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Como aplicar a tecnologia RPA em seu negócio

Com os avanços tecnológicos e a transformação digital acontecendo dentro das empresas, a necessidade em ganhar velocidade, aumentar a produtividade e diminuir os erros, principalmente em atividades operacionais, vem se tornando cada vez mais urgente.

Assim, a tecnologia RPA (Robot Process Automation) está diretamente ligado a essa demanda, aqui vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia e os seus benefícios para as organizações. Você está pronto para conhecer mais sobre automação de processos no seu negócio?

De onde surgiu a tecnologia RPA?

Robot Process Automation, ou apenas RPA, é uma aplicação tecnológica voltada para a automatização dos processos do negócio. Essa ferramenta possibilita que a empresa configure um software, ou um “robô”, para que seja capaz de capturar e interpretar aplicativos, auxiliando em atividades como processar transações, manipular dados, desencadear respostas ou comunicar-se com outros sistemas digitais.

Apesar de utilizar no nome o termo “Automation”, o RPA não deve ser confundido com o Machine Learning – ML ou com a Inteligência Artificial – IA. A RPA pode incluir essas duas tecnologias em seus processos, porém ele é governado por lógicas de negócios e entrada estruturadas, com regras que não se desviam.

O princípio da Robot Process Automation é a utilização de software ou robôs para executar tarefas de rotina, como cadastros, consultas, validações e exportações. Essa tecnologia, basicamente, repete ações humanas, porém de uma forma muito mais rápida e eficiente.

A RPA também possibilita a troca de informações entre sistemas, sem a necessidade de construir uma interface entre eles. Desta forma, ele pode navegar e capturar qualquer informação dentro de diversos aplicativos ou sites.

Como aplicar a tecnologia RPA em seu negócio?

A RPA pode ser utilizado em diferentes segmentos de negócio, com o intuito de otimizar os processos empresariais, principalmente em atividades operacionais.

No setor de atendimento ao cliente, a tecnologia desempenha um papel fundamental, visto que possibilita o registro de um grande volume de dados sem comprometer a agilidade ou eficácia do atendimento.

Porém a RPA pode ser utilizada nas mais diversas aplicações, algumas empresas utilizam, inclusive, para programar o envio de e-mails automáticos ou notificações, outras utilizam para gerar relatórios, tudo vai depender da necessidade da organização.

Essa automação possibilita que os processos sejam realizados em um curto espaço de tempo, diferente da forma manual, que poderia levar meses para a conclusão.

Quais são os principais benefícios da RPA?

Já demonstram algumas formas em que a automação pode beneficiar um negócio, porém essa tecnologia possui um vasto número de vantagens para as organizações que optarem por utilizá-lo junto aos seus processos.

Por isso, listamos aqui alguns desses benefícios:

Padronização dos Processos: A execução de atividades por robôs possibilita a padronização nos procedimentos, sendo este um grande diferencial para a empresa, além de auxiliar na mensuração dos resultados e no controle geral dos cenários, permitindo uma visão macro do negócio.

Otimização dos Processos: A tecnologia também auxilia a tornar os métodos mais eficientes, agilizando os atendimentos e produções, tornando o ambiente mais produtivo.

Diminuição de Erros: O erro é algo inerente ao ser humano, visto que não somos máquinas programadas para executar tarefas de forma repetitiva sem falhar. Porém os sistemas em RPA funcionam exatamente dessa forma, são programados para trabalhar com o máximo de precisão e eficiência.

Redução de Desperdícios e Prejuízos: Uma redução nos erros contribui diretamente para uma queda no número de desperdícios e para a redução dos prejuízos. Procedimentos automatizados garantem não apenas agilidade, mas precisão e eficiência, com garantia dos melhores resultados.

Melhor Aproveitamento do Tempo de sua Equipe: Como um dos principais objetivos da RPA é atuar com precisão nos métodos mais burocráticos, ele libera mais tempo para os profissionais possam se dedicar a outras atividades.

Redução do TMA – Tempo Médio de Atendimento: O tempo de atendimento e resolução das questões de um cliente é essencial para uma boa gestão de atendimento. A entrega de um serviço orientado para o público em tempo hábil é crucial, especialmente nos setores de atendimento direto, como os call centers.

Comunicação Aprimorada: Essa tecnologia pode ser utilizada para gerenciar interações e a comunicação com o público, sendo útil no controle do cronograma de contatos do cliente, ativação de lembretes para que o time acompanhe os processos ou até mesmo alertando-os em caso de queixas.

Melhora da Experiência do Cliente: O valor real de uma ferramenta RPA está em oferecer uma experiência superior ao cliente. Pessoas podem reagir a interações pessoais de várias maneiras, sejam elas positivas ou negativas, dependendo do momento e do agente com que o cliente fala, ele pode ter uma experiência bem diferente.

Qual será o seu próximo passo?

Para se diferenciar no mercado hoje, empresas de qualquer porte precisam alçar objetivos de melhoria do serviço e ganho de eficiência, só assim é possível conquistar a excelência de atendimento e a satisfação plena do cliente.

Toda empresa deve não somente considerar a ideia, mas sim buscar estratégias para implantação de uma ferramenta de automação de processos, agir de forma concisa e contínua para que isso ocorra e lembrar de que sempre é possível otimizar o que se possui, pois a vitória está nos detalhes.

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