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Como adotar projetos de omnichannel em seu negócio?

Projetos de omnichannel tem como resultado a melhoria nas experiências dos clientes com a sua marca.

Aumentando a satisfação e taxa de conversão dos seus consumidores.

Trata-se de uma estratégia de vendas, marketing e atendimento que usa todos os canais para atrair clientes e aumentar o alcance de uma instituição.

Portanto, através do omnichannel a empresa terá participação mais ativa em toda jornada de compra, oferecendo atendimento eficaz sempre que o cliente precisar.

Se atente a leitura e entenda sobre essa estratégia importante para empresas de todos os portes e segmentos.

O que são projetos de omnichannel

Projetos de omnichannel são estratégias utilizadas para aumentar os canais de comunicação e vendas das empresas para atrair potenciais consumidores.

Além de potencializar o relacionamento com clientes e oferecer atendimentos de qualidade.

Contudo, o objetivo principal parte dos muitos canais integrados e a vontade de oferecer sempre a melhor experiência ao cliente.

São muitas as razões para que as empresas se preocupem e ofereçam aos seus consumidores o melhor.

Muitos desses clientes afirmam que deixariam de comprar com empresas quando a experiência de compra não é boa.

Como o omnichannel melhora a experiência do cliente

A partir do momento que a empresa faz uso do omnichannel, ela passa a mapear todas as informações do cliente, seja de forma online ou offline.

Tudo isso permite que a empresa seja capaz de mapear toda jornada do cliente.

Essa jornada deve ser melhorada por inteiro, indo desde o interesse do cliente pelo produto ou serviço até o momento em que a compra é finalizada.

Aliás, esse ponto pode ser melhorado com o unboxing experience, que nada mais é do que o momento em que o cliente recebe o pedido em casa.

Nesse caso, é válido apostar em embalagens personalizadas, cartões de agradecimentos ou até mesmo brindes para o dia dos pais.

Importância da integração nos projetos de omnichannel

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que demanda atendimentos mais rápidos e cada vez melhores, junto a novos canais de comunicação e opções de compra.

Essa imposição faz do omnichannel uma das principais formas de entender tanta exigência, afinal a experiência do cliente tem que ser aprimorada como um todo.

Uma pesquisa realizada pelo Global Outlook 2021 Report, da Mastercard, aponta que 46% dos brasileiros aumentaram o número de compras em e-commerces durante o período de pandemia.

O Brasil é o país onde mais se faz compras onlines e presenciais, tornando o uso do omnichannel essencial para boa experiência entre todos os ambientes.

Como adotar projetos omnichannel

Adotar esses projetos de omnichannel pode ser uma atividade realizada por empresas de todos os tamanhos e áreas.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

#1 Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia não se trata apenas de práticas para melhorar processos.

Mas sim, para criar oportunidades e modificar a forma das empresas realizarem suas entregas no mercado.

Com base em novos produtos, inovação na gestão do varejo, e até mesmo novos modelos de negócio.

#2 Promova integração entre as equipes

Toda equipe deve ser instruída sobre o funcionamento do omnichannel, sobre o que devem fazer na prática.

Além disso, o time precisa entender a importância dessas estratégias para o desenvolvimento e sobrevivência da empresa.

Onde os líderes transformam a cultura corporativa através de inovações e integrações.

#3 Faça automação de marketing

As automações de marketing melhoram a maneira com que os dados dos clientes são reunidos e armazenados, rastreando todo comportamento do cliente através do canal.

As ferramentas de marketing facilitam a coleta desses dados e fornecem para equipe de forma personalizada.

#4 Padronize a comunicação

Quando uma empresa padroniza a comunicação, a identidade da marca é fortalecida.

Ajudando a aumentar a confiança dos consumidores e ainda, fazendo com que o negócio seja bem mais competitivo em meio aos seus concorrentes.

Esse processo demonstra maior qualidade em produtos e serviços, sem esquecer da excelência no atendimento.

#5 Identifique os melhores canais

Analise quais são os canais usados pela empresa e planeje uma integração para todos.

É importante saber quais os preferidos do seu público (telefone, chat direto, WhatsApp, Facebook).

As informações podem ser obtidas através de questionários  para saber qual a preferência de todos.

Lembre-se de incluir pontos de contato aos setores da organização que vão da equipe de vendas ao chat online quando houver.

Empresas que investem nessas mudanças conseguem evoluir no mercado e criar diferenciais competitivos.

Ademais, o projeto de omnichannel é um dos termos mais falados em dias atuais, e vem ganhando força no varejo tradicional.

Afinal a forma de consumir vem sofrendo grandes mudanças.

É fato que existem muitas formas de se conectar aos canais e novidades da empresa.

O que você precisa saber sobre omnichannel? Venha descobrir!

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