Insights para sua Transformação Digital

Como usar a tecnologia para promover o crescimento exponencial da sua empresa?

Qual seria o próximo passo que as organizações podem dar em frente a transformação digital? Justamente por nos questionarmos sobre isso e ponderar sobre os desafios de mão de obra frente a possibilidade de competitividade de lucro e reduzir os custos nas operações que criamos esse conteúdo.

Vamos compartilhar um pouco de como estamos fazendo e para onde estamos indo em construção ao caminho da jornada de transformação digital e de automação. Que esse conteúdo seja de grande valia para você!

Somos uma empresa com o propósito de construir histórias de crescimento e de pessoas através da tecnologia e trabalhamos com planejamento e gestão de TI na aceleração e digitalização de processos. Aproximamos as melhores soluções para os desafios dos nossos clientes do mercado e a Youfy é a nossa parceira para automação de robôs promovendo a agilidade de processos.

Esse conteúdo está divido em três partes e nessa primeira parte falaremos sobre Crescimento Exponencial. Caso você queira acompanhar o conteúdo na integra via Youtube pode fazer usando esse link por onde o webinar foi transmitido. Boa jornada!

Qual é a origem do crescimento exponencial?

A seguir compartilharemos com você a fala do Diego Platini, CEO da Youfy e especialista em robôs e automação. Confira a seguir.

Para Diego, é sempre desafiador falar sobre robôs porque temos uma visão baseada na ficção científica e filmes de grande sucesso como “O Exterminador do Futuro”, dessa forma projetamos inconscientemente um medo de que os robôs tomaram nosso lugar na sociedade.

Por isso, o primeiro ponto para falarmos de robôs e automação é desconstruir esses pensamentos a respeito do tema e alinhar nossas expectativas do que essa ferramenta pode nos entregar. Esse conteúdo está organizado em seções para facilitar o seu entendimento sobre o assunto e esperamos que ao final possamos responder a pergunta “É possível tornar a minha empresa lucrativa com robôs?”.

Muitos de nós já ouvimos falar sobre crescimento exponencial em organizações, mas o que realmente isso significa? Esse conceito é traduzido por aquelas organizações que na última geração de negócios tiveram um crescimento altamente acelerado, cerca de 10 vezes maior do que empresas consideradas tradicionais.

Um exemplo desse modelo mental inovador é o Instagram, que foi vendido por um bilhão de dólares para o Facebook com apenas 13 colaboradores. É inevitável não nos compararmos com essas empresas e nos questionarmos: O que está por trás desse crescimento? Será que são as pessoas? Qual é o diferencial dessas pessoas?

É comum ver empresas comemorando um quadro de colaboradores de 1.000 a 1.500 pessoas. Isso é ótimo! Mas, precisamos ir mais a fundo nesses dados. É importante observar que possuir essa quantidade de colaboradores não é necessariamente um indicador de sucesso e de lucratividade.

Como usar a tecnologia para promover o crescimento exponencial da sua empresa?

MARKET CAP TO A BILLION

Ao invés de usar exércitos de colaboradores ou grandes instalações físicas, as empresas de crescimento exponencial desmaterializam o que antes era de natureza física e o transferem ao mundo digital sob demanda e alavancam recursos externos para alcançar os objetivos.

Qual é a relação da tecnologia com o crescimento exponencial?

O que essas empresas têm de diferente é o seu pensamento focado no crescimento exponencial. Por exemplo, é bem mais simples tomar decisões com uma empresa de 13 colaboradores do que de 1.000 pessoas, é por esse motivo que o conceito de Squads está sendo tão utilizado.

É preciso rever o pensamento linear por trás das tomadas de decisões. Ao aumentar o número de clientes, da equipe e da estrutura muitas vezes pode não representar um aumento do lucro. Essa é a principal diferença entre o crescimento linear do exponencial. O que devemos pensar é como fazer uma equipe de 100 pessoas que atendem 100 clientes consigam atender 500 clientes sem aumentar o seu custo.

A resposta para isso está na tecnologia, mais precisamente na automação. A tecnologia simplesmente potencializa o processo. Se o processo está mal desenhado, você terá resultados ruins em maior escala em um tempo menor ao inserir a automação. Da mesma forma, se o processo está bem desenhado, você poderá potencializar grandes resultados com a tecnologia.

É por isso que a parceria entre a Introduce e Youfy é um casamento perfeito. Na Introduce, os especialistas têm a vivência de como construir um processo ideal para preparar uma empresa para a transformação digital, a ponto de ele ser apenas automatizado posteriormente. E, a Youfy é responsável por inserir a tecnologia no processo para performar excelentes resultados.

O crescimento exponencial deve ser considerado por todos os empresários e gestores que desejam crescer e convenhamos que esse é o desejo da maioria. Então, como montar efetivamente uma estrutura de suporte para esse crescimento com o auxílio da tecnologia?

O que é Propósito Transformador Massivo?

Para isso podemos contar com o Propósito Transformador Massivo que pode ser utilizado pelas empresas ou em projetos. Esse propósito nada mais é do que uma declaração de objetivo da empresa.

Como usar a tecnologia para promover o crescimento exponencial da sua empresa?

Geralmente, no planejamento estratégico das empresas definimos a missão e visão. Mas, um ponto interessante é pensar no que realmente esses conceitos estão traduzidos? É importante definir esses pontos de uma forma mais objetiva e específica possível pensando qual problema a sua empresa resolve. O Propósito Transformador Massivo pode ser a sua porta de entrada para gerar crescimento exponencial na sua empresa. Vamos dar uma melhor olhada nesses pontos.

1) Interfaces e Dashboards: No seu planejamento você precisa ter uma ideia e definição da sua solução para saber efetivamente como vai trabalhar as interfaces. É preciso um olhar para saber como o cliente vai interagir e se para isso vou desenvolver um site ou aplicativo. Pensar também nos dashboards e indicadores que eu preciso criar para tomada de decisão, ou seja é preciso ter meios de saber se a ideia está sendo efetiva.

2) Experimentação e Autonomia: Geralmente encaramos a experimentação como “tentativa e erro”, mas já temos o Growth Hacking para nos mostrar que a experimentação deve ser baseada em dados. Além disso, é necessário definir os pontos de autonomia para alcançar um nível de escalabilidade interessante.

3) Tecnologia Social: É importante conseguir obter feedbacks para embasar as melhorias e tomadas de decisão.

4) Staff on Demand: O segundo hemisfério é voltado para o desenvolvimento da solução e prover a capacidade de instalar o negócio, então para isso é preciso observar o conceito de Staff on Demand. O Uber, por exemplo, funciona completamente sob demanda, ou seja, pela existência de uma viagem. Dessa maneira é possível mudar de custos fixos para os tão sonhados custos variáveis.

5) Comunidade: Nesse sentido você vai precisar de uma comunidade em torno dessa solução para que as pessoas possam interagir com a solução.

6) Algoritmos: É aqui que você vai precisar ser mais inteligente para otimizar a sua ideia para os algoritmos. Por exemplo, o Uber consegue indicar qual é o carro mais próximo de você, assim como o Ifood consegue entender o seu comportamento de consumo e sugerir alertas.

7) Ativos Alavancados: Um exemplo sobre isso é o Waze. Muitas pessoas não sabem, mas a Nokia já teve um aplicativo semelhante ao Waze dez anos antes dele existir. O que eles fizeram de diferente foi a alavancagem. A ideia era comprar o máximo de empresas de sensores para a partir daí atualizar o aplicativo, e como sabemos, essa ideia não foi para a frente. Já o Waze utiliza os próprios usuários para isso, desde que eles mantenham uma comunidade ativa e feliz.

8) Engajamento: Para realizar isso que o Waze fez foi preciso manter uma comunidade, por isso esse ponto não pode ser negligenciado.

Esse modelo pode ser aplicado tanto em um ambiente macro (empresa) como em um ambiente micro (projeto). O importante é definir qual problema será resolvido. Esse modelo traduz a importância da interação entre processos e tecnologia como já falamos anteriormente.

Qual será o seu próximo passo?

Pode parecer que sem tecnologia não é possível crescer a sua empresa, então queremos convidar você para uma reflexão. É possível que um carro ande sem gasolina? Sim, é possível se você estiver disposto a descer do carro e empurrar. Ao fazer isso, você deve saber duas coisas. A primeira é que você não vai atingir 100 por hora empurrando o seu carro e a segunda é que o seu esforço será altíssimo.

O ponto que queremos chamar atenção através dessa analogia é que muitos empresários desceram do carro da sua empresa e estão empurrando ela com muito esforço e dedicação, mas convenhamos que eles não chegaram aonde querem estar. Sim, eles estão caminhando, mas a longo prazo não é sustentável, por isso a importância da tecnologia. É preciso aprender a diminuir o esforço para alcançar resultados.

A tecnologia é uma ferramenta de potencialização, mas antes de usá-la é preciso ter certeza se está fazendo a coisa certa, pois em escala tudo será amplificado para o bem ou para o mal. Novamente, reforçamos a importância de unir processo e tecnologia para o crescimento exponencial da sua empresa.

Na segunda parte do conteúdo iremos falar sobre como trabalhar esses dois pilares para gerar lucratividade. Acompanhe!

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