Insights para sua Transformação Digital

Como convencer os decisores a aprovarem um projeto de TI?

Um dos principais desafios que a equipe de tecnologia enfrenta dentro de uma empresa é defender seus projetos de TI e convencer os demais diretores ou quem toma as decisões de que o investimento vale a pena.
Infelizmente, algumas empresas ainda não enxergam a área de tecnologia da informação como um setor estratégico para o negócio, mantendo a visão de que seu papel é apenas de apoio.
Com isso, a missão de aprovar um projeto é dificultada e é preciso tomar uma série de atitudes para garantir que todas as vantagens de uma implantação e o valor que ela gera sejam reconhecidos. Confira um passo a passo para garantir a aprovação de projetos de TI!

Realize o planejamento estratégico dos projetos

O primeiro ponto a ser realizado é o planejamento estratégico do projeto. Muitos gestores de TI acreditam que apenas demonstrar interesse em implantar determinada ferramenta ou nova tecnologia já basta, mas isso é um equívoco.
É preciso criar um planejamento completo com datas e prazos, além dos recursos necessários e da expectativa de retorno, pois essas são as principais informações que serão questionadas em uma reunião de aprovação.

Conheça os principais stakeholders da empresa

Os stakeholders são os principais interessados no projeto ou influenciados por sua implementação e mudança de processos. É preciso saber quem são eles e os seus reais interesses para que seu planejamento esteja de acordo com a expectativa dessas pessoas.
Dificilmente você conseguirá aprovar um projeto que caminhe em uma direção contrária aos interesses dos stakeholders. Por conta disso, é preciso identificá-los e estar atento às suas demandas. Cooptar os interessados pode se converter em apoio posteriormente na hora de aprovar o projeto.

Mantenha objetivos claros para os projetos de TI

Um problema comum que costuma derrubar muitos projetos já na primeira reunião está relacionado aos objetivos. É necessário especificá-los ao máximo e manter um alto nível de clareza em cada um deles.
Os objetivos são o carro chefe do projeto e provavelmente a primeira coisa que o decisor lerá quando colocar os olhos no documento. Sendo assim, divida um objetivo principal de outros secundários e crie especificações sobre cada um deles.

Considere todos os riscos

É comum que, quando a equipe trabalhe em projeto de TI, acabe por focar apenas nas suas vantagens e qualidades e se esqueça de quais são os riscos de uma implantação.
Os gestores não esquecerão de questionar você em uma reunião, pode acreditar. Verifique quais são todos os riscos existentes no projeto e elabore planos de ação para evitá-los, aumentando a confiabilidade da implantação.

Crie uma apresentação incrível

O último passo é um dos mais importantes. É preciso vender a sua ideia, e a melhor forma de fazer isso é por meio de uma apresentação incrível. Criar um documento visual é uma arte e também deve contar com uma boa estratégia.
Conhecer os diretores é o primeiro ponto. Alguns gostam de números, outros de gráficos e estilos visuais. Esteja atento à melhor forma de apresentar e se prepare treinando várias vezes, levando em conta perguntas básicas e avançadas sobre a apresentação.
Caso você siga todas as dicas citadas neste post, as chances de ter seus projetos de TI aprovados pela diretoria e pelos decisores será muito maior.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto que abordamos neste conteúdo? Então continue aprendendo e confira este post para entender quais são as diferenças entre PDTI e PETI para suas aplicações!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Top 11 do blog da Introduce

Em 2020 muitas movimentações aconteceram: LGPD em vigência, trabalho remoto, Transformação Digital… E tudo isso refletiu na forma e no tipo de conteúdo que consumimos. 

Leia Mais »