Insights para sua Transformação Digital

As 5 Melhores Práticas de Gestão de Projetos

A gestão de projetos desempenha um papel importante no sucesso geral de uma organização. Com o aumento da competição nas indústrias modernas, as empresas esperam que as equipes de projeto tenham um desempenho consistente e em um ritmo rápido.

Somente por meio de práticas eficazes de gerenciamento de projetos, seu desempenho pode se tornar melhor, mais rápido e mais eficiente quando comparado com os resultados anteriores. Na gestão de projetos, as equipes planejam, organizam e gerenciam recursos para maximizar a produtividade e a eficiência das tarefas.

Além das habilidades técnicas relevantes, um gerente de projeto precisa de uma combinação de gerenciamento de negócios e habilidades de liderança para garantir o sucesso de um projeto.

Neste artigo, listamos as melhores práticas de gestão de projetos mais eficazes que podem melhorar significativamente seus resultados e ajudá-lo a gerenciar seus projetos de forma eficaz.

1. Faça uma reunião inicial

Nesta reunião inicial, todas as partes interessadas do projeto são convidadas e sua relevância para os objetivos principais do projeto é discutida. Um gerente de projeto também garante que os interesses de todas as partes estejam alinhados.

Ao reunir todos na mesma página e apresentar todos os envolvidos nas partes, fazer uma reunião inicial do projeto fica mais fácil de estabelecer um plano de comunicação de trabalho para o projeto.

2. Estabelecer o escopo e os objetivos do projeto

É crucial desenvolver o gerenciamento do escopo do projeto e obtê-lo aprovado por todas as partes relevantes. Também é importante estabelecer uma declaração de escopo e uma lista clara de objetivos em um estágio inicial do ciclo de vida do projeto.

O escopo também deve responder a perguntas básicas como:

  • Quais são os objetivos do projeto?
  • Quando serão as entregas do projeto?
  • Quais são os padrões de desempenho?
  • Quais são as restrições do projeto?

3. Comunique-se de forma eficaz

A comunicação eficaz na gestão de projetos é a chave para o sucesso de um projeto. Os gerentes de projeto devem manter todas as partes relacionadas atualizadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Durante a fase de planejamento, é melhor se reunir com todas as partes interessadas primeiro e entender suas expectativas para chegar a um plano de projeto bem-sucedido que beneficie a todos.

Estudos têm mostrado que, com um plano de comunicação de trabalho em uma equipe de projeto, a qualidade geral do produto final aumenta significativamente.

4. Peça feedbacks

Nada é 100% satisfatório, pois sempre há espaço para melhorias. Ao implementar um ciclo de feedback em seu processo de projeto, você pode garantir que o produto final atenda às expectativas do cliente. Com o feedback, você também pode aprender com seus erros e evitar erros semelhantes no futuro.

Como gerente de projeto, você também pode pedir feedback à sua equipe que lhe permitirá aprender sobre seus pontos fortes e fracos e trabalhar para melhorar suas habilidades de gerenciamento de projeto.

5. Crie um plano de recursos

Nenhuma equipe de projeto possui recursos ilimitados. Na maioria das vezes, até mesmo os membros da equipe ou o gerente de projeto terão que lidar com vários projetos simultaneamente, portanto, o gerenciamento de recursos eficaz é necessário.

Um plano de recursos oferece uma visão geral de todos os recursos disponíveis e onde estão sendo utilizados. Por isso, independente do tamanho ou segmento, é preciso muita organização para ter controle sobre todos esses processos e acompanhamentos.

Gestão de Projetos com Bitrix24

Para a gestão de um plano de recursos eficiente e produtivo, o Bitrix é visto como um facilitador de processos  e acompanhamento de gestão. Com ele, é possível ter uma visão macro de tudo o que acontece em toda a empresa, melhorando o planejamento das ações e tendo essa execução e acompanhamento em tempo real.

Além disso, o Bitrix24 otimiza a comunicação interna e externa com as melhores ferramentas de colaboração unificada. Contando com intranet, chat, videoconferência, calendários, espaços de trabalho, documentos e tarefas.

O que você está esperando para transformar o seu negócio? Crie uma conta gratuita ou agende uma demonstração conosco e desfrute de uma tecnologia de alta qualidade!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: