Insights para sua Transformação Digital

(HaaS) Hardware como serviço – O que é e quais os benefícios?

A prática de terceirizar atividades em uma empresa para otimizar os recursos não é nenhuma novidade. Porém, atualmente, isso tem sido adotado com ainda mais frequência pelas empresas, ganhando novas roupagens e novos conceitos, principalmente no contexto de Transformação Digital que as empresas estão vivenciando.

 

 

Assim, o modelo “como serviço” vem sendo aplicado às diversas soluções que uma empresa contrata de terceiros no âmbito de TI. Isso pode incluir toda infraestrutura do sistema de TI, softwares específicos e até a locação de serviços de hardware.

 

 

Nesse momento, muitas empresas têm apostado nas soluções IAAS (Infraestrutura como Serviço ) para manter seus servidores em nuvem, já que oferece maiores vantagens em comparação aos servidores físicos, gerando mais economia e expandido as funcionalidades.

 

 

Entretanto, para algumas empresas, ainda é preciso manter alguns equipamentos físicos dentro da organização, principalmente nas que estão funcionando de modo híbrido ou nas de pequeno e médio porte.

 

 

Em ambos os casos, o uso de HaaS (Hardware como Serviço) é uma facilidade que ajuda a empresa em qualquer modo de operação, podendo funcionar tanto na terceirização de equipamentos, quando necessário, como em conjunto com o IAAS, na solicitação e instalação de hardware em nuvem.

 

 

Continue a leitura e entenda o que é o modelo HaaS e de que forma pode ser uma solução para a sua empresa.

 

 

O que é HaaS?

 

 

O modelo HaaS é uma forma de negócio inovador voltado, a princípio, para a distribuição e comercialização de equipamentos de TI, sem necessidade de compra desses equipamentos. Nesse caso, em vez de investirem capital em equipamentos caros e que precisam de constante atualização, as empresas adquirem pacotes de fornecedores, que incluem equipamentos, instalação, configuração, manutenção e suporte técnico.

 

 

No que se refere a equipamentos tecnológicos, que a cada ano surgem versões mais atualizações, a empresa fornecedora fica responsável por todo esse gerenciamento, incluindo as devidas trocas, sempre que necessário, por aparelhos mais atualizados, o que é uma super vantagem, já que além de não precisar investir capital em produtos caros que logo ficarão obsoletos, a empresa pode contar com produtos de última geração de qualidade, pagando apenas um valor fixo mensal que não vai gerar impactos significativos em suas finanças.

 

 

Embora a proposta inicial do modelo HaaS seja o fornecimento de equipamentos físicos, atualmente, com a revolução do Cloud Computing, esse cenário mudou, possibilitando a contratação e a disponibilização do hardware remotamente pela nuvem.

 

 

Isso facilita muito o processo de Transformação Digital das empresas e acaba sendo o principal atrativo para a adesão, pois oferece muita praticidade, agilidade e flexibilidade, além de otimizar os processos. Tudo que uma empresa ingressante na era digital precisa para acompanhar o ritmo do mundo atual.

 

 

Pensando em toda a potencialidade que o modelo HaaS oferece, seja no modo remoto ou físico, o objetivo é fornecer soluções para atender as necessidades operacionais, táticas e estratégicas da empresa. Isso pode incluir o fornecimento de equipamentos tecnológicos, como computadores, tablets, smartphones, impressoras, equipamentos de rede e fornecimento de ferramentas de hardware em nuvem, como armazenamento e processamento, por exemplo.

 

 

Trata-se, portanto, da disponibilização de vários recursos robustos que dão suporte as atividades organizacionais.

 

 

Quais são os benefícios do uso de HaaS?

 

 

O modelo HaaS vai além da simples contratação de serviços para fornecimento de ferramentas ou expansão de recursos. Trata-se de prover soluções que viabilizem o bom andamento do negócio e, consequentemente, atendam aos objetivos globais da organização. Tais soluções têm como vantagens:

 

 

Redução de custos

 

 

Uma das principais características facilitadoras do modelo HaaS é a redução de despesas com instalação e manutenção de equipamentos, já que não é necessário investir na compra desses itens ou no treinamento da equipe para realizar o gerenciamento e manutenção, mas apenas pagar um valor mensal para obter esses serviços por meio de terceiros.

 

 

Isso libera mais fluxo de caixa, capital de giro e tempo para atender às outras necessidades da empresa, o que só aumenta o retorno feito sobre esses investimentos.

 

 

Escalabilidade 

 

 

O fornecimento ocorre de acordo com as necessidades do cliente, que paga apenas pelo que utiliza. Assim, conforme a empresa cresce e as demandas e necessidades mudam, é possível ajustar o serviço de suporte com o fornecedor, solicitando maior capacidade de armazenamento e processamento na infraestrutura em nuvem, por exemplo.

 

 

No caso dos equipamentos físicos, é possível realizar a troca de equipamentos obsoletos ou que não atendam mais às necessidades da empresa por outros mais atualizados.

 

 

Produtividade

 

 

Uma vez que as complexidades operacionais e custos com equipamentos não são um fator de preocupação, a organização aumenta sua produtividade, utilizando menos tempo, dinheiro e mão de obra para uma quantidade maior de atividades.

 

 

Facilidade de manutenção e suporte

 

 

A manutenção e suporte são feitos de forma contínua e com qualidade, sem que a empresa se preocupe com a solução de problemas técnico. Como as ferramentas de hardware fornecidas são de alta capacidade técnica, as falhas são reduzidas e os processos são otimizados.

 

 

Segurança

 

 

Para atender às necessidades das empresas, os fornecedores são obrigados a ter certificações internacionais que comprovem o alinhamento de suas práticas de segurança com as diretrizes testadas e aprovadas globalmente. Isso diminui a vulnerabilidade dos sistemas e, consequentemente, as chances de ataques cibernéticos.

 

 

Qualidade e atualização

 

 

Com as soluções HaaS, a empresa conta com as ferramentas mais atualizadas do mercado, sempre que necessário, podendo acompanhar as mudanças tecnológicas, manter-se atualizada e evitar menos falhas nos sistemas.

 

 

Por que utilizar HaaS?

 

 

Na era digital, é imperativo pensar em reduzir custos desnecessários e tempo dedicado a tarefas maçantes. O uso do modelo HaaS vem para solucionar esse tipo de problema, não só por tornar os custos mais previsíveis e gerenciáveis, mas por elevar significativamente o potencial do negócio.

 

 

Entretanto, escolher qual o tipo de HaaS mais adequado para a empresa é uma tarefa que exige planejamento e estratégia.

 

 

Gostou do conteúdo de hoje? Acrescente também a sua leitura o texto Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOps).

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: