Insights para sua Transformação Digital

7 principais tecnologias adotadas pelas empresas

O mundo dos negócios está sempre acelerado e em frequente evolução. Com isso, as empresas buscam constantemente tecnologias que possam ajudá-las a aumentar sua produtividade, otimizar seus processos e melhorar sua eficiência.

Atualmente, as tecnologias estão se desenvolvendo a uma velocidade tão grande que as empresas precisam estar sempre atualizadas para se manterem competitivas.

Pois sempre surge algo novo que pode mudar a maneira de operar. Nesse sentido, vamos explorar sete tecnologias que estão sendo amplamente adotadas pelas empresas para melhorar seus processos de negócios. Confira!

7 principais tecnologias adotadas pelas empresas

#1 Bots

Os bots são um tipo de software que são capazes de executar tarefas repetitivas automaticamente. Eles são particularmente úteis em áreas como atendimento ao cliente e automação de marketing, onde podem ajudar a reduzir a carga de trabalho dos funcionários.

Os bots podem ser programados para responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos e serviços, e até mesmo realizar vendas. Eles podem ser usados em várias plataformas, incluindo sites, redes sociais e aplicativos de mensagens.

#2 ERPs e CRMs

ERPs (Enterprise Resource Planning) e CRMs (Customer Relationship Management) são sistemas de software que ajudam as empresas a gerenciarem seus processos de negócios e relacionamentos com clientes.

Esses sistemas são capazes de integrar diversas funções de negócios em um único sistema, permitindo o gerenciamento completo de forma mais eficiente.

O ERP é principalmente utilizado para o controle financeiro, com acompanhamento dos investimentos financeiros e dos dados fiscais e contábeis da organização.

Já o CRM é usado para gerenciar as interações com os clientes, incluindo vendas, marketing e suporte ao cliente. Ambos os sistemas têm a capacidade de interligar várias áreas da empresa para serem controladas de maneira integrada.

O ERP pode ser usado, por exemplo, para gerenciar o inventário, as contas a pagar e os recursos humanos. O CRM, por sua vez, é usado para gerenciar as informações dos clientes, como endereços de e-mail, números de telefone e dados demográficos.

#3 Criptografia

A segurança da informação é uma grande preocupação para as empresas, especialmente com o aumento das ameaças e ataques cibernéticos.

As informações recebidas ou enviadas devem ser protegidas com criptografia de ponta. Isso inclui desde notificação com validade jurídica até preenchimento de formulários com dados pessoais dos funcionários e clientes.

A criptografia é usada para proteger informações confidenciais, como senhas, informações financeiras e informações pessoais. A criptografia de ponta a ponta é particularmente importante para garantir que as informações permaneçam seguras durante a transmissão.

Ela fornece um nível de segurança extra e impede que os dados confidenciais caiam nas mãos erradas. É vital para as empresas proteger seus dados e evitar problemas sérios de privacidade, como violações de dados, roubo de identidade e vazamento de dados de clientes.

O que vai contra as diretrizes da LGPD. Acompanhe também: Como elaborar um plano de adequação para LGPD?

#4 Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem permite que as empresas armazenem e acessem dados em servidores remotos pela internet. Isso significa que as empresas podem acessar seus dados de qualquer lugar, a qualquer momento.

E também compartilhar informações com colegas de trabalho e parceiros de negócios.Além disso, o armazenamento em nuvem pode ser escalado facilmente para atender às necessidades das empresas em constante crescimento.

Com o armazenamento em nuvem, as empresas não precisam se preocupar com a manutenção de servidores físicos e também podem economizar custos.

#5 Big Data

Com o aumento do volume de dados gerados pelas empresas, a análise de big data torna-se cada vez mais importante. O big data refere-se à análise de grandes conjuntos de dados para extrair insights e informações valiosas.

As empresas podem usar o big data para entender melhor seus clientes, otimizar seus processos de negócios e tomar decisões mais assertivas.O big data é especialmente útil em setores como marketing, finanças e saúde, onde grandes quantidades de dados são gerados diariamente.

Com ferramentas de análise de big data, as empresas podem identificar padrões e tendências em seus dados e usar essas informações para melhorar seus negócios.

Além disso, o big data também pode ser usado para aprender com os erros passados ​​e prever possíveis problemas futuros. Isso permite que as empresas se preparem para possíveis riscos e mantenham-se competitivas no mercado.

Assim, o uso do big data pode fornecer às empresas uma vantagem competitiva significativa, evoluindo a cultura dos dados. Confira também: Como a cultura de dados está transformando negócios?

#6 Machine Learning

O machine learning é uma técnica de inteligência artificial que permite que os sistemas aprendam e se adaptem automaticamente com base em dados.

As empresas podem usar o machine learning para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a precisão de seus processos. Por exemplo, o machine learning pode ser usado para prever a demanda futura de produtos, melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e personalizar a experiência do cliente.

À medida que as empresas acumulam mais dados, o machine learning pode ser usado para refinar ainda mais seus processos de negócios.

#7 Blockchain

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que as informações sejam armazenadas de forma segura e imutável.  Ele é frequentemente associado às criptomoedas, mas também é usado em outras áreas, como cadeia de suprimentos e votação eletrônica.

Com o blockchain, as empresas podem criar registros transparentes e confiáveis de transações e processos de negócios. Isso pode ajudar a aumentar a confiança e a transparência entre as partes envolvidas e reduzir a necessidade de intermediários.

Além disso, o blockchain também oferece aos usuários um nível de privacidade superior, uma vez que as informações confidenciais são criptografadas e armazenadas em blocos. Isso significa que elas são ilegíveis a qualquer um que não possa decifrá-las.

Como você pode ver, existem muitas tecnologias importantes que as organizações podem usar para gerenciar seus negócios.  Conforme as empresas adotam essas tecnologias, elas se tornam mais eficientes, mais competitivas e mais preparadas para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.

Gostou do artigo de hoje? Qual dessas tecnologias chamou mais sua atenção? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: