Insights para sua Transformação Digital

O que é Gestão da Inovação e como fazer em sua empresa?

Empresas que não inovam apresentam uma inevitável tendência à estagnação. A gestão da inovação vem tornando-se uma prioridade para todos os negócios que almejam avançar no mercado.

Não basta apenas ter uma grande ideia, é preciso organizar estratégias e possuir uma liderança eficaz para gerar crescimento e sucesso para o negócio. Continue a leitura e saiba como fazer essa gestão em sua empresa.

O que é Gestão da Inovação?

A gestão da inovação é o processo de gestão de novas ideias, desde o surgimento até o momento de execução. Essa abordagem está firmada em quatro etapas:

Gerar: Debater as ideias com o time com o intuito de descobrir novos conceitos.

Capturar: Registrar as ideias de uma forma que seja fácil compartilhá-las com as partes envolvidas.

Avaliar: Discutir e criticar as ideias inovadoras, assim será possível verificar se elas atendem as necessidades do negócio.

Priorizar: Decidir quais ideias serão executadas, criando uma ordem, sempre maximizando o tempo e outros recursos da empresa.

A gestão da inovação ajudará na criação e cumprimento das metas de negócio, gerando valor para a sua organização. As ações e práticas desenvolvidas dentro da empresa, deverão estar alinhados com os resultados almejados a partir da inovação, assim como a visão de negócio proposta.

A comunicação é fundamental para implementação de processos eficazes de gerenciamento de inovação. Por isso é primordial incentivar uma comunicação excelente entre o time. Um ambiente colaborativo é mais propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

Qual a importância da Gestão de Inovação para as empresas?

Como já mencionamos, as empresas que não inovam estão, inevitavelmente, condicionadas à estagnação. Já vimos isso acontecer com várias empresas consolidadas no mercado, mas que por falta de inovação simplesmente foram “sumindo”.

Porém a inovação por si só não será suficiente para manter o seu negócio, uma cultura colaborativa, que incentiva a geração de ideias e o espírito empreendedor entre o time é fundamental para o crescimento da organização.

Colaboradores que não sentem esse incentivo por parte da gestão, tendem a não compartilhar suas ideias, independente do cargo ocupado. Ao gerenciar e incentivar a inovação, novos produtos podem ser descobertos, além de ideias capazes de reduzir custos ou aprimorar os processos.

Organizações que não investem na gestão de inovação correm o risco de apresentar ideias e soluções desatualizadas, o que automaticamente as coloca atrás da concorrência.

Quais são os pilares para implementação da Gestão da Inovação?

Para realizar a implementação da gestão da inovação é preciso ter em mente quatro pilares fundamentais:

Competência

As competências essenciais irão distinguir o seu negócio da concorrência, deverá estar alinhada com os desenhos e necessidades do negócio. É preciso distinguir as competências da organização e do seu time.

A organização deve apresentar uma competência central, que gire em torno da sua capacidade de direcionar e organizar todos os recursos em torno de uma solução para o mercado. Já os colaboradores devem apresentar competências pontuais, que se apliquem em contextos restritos.

Estrutura

Ter controle sobre a inovação é essencial, e a estrutura é responsável por tornar isso possível. Uma boa estrutura é capaz de capacitar sua organização a operar de forma mais eficiente, além de auxiliar na produção de ideias inovadoras.

Cultura

A cultura da organização será o termômetro para a gestão da inovação. A cultura certa irá atrair e manter os inovadores, enquanto a cultura errada os afastará. Uma cultura proativa é consolidada no encorajamento da comunicação e criação de ideias inovadoras.

Estratégias

As estratégias formadas dentro da empresa devem estar vinculadas a um planejamento de longo prazo, visando alcançar os objetivos do negócio, como os financeiros, metas de vendas e outros.

Com uma estratégia consolidada é possível definir as melhores ideias e selecionar o caminho a seguir, porém sem uma estratégia, a organização corre o risco de “correr em círculos”, sem atingir nenhum dos objetivos traçados.

Os principais desafios da Gestão da Inovação

Nenhuma mudança é fácil, e não seria diferente na gestão da inovação. Ao decidir por esse assunto, a empresa pode vir a encontrar obstáculos internos e externos.

Estruturas tradicionais de gerenciamento serão um desafio para qualquer empresa que deseje inovar. O mundo está em um momento de mudanças constantes, nenhuma estrutura criada há dez anos será capaz de sustentar um gerenciamento de inovação.

Por isso a consolidação de uma nova cultura dentro da empresa é fundamental. É preciso manter uma comunicação transparente com os colaboradores, permitindo o surgimento de novas ideias, capazes de agregar valor ao negócio.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Leia também Razões para aderir a outsourcing de TI em sua empresa

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: