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Os principais componentes para o planejamento estratégico de TI

Um planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI) é um documento que detalha os processos abrangentes de gerenciamento de negócios habilitados para tecnologia que uma organização usa para orientar as operações. Ele serve como um guia para a tomada de decisões relacionadas a TI, com tarefas de TI priorizadas e implementadas usando o plano como estrutura.

O plano também ajuda a orientar uma organização à medida que formula sua estratégia geral de TI. Enquanto uma estratégia de TI se concentra em como a TI ajudará o negócio a ter sucesso, um plano estratégico de TI é um roteiro para ajudar a empresa a implementar essas estratégias.

O plano descreve as áreas em que a TI pode contribuir com valor de negócios e onde uma organização pode obter vantagem competitiva fazendo o melhor uso dos recursos de tecnologia.

É importante que a equipe de TI de uma organização conheça suas prioridades e identifique os projetos de TI nos quais a empresa deve investir. De acordo com o Gartner, uma empresa de pesquisa e consultoria em TI, o plano delineia o que deve ser feito, em que prioridade e como o sucesso do plano será medido.

Quais são os componentes de um plano estratégico de TI?

O plano estratégico de TI deve delinear uma declaração de missão que defina o que pretende  ser alcançado e como a estratégia de TI se relaciona com os objetivos de negócios gerais da organização.

Frequentemente, a primeira etapa para criar um plano estratégico de TI eficaz é começar revisando o plano estratégico da organização, o que ajuda a identificar as áreas onde o uso da tecnologia pode melhorar as operações.

Veja a seguir os pontos principais que devem ser considerados ao definir um planejamento estratégico em TI da sua empresa:

Clareza em torno da estratégia de TI de negócios

A maioria das organizações de médio porte não tem certeza de quem é seu principal cliente, seja do ponto de vista demográfico ou, mais importante, do ponto de vista psicográfico.

Eles não têm clareza sobre os benefícios tangíveis e emocionais que seu produto ou serviço oferece que os diferencia da concorrência e os principais motivos pelos quais seus principais clientes continuam voltando.

Em um alto nível, se o seu planejamento estratégico de TI não se alinha com os elementos mais importantes do seu plano de negócios, então você provavelmente irá investir nas coisas erradas ou nos níveis errados e atrair os clientes errados, impedindo-o de executar seus negócios e estratégias.

A estrutura e equipe de TI certas

Na TI, como a maioria das áreas de negócios, vendas, marketing, contabilidade e operações, é necessário trabalho de equipe. No entanto, a maioria das empresas de médio porte não são grandes o suficiente para pagar uma equipe de TI interna totalmente formada por pessoas com todas as competências necessárias.

Em vez disso, a liderança da empresa decide colocar as responsabilidades de uma equipe de TI completa sobre os ombros de um ou de alguns funcionários de TI internos.

Isso, em última análise, leva a grandes problemas que não apenas custam à organização uma quantia significativa de dinheiro, mas também afetam negativamente a reputação da empresa com seus clientes e funcionários.

Devido à falta de experiência e conhecimento em torno de TI, a equipe de liderança também não fornece a supervisão adequada em torno da tecnologia que, em última análise, permite que a empresa opere com eficiência e cresça com inteligência.

Se você não tem certeza de que tem a estrutura e supervisão certas para TI, procure ajuda externa com experiência na formação de equipes de TI.

Um excelente orçamento de TI

O orçamento de TI, como qualquer tipo de orçamento, em sua forma mais simples trata do planejamento de despesas futuras. Depois de ter clareza sobre seus objetivos de curto e longo prazo, só então você pode fazer um orçamento preciso para as despesas de TI e desenvolver um roteiro para garantir o sucesso.

Os dois principais componentes de um processo de orçamento de TI são os custos de compra e os custos de manutenção. Em média, as empresas gastam mais da metade de seus orçamentos de TI na manutenção de sistemas existentes e não em melhorias que promovam seus negócios. Novos sistemas, aplicativos e hardware não têm um custo de aquisição único.

O custo total de propriedade pode incluir os custos para mantê-los, perda de produtividade dos trabalhadores quando eles não trabalham, despesas de treinamento e entre outros. Conforme você adiciona novos sistemas, seu orçamento de TI provavelmente precisará aumentar para acomodar os custos contínuos associados a possuir e operar um novo sistema.

Ao fazer o orçamento de TI, tome suas decisões com cuidado, entendendo o custo total de uma solução, não apenas o custo de adquiri-la. Olhe para tudo!

Gerenciamento e frequência de processos de TI

Em sua empresa, você percebeu a importância de como um bom gerenciamento de processos de negócios estabelece processos claros que otimizam seus resultados. Conforme sua empresa cresceu, você viu como esses processos evoluíram para atender às necessidades em constante mudança.

O gerenciamento de processos de TI é igualmente essencial para atender às necessidades de um ambiente de TI que muda rapidamente. Este processo formal de planejamento de TI é crucial para decidir como selecionar, atualizar, implementar e manter sistemas novos e atuais.

A frequência certa do processo de planejamento varia de uma empresa para outra, mas para empresas que estão crescendo e se transformando, um grande planejamento deve acontecer anualmente com revisões e ajustes a cada seis meses, e para muitas, trimestralmente. Essa frequência pode espelhar os ritmos de planejamento de negócios.

Solid IT Foundation

Durante seus processos de estratégia de TI – antes de se comprometer com projetos de TI que irão promover seu negócio e diferenciá-lo de seus concorrentes – é melhor certificar-se de que você entendeu os fundamentos de TI.

Assim como construir uma casa sobre areia movediça é uma escolha imprudente, pensar que você pode construir e implementar novos recursos em cima de uma infraestrutura de TI fraca é imprudente.

Para manter as coisas estruturadas, certifique-se de estar planejando e forçando o suficiente para manter uma base de TI robusta que possa dar suporte a novas iniciativas estratégicas.

Precisa de ajuda para continuar crescendo? Te apoiamos com o seu planejamento estratégico de TI, conheça nossa jornada de Continuidade em TI.

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