A prática de terceirizar atividades em uma empresa para otimizar os recursos não é nenhuma novidade. Porém, atualmente, isso tem sido adotado com ainda mais frequência pelas empresas, ganhando novas roupagens e novos conceitos, principalmente no contexto de Transformação Digital que as empresas estão vivenciando.
Assim, o modelo “como serviço” vem sendo aplicado às diversas soluções que uma empresa contrata de terceiros no âmbito de TI. Isso pode incluir toda infraestrutura do sistema de TI, softwares específicos e até a locação de serviços de hardware.
Nesse momento, muitas empresas têm apostado nas soluções IAAS (Infraestrutura como Serviço ) para manter seus servidores em nuvem, já que oferece maiores vantagens em comparação aos servidores físicos, gerando mais economia e expandido as funcionalidades.
Entretanto, para algumas empresas, ainda é preciso manter alguns equipamentos físicos dentro da organização, principalmente nas que estão funcionando de modo híbrido ou nas de pequeno e médio porte.
Em ambos os casos, o uso de HaaS (Hardware como Serviço) é uma facilidade que ajuda a empresa em qualquer modo de operação, podendo funcionar tanto na terceirização de equipamentos, quando necessário, como em conjunto com o IAAS, na solicitação e instalação de hardware em nuvem.
Continue a leitura e entenda o que é o modelo HaaS e de que forma pode ser uma solução para a sua empresa.
O que é HaaS?
O modelo HaaS é uma forma de negócio inovador voltado, a princípio, para a distribuição e comercialização de equipamentos de TI, sem necessidade de compra desses equipamentos. Nesse caso, em vez de investirem capital em equipamentos caros e que precisam de constante atualização, as empresas adquirem pacotes de fornecedores, que incluem equipamentos, instalação, configuração, manutenção e suporte técnico.
No que se refere a equipamentos tecnológicos, que a cada ano surgem versões mais atualizações, a empresa fornecedora fica responsável por todo esse gerenciamento, incluindo as devidas trocas, sempre que necessário, por aparelhos mais atualizados, o que é uma super vantagem, já que além de não precisar investir capital em produtos caros que logo ficarão obsoletos, a empresa pode contar com produtos de última geração de qualidade, pagando apenas um valor fixo mensal que não vai gerar impactos significativos em suas finanças.
Embora a proposta inicial do modelo HaaS seja o fornecimento de equipamentos físicos, atualmente, com a revolução do Cloud Computing, esse cenário mudou, possibilitando a contratação e a disponibilização do hardware remotamente pela nuvem.
Isso facilita muito o processo de Transformação Digital das empresas e acaba sendo o principal atrativo para a adesão, pois oferece muita praticidade, agilidade e flexibilidade, além de otimizar os processos. Tudo que uma empresa ingressante na era digital precisa para acompanhar o ritmo do mundo atual.
Pensando em toda a potencialidade que o modelo HaaS oferece, seja no modo remoto ou físico, o objetivo é fornecer soluções para atender as necessidades operacionais, táticas e estratégicas da empresa. Isso pode incluir o fornecimento de equipamentos tecnológicos, como computadores, tablets, smartphones, impressoras, equipamentos de rede e fornecimento de ferramentas de hardware em nuvem, como armazenamento e processamento, por exemplo.
Trata-se, portanto, da disponibilização de vários recursos robustos que dão suporte as atividades organizacionais.
Quais são os benefícios do uso de HaaS?
O modelo HaaS vai além da simples contratação de serviços para fornecimento de ferramentas ou expansão de recursos. Trata-se de prover soluções que viabilizem o bom andamento do negócio e, consequentemente, atendam aos objetivos globais da organização. Tais soluções têm como vantagens:
Redução de custos
Uma das principais características facilitadoras do modelo HaaS é a redução de despesas com instalação e manutenção de equipamentos, já que não é necessário investir na compra desses itens ou no treinamento da equipe para realizar o gerenciamento e manutenção, mas apenas pagar um valor mensal para obter esses serviços por meio de terceiros.
Isso libera mais fluxo de caixa, capital de giro e tempo para atender às outras necessidades da empresa, o que só aumenta o retorno feito sobre esses investimentos.
Escalabilidade
O fornecimento ocorre de acordo com as necessidades do cliente, que paga apenas pelo que utiliza. Assim, conforme a empresa cresce e as demandas e necessidades mudam, é possível ajustar o serviço de suporte com o fornecedor, solicitando maior capacidade de armazenamento e processamento na infraestrutura em nuvem, por exemplo.
No caso dos equipamentos físicos, é possível realizar a troca de equipamentos obsoletos ou que não atendam mais às necessidades da empresa por outros mais atualizados.
Produtividade
Uma vez que as complexidades operacionais e custos com equipamentos não são um fator de preocupação, a organização aumenta sua produtividade, utilizando menos tempo, dinheiro e mão de obra para uma quantidade maior de atividades.
Facilidade de manutenção e suporte
A manutenção e suporte são feitos de forma contínua e com qualidade, sem que a empresa se preocupe com a solução de problemas técnico. Como as ferramentas de hardware fornecidas são de alta capacidade técnica, as falhas são reduzidas e os processos são otimizados.
Segurança
Para atender às necessidades das empresas, os fornecedores são obrigados a ter certificações internacionais que comprovem o alinhamento de suas práticas de segurança com as diretrizes testadas e aprovadas globalmente. Isso diminui a vulnerabilidade dos sistemas e, consequentemente, as chances de ataques cibernéticos.
Qualidade e atualização
Com as soluções HaaS, a empresa conta com as ferramentas mais atualizadas do mercado, sempre que necessário, podendo acompanhar as mudanças tecnológicas, manter-se atualizada e evitar menos falhas nos sistemas.
Por que utilizar HaaS?
Na era digital, é imperativo pensar em reduzir custos desnecessários e tempo dedicado a tarefas maçantes. O uso do modelo HaaS vem para solucionar esse tipo de problema, não só por tornar os custos mais previsíveis e gerenciáveis, mas por elevar significativamente o potencial do negócio.
Entretanto, escolher qual o tipo de HaaS mais adequado para a empresa é uma tarefa que exige planejamento e estratégia.
Gostou do conteúdo de hoje? Acrescente também a sua leitura o texto Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOps).