Insights para sua Transformação Digital

O que é Governança de Privacidade?

Você já ouviu falar da importância da governança de privacidade?

O crescente aumento na produção, e uso, de dados vem forçando as organizações a criarem, e manterem, uma gestão adequada desses dados. Muitas regulamentações estão impondo às empresas obrigações legais, no que diz respeito à proteção e gestão dos dados.

Por isso, muitas empresas estão optando por implementar ferramentas de governança de privacidade, para dar suporte aos seus programas de privacidade, auxiliando em uma gestão segura. Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto.

O que é a governança de privacidade?

Gerenciar e proteger os dados gerados diariamente vem se tornando um grande desafio para as organizações, principalmente com as recentes políticas de regulamentações aplicadas.

A proteção de informações pessoais deve fazer parte das estratégias empresariais de uma empresa, que por sua vez deve apresentar uma forte estrutura de governança de privacidade.

Um programa de governança de privacidade é responsável por orientar a organização na proteção de dados pessoais, desenvolvendo processos e políticas para realização do inventário e gerenciamento dos dados, além de educar os colaboradores, avaliar os fornecedores, garantindo a aplicação das novas políticas e monitorando possíveis mudanças.

Essa governança, além de agregar valor para a empresa, aumenta a proteção da privacidade, fortalecendo a reputação da organização, reduzindo os riscos com penalidades e principalmente, constrói uma relação de confiança com o consumidor.

As ferramentas de governança de privacidade são responsáveis por melhorar e automatizar esses processos, porém para que estas funcionem em sua plenitude, deve existir uma estrutura de governança já estruturada, capaz de gerenciar e executar todos os processos.

O que é uma ferramenta de governança em privacidade?

Possuir uma estratégia eficaz de governança de privacidade é fundamental para qualquer organização que utilize informações pessoais de seus clientes. Com o aumento das leis e regulamentações de privacidade, as empresas precisam apresentar estratégias de gestão de privacidade e confidencialidade das informações pessoais.

Por isso, muitas empresas estão abandonando os processos manuais, para ferramentas flexíveis e automatizadas de gerenciamento de privacidade, as chamadas ferramentas de governança de privacidade.

Essas ferramentas são capazes de automatizar e agilizar os processos de identificação, registro, exclusão e gerenciamento de informações pessoais, sendo estas novas ou existentes, além de analisar e gerenciar a conformidade desses processos com as regulamentações de privacidade em vigor.

No mercado existem várias ferramentas para esse propósito, por isso é crucial escolher a ferramenta certa para o seu negócio, capaz de se adaptar às necessidades exclusivas da sua organização.

Quais os principais benefícios em se utilizar uma ferramenta de governança de dados?

A utilização de uma boa ferramenta associada a uma estrutura de governança de dados forte, pode vir a fornecer muitos benefícios para uma organização.

Tomada de decisão capacitada: Essas ferramentas são capazes de oferecer relatórios aprimorados, visualização de dados, além de facilitar a comunicação dos riscos e a eficácia do sistema. Todas essas aplicações fornecem dados importantes para que a liderança seja capaz de tomar decisões eficientes para os negócios.

Conformidade aprimorada: As ferramentas de governança de privacidade fornecem os subsídios necessários para que os requisitos básicos das regulamentações sejam atendidos.

Mapeamento de dados: Só se é possível proteger aquilo que é monitorado. Por isso, essas ferramentas realizam um monitoramento efetivo dos dados, verificando onde estão, quem tem acesso entre outros itens.

Eficiência operacional: Essas ferramentas fornecem um gerenciamento centralizado dos processos, o que por sua vez melhora a eficiência operacional.

A governança de privacidade e as ferramentas certas são capazes de auxiliar as empresas a gerenciar e proteger os dados com eficiência, além de ajudar no cumprimento das leis e regulamentações.

Gostou do que foi apresentado aqui? Conheça mais sobre a Governança em Privacidade na prática com a nossa Jornada de Conformidade à LGPD. Entre em contato com nosso time e vamos colaborar juntos em direção a sua conformidade.

Acesse nosso Ebook Step by Step para LGPD

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da LGPD para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A LGPD é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Step by Step LGPD Introduce

 

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a LGPD na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para LGPD. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Glossário para você ficar bem na TI

Glossário de TI – Fique por dentro das palavras, termos, conceitos mais usados dentro da área de informática e tecnologia. Use esse material sempre que tiveres dúvida, consulte aqui, e tenha a resposta da sua dúvida.
Comente, sugira, colabore com a gente.

Leia Mais »