Insights para sua Transformação Digital

Transformação Digital: 6 tendências para 2023

A transformação digital é um processo que envolve a utilização de tecnologias digitais para melhorar e otimizar os processos de negócio. Essa transformação tem sido cada vez mais importante para as empresas em todo o mundo.

Uma vez que permite que elas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e aos novos comportamentos dos consumidores. Para 2023, podemos esperar um aumento na adoção de tecnologias digitais e novas tendências.

E elas irão impactar a maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes.  Neste artigo, exploramos seis tendências de transformação digital que devem ser observadas a partir deste ano. Confira!

6 tendências de transformação digital para 2023

#1 Hiper Automação

A hiper automação é uma tendência que envolve a automatização de processos de negócios por meio de diversas tecnologias. Como inteligência artificial, machine learning e robótica.

A ideia é que as empresas possam automatizar processos de negócios em grande escala, para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço.

#2 Forte presença e expansão da inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Desde a automação de processos, até o reconhecimento de padrões por meio da análise de dados, é possível implementar e usufruir dos benefícios que essa tecnologia oferece.

Além disso, vale destacar que ela está sendo adotada em diversos setores: desde o marketing e vendas, passando pelo serviço ao cliente até as finanças.

#3 Process Mining

O process mining é uma técnica que envolve a análise de dados de processo para identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização. Em 2023, espera-se que o processo de mineração se torne cada vez mais importante para as empresas que desejam melhorar a eficiência dos processos de negócios.

As soluções devem ser usadas em áreas como gerenciamento de cadeia de suprimentos, gerenciamento de atendimento ao cliente e gerenciamento de processos internos. Outro ponto importante é a capacidade que ele tem de gerar insights sobre os processos, permitindo que as empresas façam melhorias estratégicas em uma velocidade absurda.

Para melhor aproveitamento do process mining é válido investir em profissionais variados da empresa. Oferecendo o business school como forma de expandir conhecimentos a mais colaboradores.

Isso garante um melhor aproveitamento tanto do process mining, quanto de outras soluções tecnológicas que podem ser adotadas.

#4 Soluções low-code/no-code

Low-code e no-code são plataformas que permitem que as empresas criem aplicações sem a necessidade de codificação. Essas soluções foram desenvolvidas para facilitar e agilizar o desenvolvimento de software, pois é possível criar aplicativos com apenas alguns cliques.

Por esse motivo, elas tornaram-se cada vez mais populares entre os líderes de tecnologia das empresas. O Low-code é ideal para empresas que tenham um alto volume de desenvolvimento de soluções.

Já que permitem aos usuários aproveitar a capacidade de personalização do código, além de reduzir os custos e o tempo necessário para desenvolver uma solução. Já o No-code é recomendado para empresas que precisam criar soluções simples.

Ele permite que usuários com pouca ou nenhuma experiência na área tenham um razoável nível de controle sobre o processo de criação de aplicações. Uma vez que não envolve escrever linhas de códigos. Em 2023, essa tendência deve se fortalecer.

Pois as empresas estão cada vez mais investindo em soluções low-code/no-code para agilizar o desenvolvimento e a implementação de novas ideias.

#5 Modelo Distributed Cloud

O modelo Distributed Cloud é uma evolução da computação em nuvem que permite aos usuários otimizar o desempenho do serviço e reduzir os custos de armazenamento.

Isso porque ele distribui os dados em diferentes regiões, permitindo que as empresas usem servidores locais para processar seus dados.

Esse modelo tem como principal vantagem o fato de permitir que as empresas melhorem seu desempenho global enquanto mantêm ferramentas e infraestrutura de baixo custo. Além disso, também oferece maior segurança aos usuários com o armazenamento criptografado dos dados.

Em 2023, espera-se que mais empresas invistam nesse modelo, principalmente aquelas que necessitam de alta disponibilidade para os serviços prestados.

Isso porque o Distributed Cloud possibilita melhorar o desempenho em larga escala, enquanto reduzindo significativamente os custos de armazenamento. Assim, as empresas poderão obter a máxima eficiência com o menor custo possível.

#6 Experiências digitais para retenção de profissionais

A retenção de talentos é uma questão importante para todas as empresas. E, em 2023, esperamos ver uma maior ênfase na criação de experiências digitais para manter os profissionais engajados e motivados.

Essas experiências digitais podem incluir:

  • Treinamentos online,
  • Plataformas de comunicação interna,
  • Ferramentas de colaboração,
  • E outras soluções digitais que ajudem os funcionários a se conectar e se envolver com a empresa.

Além disso, as empresas também podem usar tecnologias como realidade virtual e aumentada para criar experiências de treinamento imersivas e envolventes.

O que pode ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários e melhorar a retenção de talentos. Nos próximos anos, as experiências digitais ocuparão o primeiro lugar na lista de motivos para se trabalhar em uma empresa, além de afetar a retenção.

Cada vez mais os colaboradores irão buscar locais que oferecem vantagens e se preocupam com saúde mental. Assim, home office ou modelo híbrido, benefícios além de salários, flexibilidade de horário com ponto eletrônico digital e possibilidade de crescimento serão pontos de atração e retenção.

Em resumo, a transformação digital continuará sendo uma tendência importante nos próximos anos. E as empresas que desejam manter sua vantagem competitiva devem estar atentas às tendências emergentes.

Inclusive, a transformação digital melhora a experiência do consumidor e destaca as empresas que investem na criação de experiências digitais únicas para seus clientes. Ao adotar essas tendências, as empresas podem melhorar a eficiência dos processos de negócios.

Bem como aumentar a sua produtividade, criar soluções personalizadas de negócios e manter os funcionários motivados e engajados. Com essas mudanças, as empresas estarão bem posicionadas para competir em um mercado cada vez mais digital e tecnológico.

Gostou do que foi discutido aqui hoje? Qual dessas tendências de transformação digital você mais gostou de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: