidades que permitem a recuperação da infraestrutura e dos dados do sistema rapidamente, com o mínimo de impacto possível no fluxo de atividades ou na qualidade dos serviços. Os processos também são impulsionados e o fornecimento de novos produtos ou serviços é feito com mais rapidez, o que melhora significativamente o relacionamento com o cliente.

Melhor suporte e manutenção

Manutenção e suportes são realizados pelo provedor de serviços, que garante confiabilidade e estabilidade dos serviços oferecidos. Assim, a empresa contratante não precisa se preocupar com problemas técnicas nem com a manutenção de software ou hardware.

Alto desempenho computacional

Máquinas com computação de alto desempenho facilitam a resolução de problemas complexos, como processamento de cálculos com milhares de variáveis e a manipulação de um grande volume de dados, por exemplo.

O papel da IAAS e HAAS na Transformação Digital

A era digital pede tecnologias que agilizem processos. Por isso, as soluções de computação em nuvem, como IaaS, caem como uma luva, tornando-se essenciais para aumentar a competitividade das empresas no processo de Transformação Digital.

Observar melhorias como essas não é mais uma questão de escolha ou um aumento de custos, mais um investimento necessário em um cenário em que o uso correto da tecnologia é indispensável para inovar e aprimorar as estratégias de negócio.

Agora que você sabe o que IAAS e HAAS é hora de colocar tudo em prática e dar mais um passo na Transformação Digital da sua empresa. Estamos disponíveis em todos os canais de comunicação para esclarecer todas suas dúvidas sobre Transformação Digital.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: