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Como escolher a melhor solução de backup para sua empresa

Proteger os dados de sua empresa não é opcional. Para decidir como fazer isso, você deve não só avaliar as muitas opções, mas também ponderar os riscos e o retorno de cada uma delas.
Escolher um serviço que apresente boas soluções de backup corporativos não é tarefa fácil para o profissional de TI.
Sabendo da importância da tecnologia e da segurança dos dados nos ambientes empresariais, elencamos os 5 itens que as melhores soluções de backup corporativo devem ter. Confira o que avaliar e escolha já o melhor serviço de backup para sua empresa!

1. Recuperação de desastres e continuidade de negócios

PMEs podem colocar em prática qualquer estratégia de proteção de dados e alcançar a recuperação de desastres e a continuidade dos negócios, para isso a ferramenta de backup deve ter as opções de fazer backups online e off-line, do estado do sistema dos servidores, salvar dados em mídias removíveis, storages, bibliotecas de armazenamento de dados e na nuvem.
Uma ferramenta de backup deve garantir que seus dados estejam totalmente protegidos e disponíveis dentro e fora da empresa. Isso permite que você consiga recuperar seus dados em caso de um desastre da maneira mais adequada e rápida possível.

2. Certificações e reputação do fornecedor

Quem presta o serviço de backup para empresas deve ter, além de uma ótima estrutura, as certificações necessárias para suas operações.
Ter a documentação em dia e apresentá-la de forma clara ao cliente, que no caso é sua empresa, mostra a seriedade do prestador de serviço.
E por isso é importante perguntar e verificar as informações. Além disso, busque fazer uma pesquisa sobre o atendimento de suporte do fornecedor e sua reputação no mercado.

3. Compatibilidade

Hoje é muito difícil uma empresa ter apenas servidores Linux ou servidores Windows. Com a demanda e o crescimento tecnológico muitas empresas possuem um ambiente heterogêneo em sua plataforma de servidores.
Quando você estiver escolhendo uma ferramenta de backup, certifique-se que essa ferramenta é compatível com todo o seu parque de máquinas que será necessário fazer backup.  Certifique-se também, que o ERP e o banco de dados de sua empresa terão total integração com essa ferramenta de backup, bem como as demais aplicações vitais em sua empresa.

4. Criação de políticas e estratégias de backup

Toda empresa precisa de uma política e estratégia de backup e restore dos dados. Um backup que não é testado e restaurado em uma base de testes não pode ser considerado íntegro e funcional.
Um software de backup precisa conter no mínimo 3 tipos de estratégias de execução para que o administrador de dados consiga realizar uma política aplicável e uma estratégia segura que permita um restore ágil e confiável.
As estratégias são as seguintes:

  • Backup Full ou Completo: É o mais básico e completo. Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia.
  • Backup Incremental: O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo.
  • Backup Diferencial: A operação de backup diferencial é semelhante a um incremental na primeira vez em que é realizada, na medida em que irá copiar todos os dados alterados desde o backup anterior.

5. Acordo de níveis de serviço

O Service Level Agreemente (SLA) ou Acordo de Nível de Serviço (ANS) é um ponto fundamental a ser trabalhado pelo responsável por contratar um serviço de backup corporativo.
O acordo feito com o fornecedor deve ser devidamente documentado e revisado periodicamente.
É esse documento que vai definir quais são os níveis mínimos de qualidade do serviço que está sendo prestado.
Para isso, indicadores como de disponibilidade e tempo de resposta são comumente usados na mensuração pela empresa contratante do serviço.
O que achou do nosso artigo sobre as Melhores soluções de backup ?
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