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A importância da LGPD em canais de atendimento

Tem se tornado comum as inovações diante do universo digital, entretanto com essas inovações surgindo a segurança tem se tornado cada vez mais importante, sendo necessário que a LGPD seja aplicada de uma forma totalmente precisa.

A LGPD se caracteriza através das suas siglas como a Lei Geral de Proteção de Dados, essa lei visa justamente estabelecer segurança diante do meio digital e criar esse ambiente cada vez mais positivo e protegido.

Que as inovações estão surgindo o tempo todo isso é de conhecimento geral, mas conforme esses avanços surgem a segurança tem sido algo cada vez mais necessário, pois as brechas nos sistemas e invasões tem se tornado algo comum e recorrente.

Por exemplo, quantas vezes nós estamos utilizando aplicativos do nosso dia a dia e recebemos mensagens de empresas sem ao menos saber da onde esse local teve acesso aos nossos dados.

Diante disso, a regulamentação se mostra cada vez mais necessária, permitindo com que possamos estar diante de um ambiente seguro, conseguindo ter acesso às inovações e ao mesmo tempo estarmos tranquilos em relação aos nossos dados.

Afinal, a segurança é algo importante e impacta desde uma empresa de materiais esportivos a uma empresa de administração de condomínios comerciais.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre LGPD em canais de atendimento, evidenciando a significação dessa lei, como ela funciona dentro de chatbots e algumas dicas de como saber se um canal de atendimento é seguro. Confira!

O que é a LGPD?

A LGPD assim como foi evidenciado, condiz com a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tendo como seu principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade de toda a população.

Assim, através da criação e aplicação dessa lei se tem um foco na criação de um cenário de segurança, padronizando regulamentos e práticas que visam justamente realizar a proteção dos dados e gerar o máximo de segurança para a população brasileira.

A lei tem como seu foco definir o que são os dados pessoais, demonstrando a importância do cuidado, sejam eles estabelecidos no digital ou até mesmo no ambiente físico, estando sujeito em ambos os cenários a regulamentação.

Além disso, diante da LGPD, independentemente se a sede de uma organização estiver estabelecida no Brasil ou no exterior, se há o processamento de informações da população brasileira, a lei deve ser aplicada.

Por isso, se você possui por exemplo uma empresa de suporte de TI e trabalha com os dados dos clientes, é importante que se esteja dentre os requisitos desta lei, proporcionando um ambiente seguro e evitando multas e que os dados sejam vazados.

Como funciona a LGPD em canais de atendimento e chatbots?

Os famosos chatbots são um dos fatores-chave para as empresas que visam automatizar alguns processos e proporcionar um atendimento cada vez mais marcante e único.

Esses robôs de automação como são conhecidos no mercado têm um papel fundamental nas campanhas promocionais das empresas, automatizando as operações, atendendo um maior número de pessoas e até mesmo coletando os dados de cada um com excelência.

Esse recurso é responsável por serviços de suporte ao cliente, comunicação de marketing, fechamento de pedidos e até mesmo diante de uma interação nas redes sociais podendo auxiliar até mesmo sua empresa de auditoria e consultoria empresarial.

Por isso, diante do momento em que vivemos onde a automação se mostra cada vez mais necessária para as empresas que buscam se desenvolver e ser eficazes, o chatbot se mostra um recurso e tanto.

Além disso, através do seu funcionamento o chatbot inicia uma conversa com o público, exigindo informações para realizar a identificação da pessoa diante do atendimento e conseguir executar as tarefas necessárias.

E é nesse ponto em que o LGPD entra em cena, pois ao coletar os dados dos usuários se está subordinado às leis, fazendo com que se garanta segurança e um ambiente totalmente protegido.

Dessa forma, os chatbots precisam executar os processos de coleta de dados de acordo com a Lei Geral de Proteção de dados, evitando que multas ou até mesmo um vazamento das informações aconteçam.

Assim, a aplicação da LGPD em canais de atendimento e chatbots é totalmente rigorosa, podendo em alguns casos ter um impacto diante da reputação das empresas, evidenciando esse alerta e como esse processo de automação deve ocorrer com o máximo de cuidado possível.

Com isso, se você possui em sua empresa serviços de call center e deseja automatizá-los ainda mais, a LGPD deve estar em mente, realizando cada ação de uma forma correta e que seja benéfica para a sua empresa.

A importância da LGPD para a segurança de clientes

Investir na segurança de dados é um dos fatores determinantes e um dos pontos de diferenciação ao considerar seus concorrentes, pois esse recurso é capaz de elevar o nível da sua empresa e garantir um amparo ao seu público.

Além disso, ao criar um ambiente seguro e totalmente protegido, o público se sente à vontade para consumir da sua empresa de assessoria contábil para abertura de empresa, criando esse clima perfeito para uma interação e conexão entre empresa e clientes.

Assim, a regulamentação conforme a LGPD, pode até mesmo trazer uma propagação diante do mercado e trazer cada vez mais relevância diante do público.

Com isso, a necessidade de seguir e aplicar essa lei prevê uma segurança máxima aos dados dos seus clientes, além de evitar possíveis multas e até um vazamento de dados que geraria um transtorno em relação à relevância da marca e das estratégias que são desenvolvidas.

E ao considerar em relação ao público a LGPD se mostra necessária, gerando uma conscientização em relação à importância dos dados de cada um, além de possibilitar com que as pessoas estejam mais atentas a quem tem acesso às suas informações.

Dessa forma, se tem um reflexo positivo em relação aos direitos em que o público possui, sendo eles:

  • Liberdade;
  • Privacidade;
  • Livre desenvolvimento da sua personalidade;
  • Livre desenvolvimento da sua pessoa natural.

 

Por isso, a necessidade da LGPD é algo totalmente visível, estabelecendo ao mundo digital normas que estabelecem a segurança e se mostram totalmente vantajosas em questão da liberdade e privacidade dos dados.

Como aplicar a LGPD da forma correta?

Como está sendo evidenciado as empresas que possuem um ambiente totalmente seguro tem muito mais importância para o público, justamente por realizar a aplicação da LGPD em canais de atendimento da forma correta e criar um ambiente protegido.

Assim, para que você aplique a LGPD de uma forma correta, por exemplo em uma consultoria em gestão de empresas, veja algumas ações a serem realizadas.

Ao iniciar uma conversa com o cliente é necessário que deixe claro as intenções da empresa com os seus dados.

Todo e qualquer dado que seja armazenado deve ter a autorização e consciência dos usuários. O cliente deve ser informado sobre a finalidade do uso dos dados e por quanto tempo ele ficará à disposição da empresa.

Deve-se aplicar uma política de privacidade, fazendo com que o público tenha consciência de cada ação da empresa com os seus dados.

Se terceiros tiverem acesso aos dados dos clientes é importante deixar bem claro quem são esses terceiros, fazendo com que os usuários entendam até mesmo o porquê de estarem recebendo os seus dados.

Dessa forma, ao aplicar a LGPD em seu site e manter sob atenção esses pontos destacados, de fato se cria um ambiente seguro, protegendo os dados dos usuários e mantendo sempre o máximo de transparência e interação com os clientes.

Como em uma assistência técnica perícia trabalhista, sempre se realiza cada ação com atenção e segurança, é importante que diante da aplicação dessa lei que também se faça com segurança e cuidado.

Dicas para saber se um canal de atendimento é seguro

Ao estarmos navegando no universo digital é comum que possamos correr riscos em relação aos nossos dados, principalmente pelo fato de que inovações surgem praticamente o tempo todo.

Desde comprar camisetas para uniformes de empresas até a navegação em redes sociais, devemos estar atentos e saber os ambientes que nos proporcionam segurança e proteção.

Com isso, confira algumas dicas para saber se um canal de atendimento é seguro e nos transmite um acesso e experiência positiva.

  • Realize perguntas, envie mensagens e acompanhe o caminhar da conversa;
  • Não faça pagamentos para a conta de pessoas físicas;
  • Verifique se as informações condizem com as informações da empresa;
  • Veja se o site possui certificações de segurança;
  • Teste o conhecimento do canal de atendimento.

 

Assim, ao colocar em prática essas dicas de fato o seu acesso diante do mundo digital se mostra muito mais positivo, estabelecendo uma segurança e o máximo de proteção em relação aos seus dados e informações.

Por isso, a LGPD em canais de atendimento se mostra algo fundamental, sendo o que garante uma relevância e confiabilidade às marcas e o que possibilita com que o público tenha um acesso ao mundo digital cada vez mais positivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da LGPD para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A LGPD é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

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