Insights para sua Transformação Digital

Por que grandes empresas investem em educação corporativa

Sabe aquele medo de investir no crescimento dos colaboradores e temer que com essas novas habilidades adquiridas eles partam para um emprego melhor? Um estudo alemão publicado recentemente nos mostra o contrário. Funcionários que encontraram experiências educativas dentro das suas instituições, não só aumentam o engajamento, como se tornam mais leais às suas empresas.

Por isso, muitas empresas tem investido em educação corporativa e aprendizagem personalizada para os seus colaboradores através de um programa de universidade corporativa. Uma universidade corporativa é uma instituição educacional dentro de uma corporação.

Dessa forma, ela oferece atividades de aprendizagem e desenvolvimento sob medida para os colaboradores da corporação, de acordo com os interesses e necessidades da corporação. Continue a leitura e conheça a importância de investir em educação corporativa.

Por que investir em educação corporativa?

Qual é o papel das empresas numa era onde a educação constante se tornou fundamental? As empresas têm pelo menos quatro bons motivos para investir em educação corporativa e assumir esse lugar demandado pela sociedade, já que a educação corporativa é um posicionamento institucional.

  1. Encontrar talentos no mercado está cada vez mais escasso. É mais interessante desenvolver talentos que já estão dentro da empresa. Identificar e desenvolver talentos internos é o que faz a educação corporativa ser tão importante.
  2. Velocidade de obsolescência. O que não depende de idade, mas da área de atuação e da dependência à atualização constante para realização eficiente do trabalho. Hoje, existe uma demanda recorrente por atualização, sendo necessário um acompanhamento da evolução da informação no mercado.
  3. Expectativas da geração X e Y, com relação ao que é uma empresa onde desejam trabalhar. Essas gerações veem claramente as empresas como espaços de desenvolvimento pessoal e não só profissional.
  4. Necessidade de fluência intercultural dos líderes,  que precisam estar cada vez mais preparados para lidar com a individualidade e diversidade.

Vai além de desenvolver as suas pessoas, mas desenvolver um ecossistema de negócios. Existe uma responsabilidade social que algumas empresas já despertaram claramente: não adianta você maximizar as suas alternativas de futuro como empresa e não maximizar junto as alternativas de futuro do ecossistema. E investir em educação corporativa é investir em alternativas de futuro do ecossistema.

Por que é tão difícil para algumas empresas investirem em educação corporativa?

Mas eu vou treinar a pessoa e depois ela sai da empresa? É preciso compreender que o colaborador não pertence a empresa, ele pertence ao mercado. A empresa está usando ou acessando o colaborador por um espaço de tempo. É uma ilusão achar que um colaborador pertence à empresa.

Se você o prepara, o prepara para o ecossistema. Essa visão ecossistêmica tem crescido no meio corporativo, apesar de incipiente. Esse investimento no capital humano, é sobre um talento que eles emprestam e que precisa ser desenvolvido e investido.

Os problemas são resolvidos no fazer, não há dúvidas disso, mas quanto mais os colaboradores carregarem consigo um repertório rico, diverso e profundo de experiências e informações, melhor será esse fazer.

Quais são os próximos passos?

O modelo de universidade corporativa permite desenvolver um currículo que nutra o talento já existente em seus colaboradores. Este compromisso com o desenvolvimento de talentos e liderança separa as organizações convencionais das organizações que aprendem de alto nível.

A Introduce lançou sua plataforma de universidade corporativa, em parceria com a startup Umentor. Além disso,  plataforma conta com cursos já disponibilizados pela Umentor e cursos exclusivos elaborados pela Introduce.

A plataforma possui testes de perfil para determinar as trilhas que melhor se encaixam com as necessidades de desenvolvimento do colaborador.  Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Contate-nos hoje e faça a sua consultoria!

Fonte: Texto baseado no Sputkast com Gustavo Brito (coordenador de Educação Corporativa do Grupo Boticário).

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: