Insights para sua Transformação Digital

Realidade virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): Uma visão geral

Os termos “realidade virtual” e “realidade aumentada” são muito usados. Fones de ouvido de realidade virtual, como Oculus Quest ou Valve Index, e aplicativos e jogos de RA, como Pokémon Go, ainda são extremamente populares. Eles soam semelhantes e, à medida que as tecnologias se desenvolvem, acabam se misturando  um pouco. Porém são dois conceitos muito diferentes, com características que os distinguem prontamente um do outro.

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) têm um potencial empolgante no futuro dos jogos, marketing, e-commerce, educação e muitos outros campos que abrangem a nossa convivência. Ambas as tecnologias são conhecidas por sua experiência enriquecida que reúne um mundo virtual e o real com visuais 3D aprimorados.

Embora seja fácil misturar os dois, existem algumas diferenças significativas. Neste artigo, abordaremos esses conceitos e apresentaremos as suas evoluções e diferenças. Acompanhe a leitura e conheça-as!

O que é Realidade Aumentada (AR)?

Quase qualquer pessoa com um smartphone pode ter acesso à realidade aumentada, tornando-a mais eficiente do que a RV como ferramenta de e jogos. Assim, a RA transforma o mundo físico e mundano em um mundo colorido e visual, projetando imagens e personagens virtuais por meio da câmera de um telefone ou visualizador de vídeo.

A realidade aumentada é apenas um acréscimo à experiência de vida real do usuário. Por exemplo, já citado em nossa discussão, é o jogo Pokémon, que usa a câmera e localização do dispositivo para a “captura” de criaturinhas no espaço real.

O que é Realidade Virtual (VR)?

A realidade virtual leva esses mesmos componentes a outro nível, produzindo uma simulação inteiramente gerada por computador de um mundo alternativo. Ou seja, essas simulações imersivas podem criar quase qualquer visual ou local imaginável para o jogador, usando equipamentos especiais como computadores, sensores, fones de ouvido e luvas.

Ótimos exemplos de VR são os produtos já anunciados pela Meta (antigo Facebook). Além disso, como apontado pelo WCCFTech, junto com essa mudança de marca, é esperado também o lançamento de um novo óculos de realidade virtual da empresa. 

O “tal” óculos é o Project Cambria, um headset compatível com o Oculus Quest. A peça utiliza câmeras com tecnologia de VR de última geração para fazer rastreamento facial em tempo real, terá realidade aumentada em alta resolução e deve ser lançada em 2022.

Qual a diferença entre as duas?

A realidade virtual e a realidade aumentada realizam duas coisas muito diferentes, apesar dos designs semelhantes de seus dispositivos. Assim, a RV substitui a realidade, levando você para outro lugar. 

A RA adiciona à realidade, projetando informações sobre o que você já está vendo. Ambas são tecnologias poderosas que ainda não deixaram sua marca junto aos consumidores, mas prometem muito. Dessa forma, elas podem mudar completamente a forma como usaremos os computadores no futuro.

Portanto, é importante entender que em cenários cada vez mais dinâmicos, as tecnologias são superadas a cada dia, com novidades que ultrapassam os dispositivos antigos — que não são tão antigos assim —, provocando mudanças e aprendizados constantes, para as pessoas e também para o mercado como um todo.

Então, a realidade aumentada e virtual alavancam essas inovações e tornam-se aliadas funcionais quando o assunto é transformação digital em empresas e negócios.

Interessado em aprender mais sobre a transformação digital? A Introduce fornece consultoria em transformação digital e serviços de consultoria em tecnologia para empresas. Contate-nos hoje e faça a sua consultoria!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Google Workspace: Beneficios para gestão de home office

Você precisa de uma solução segura, fácil de usar e adaptada ao trabalho remoto? Conheça os benefícios que você pode ter ao implementar o Google Workspace para os seus times remotos. O Google Workspace possui aplicativos de videochamadas, edição de documentos e armazenamento de documentos em nuvem.

Leia Mais »