Insights para sua Transformação Digital

Jornada de Dados: Como ser um profissional data-driven?

O mercado de data-driven vem apresentando um expoente crescimento, assim, as empresas vêm procurando profissionais para a área. Além de medir e analisar dados com precisão, esses profissionais conseguem explorar melhor as ferramentas de análise.

Como resultado, a tomada de decisões se torna mais assertiva. Mas, como ser um profissional data-driven?

Continue a leitura desse conteúdo até o final e descubra!

Benefícios das empresas adotarem uma cultura de jornada de dados

Esse tipo de cultura de jornada de dados, conta com inúmeros benefícios, sendo uma tendência cada vez mais forte no mundo corporativo.

Alguns desses benefícios conquistados ao incluir a cultura data-driven nas empresas são:

  • Redução de Risco: O gerenciamento orientado aos dados aproveita todos os recursos disponíveis, baseando-se em informações mais sólidas para um melhor entendimento da realidade da empresa;
  • Planejamento Sofisticado: A mineração de dados permite um planejamento mais aprimorado, que por sua vez, engloba vários fatores dos quais estão sendo analisados, incluindo o comportamento do consumidor, tendências de mercado e histórico de negócios.

Contudo, esses benefícios vão além de melhorar a marca, as empresas podem explorar esses insights para:

  • Personalizar a experiência do cliente.
  • Conquistas novos clientes;
  • Medir e melhorar estratégias em tempo real.

Como é ser um profissional focado na jornada de dados

Ser um profissional focado na jornada de dados pode abrir inúmeras portas para oportunidades. Um estudo da empresa de consultoria e recrutamento Talenses, feito em 2021, apontou que 9 a cada 10 empresas buscam profissionais fora da área de TI.

E que tenham habilidades digitais. O profissional desse setor, é aquele que sabe ler e transformar os dados em estratégias para tomar decisões em vez de se basear somente nas opiniões.

Lembre-se, ser ou ter um data-driven é também uma resposta para uma grande transformação cultural e econômica que estamos enfrentando. E ela é mais conhecida como Indústria 4.0.

Profissões de jornada de dados em alta no mercado

Softwares e ferramentas são indispensáveis para a empresa se tornar data-driven. Além disso, é importante contar com uma equipe que saiba mexer nessa nova inteligência, sempre com muita eficiência, proporcionando resultados concretos para a empresa.

Com o avanço da tecnologia cada vez mais surgem os displays inteligentes, as telas inteligentes, novos softwares e ferramentas, necessitando assim de mais dados para tomada de decisão.

Portanto, algumas profissões vem ganhando destaque nesse mercado, estando em alta. São elas:

  • Engenheiro de Dados;
  • Arquiteto de Dados;
  • Data Warehouse Developer;
  • Analista de Dados;
  • Cientista de Dados.

Características de um profissional orientado a dados

Algumas etapas são necessárias para se tornar um profissional orientado por dados completos. As principais envolvem a denominação de conceitos e ferramentas básicas, como por exemplo Data Analytics e Data Science.

Veja a seguir, quais são essas características:

#1 Pensamento Analítico

Saber lidar com as informações coletadas, detectando padrões que levem a resposta para problemas, faz parte de um pensamento analítico.

Como exemplo, uma observação de dados de audiência de um site, identificando que certos leitores não gostam de blocos de textos maiores ou sobre um certo tema.

Além disso é bom se manter atualizado aos recursos associados com a análise de dados, o que inclui:

  • Planilhas de Query Languages como XML;
  • Plataformas como o Google Analytics e Adobe Analytics.

#2 Compreensão do Negócio

Um profissional orientado a dados deve sempre estar ligado a eficiência nas leituras dos dados. Sendo assim, esse analista consegue entender o que as informações coletadas estão dizendo, conseguindo apresentar as soluções corretas.

Compreender o negócio auxilia na adaptação, o que permite a esses profissionais atuarem nas empresas dos mais variados segmentos. Sempre com a apresentação de resultados mais rápidos.

#3 Capacidade argumentativa para vincular as decisões com os dados

Busque sempre argumentar e demonstrar a sua decisão, independente de ser de natureza pessoal ou profissional, tente evitar confiar em instintos ou experiências passadas.

Foque em identificar dados disponíveis e que possam ser utilizados para informar tal decisão. Caso não tenha dados, pense em maneiras de coleta-los. Após, analise as informações e faça uso dos insights para te ajudar a formar uma decisão concreta.

#4 Habilidades de Apresentação

Junto a ferramentas como Tableau e PowerBI, é possível praticar a criação das suas próprias visualizações do zero, deixando que os dados falem por si.

Quando se criam visuais atraentes na forma de tabelas, gráficas e dashboards, podendo identificar tendências de forma rápida e tirar conclusões.

Analistas de dados utilizam dessas visualizações justamente para fazer uma apresentação das descobertas, sempre demandando habilidades de apresentação.

O que achou do conteúdo? Quer aprender mais sobre data-driven?

Aposte em jornadas personalizadas e materiais complementares que são desenvolvidos pelos próprios especialistas do mercado, assim, sendo possível ingressar na área. Se você decidiu que é hora de investir nesse assunto dentro do seu negócio, então, venha falar conosco hoje mesmo!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: