Insights para sua Transformação Digital

Como a realidade digital pode transformar o hoje?

O impacto futuro das tecnologias de realidade imersiva, aumentada, virtual e mista – coletivamente chamadas de Realidade Digital – será tão monumental para nossa sociedade quanto os computadores pessoais, a internet e os smartphones. Além disso, essas experiências digitais transformarão a maneira como interagimos com a tecnologia por meio do uso de sensores, gestos, voz, contexto e conteúdo digital.

A realidade digital não apenas facilita o uso de dados e melhora a produtividade, essas tecnologias também podem transformar produtos e serviços ou aumentar a amplitude e a profundidade de sua proposta de valor para clientes e funcionários – independentemente do setor.

Por que a realidade digital se tornou importante?

A evolução da realidade aumentada e da realidade virtual atingiu um ponto crítico, com a adoção corporativa superando a demanda do consumidor. Os líderes de mercado agora estão mudando seu foco de soluções de provas de conceito e ofertas de nicho para soluções e estratégias totalmente implementadas que fazem uma diferença tangível para seus negócios.

Por que é diferente agora em comparação com 5 ou 10 anos atrás? Em primeiro lugar, muitas das coisas iniciais previstas por tantos usuários agora tem uma previsão de possibilidade. Várias coisas mudarão drasticamente as oportunidades e o potencial de RA (Realidade Aumentada)  e VR (Realidade Virtual) no futuro próximo envolvem:

  • 5G – Os benefícios de uma transferência de dados maior e mais rápida aumentaram muito as possibilidades de conteúdo AR e VR “em movimento” devido a uma potencial melhoria de 50x na latência.
  • IA  – A Inteligência Artificial muda a maneira como a tecnologia se relaciona conosco. Aplicativos intuitivos, soluções que podem aprender e que se projetam a cada segundo.
  • Tempo de contato – O uso de dispositivos digitais continuará a explodir à medida que mais e mais pessoas os usam para mais experiências de vida. Estratégias de aprendizagem criativas e eficazes se beneficiarão dessa conectividade por meio de aprendizagem colaborativa e desenvolvimento de co-criação de conteúdo.


Por causa de todas essas melhorias que virão em um futuro próximo, a realidade virtual e a realidade aumentada se tornarão mais acessíveis à medida que novos fones de ouvido surgirem para fornecer uma experiência imersiva em uma nova escala e com menos despesas. Os fones de ouvido sem fio liberaram o usuário para explorar o mundo (tanto o virtual quanto o físico) de maneiras novas e diferentes.

Como as empresas podem começar com a realidade digital?

Até agora, poucas empresas comercializam e profissionalizaram totalmente suas iniciativas de realidade digital. A maioria das empresas ainda está focada em aprender mais sobre essas soluções e pesquisar o crescente mercado de RA / VR.

Veja quais são os passos preliminares para estabelecer a base para projetos maiores de realidade digital:

Familiarize-se com a tecnologia

Os conjuntos de habilidades de TI tradicionais oferecem muito pouco valor prático para aqueles que trabalham com RA, VR, 360 ° e tecnologias imersivas. As organizações podem usar esta oportunidade para aprimorar as habilidades e aumentar o foco em tecnologias novas e em desenvolvimento.

Centralize o conhecimento ou crie projetos em tecnologias de imersão

Frequentemente vemos que diferentes departamentos na mesma empresa desenvolvem individualmente pilotos e protótipos dentro de DR, sem hardware, software ou alinhamento de segurança.

Procure casos de uso relevantes de realidade digital

Indústrias, empresas e agências governamentais começaram a identificar casos de uso e testar tecnologias de realidade digital e, em certos casos, estão avançando para implementações de produção. 

Mas para ter sucesso a longo prazo com essas iniciativas, a empresa deve enfatizar o caso de negócios envolvidos. Sim, você pode encontrar um caso de uso legal e impressionante por alguns dias.

Mas para que a Realidade Digital cumpra a promessa de ser uma tecnologia transformadora, precisamos nos esforçar para identificar os casos de uso que estão mais próximos do negócio principal e não apenas projetos temporários.

Quais são os próximos passos?

A realidade digital pode mudar a maneira como os humanos se conectam aos dados e ao mundo ao seu redor. Hoje, as tecnologias de realidade digital mostram potencial além do mercado consumidor, com potencial para se estender por todo o mundo corporativo. 

As empresas devem considerar o investimento em infraestrutura e no desenvolvimento de novos modelos operacionais para melhorar a integração, profissionalizar e apoiar a adoção de tecnologias de realidade digital.

O tempo parece pronto para uma ampla gama de profissionais de negócios – de designers de produtos a estrategistas de TI e muito mais – reconhecer o potencial transformador da realidade digital e colocar a tecnologia em uso onde realmente importa.

Como em todas as iniciativas de desenvolvimento, existem problemas reais relacionados à escolha de tecnologia, segurança, integração de núcleo, entrega em nuvem, disponibilidade, manutenção e acesso para resolver. 

A tecnologia de realidade digital continua a evoluir dia a dia, mas as empresas estão prontas para essa nova realidade?

Gostou do que foi discutido por aqui? Aproveite o nosso conteúdo e leia também sobre Realidade virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): Uma visão geral.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: