Planejar um modelo de negócios não é uma tarefa fácil. São tantas variáveis que se inserem para análise nesse processo que podemos ficar perdidos e colocar tudo a perder.
Tendo isso em mente, Alex Osterwalder escreveu em sua Tese de Doutorado HEC Lausanne o Business Model Generation, ou simplesmente Canvas. Essa metodologia criada em 2000 já foi utilizada por grandes empresas como a Apple e tem como um princípio a cocriação de modelos de negócio, pela análise dos principais elementos que compõem uma organização.
Descubra o que é e como funciona essa ferramenta.
O que é o Canvas?
É uma ferramenta dinâmica em formato de um quadro que permite analisar o modelo de negócios que está sendo criado, remodelado ou adaptado. Esse modelo tem como premissa o pensamento visual, ou seja, o uso de desenhos para representar situações ou ideias.
De forma simples, é um mapa visual com elementos pré-formatados que auxilia na organização das informações iniciais do negócio, identificação e mapeamento de processos em cada área da organização e obtenção uma visão macro do negócio.
Essa metodologia possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa.
Osterwalder e Pigneur (2011, p. 15).
Por ser muito visual, é importante estar em um local em que todos possam observar, absorver e apontar sugestões e mudanças, afinal, é uma metodologia que também se estrutura nos pilares de colaboração e cocriação.
É importante ressaltar que o Canvas é uma ferramenta menos formal quando comparado ao Business Plan de uma organização, pois não trata em detalhes cada uma das etapas que acontece dentro do negócio, tal como o Business Plan faz.
Os 9 blocos
Na criação do Canvas, são considerados nove blocos, os quais correspondem às áreas essenciais do negócio. São eles:
- Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
- Segmento de clientes: quais segmentos/tipos de clientes serão foco da sua empresa;
- Canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
- Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
- Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
- Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
- Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
- Fontes de receita: formas de obter receita por meio de propostas de valor.
- Estrutura de custos: custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
Agora que você já conhece essa metodologia e sabe para que ela funciona, confira os Canvas de grandes líderes do mercado.
Confira-os no material abaixo.