Insights para sua Transformação Digital

Como modernizar sistemas legados para a Transformação Digital?

A maioria de nós não consegue imaginar o uso de um telefone sem aplicativos em pleno 2021, dado o fato de que a tecnologia dos smartphones avançou muito na última década. Mas, por algum motivo, muitas empresas ainda utilizam sistemas legados todos os dias em seus ambientes de negócios.

Embora as empresas possam estar usando novas tecnologias para aproveitar os dados do cliente e trabalhar com mais eficiência, eles estão optando por permanecer encaixotados dentro das limitações de uma infraestrutura de tecnologia obsoleta.

A pergunta é por quê isso acontece? Para muitas empresas, é por causa do tempo e das despesas envolvidas na atualização. Para outras, é simplesmente desafiador pensar em mudar toda a sua empresa para uma era digital e modernizada.

O Gartner define sistemas legados como sistemas de informação que podem ser baseados em tecnologias desatualizadas, mas que permanecem presentes para as operações do dia-a-dia. Na verdade, muitos de nós provavelmente ainda lidamos com sistemas legados de alguma forma, se não em nossos próprios escritórios, então em nossas negociações com outros clientes.

Os sistemas legados nos separam de compartilhar e conectar em nosso máximo potencial. É hora de lidarmos com eles, seja substituindo ou modernizando nossos sistemas atuais.

A seguir trataremos de alguns pontos importantes que farão você pensar mais a respeito desse assunto e compreender, ainda mais, a importância de um ambiente que dispõe da transformação digital como modelo. Acompanhe a leitura!

Quais são os custos e desafios em manter um sistema legado?

Muitas empresas continuam usando sistemas desatualizados, independentemente da idade ou da qualidade das tecnologias subjacentes. O software tem funcionado muito bem por décadas e ainda é capaz de lidar com a maioria de suas tarefas, eles argumentam. Por que consertar se não está quebrado?

Na verdade, existem muitos motivos para “consertar” seus sistemas legados. O custo real de execução desse software é o maior entre eles.

Em 2019, o governo federal dos EUA gastou 80% do orçamento de TI em operações e manutenção. Esses gastos incluíam principalmente sistemas legados antigos, o que representava questões de eficiência, segurança cibernética e risco de missão. Para colocar isso em contexto, apenas 20% do financiamento de TI foi alocado para Desenvolvimento, Modernização e Aprimoramento.

No entanto, esses números representam apenas a ponta do iceberg. Os custos ocultos são ainda maiores. Ou seja, existem várias fontes de gastos com software legado. Veja os principais desafios em se manter sistemas legados.

Manutenção e suporte

Os custos das operações de manutenção do sistema legado incluem os seguintes aspectos:

Atualizações e mudanças: Os sistemas legados são normalmente muito grandes em termos de base de código e também de funcionalidade. Levando em consideração sua natureza hierárquica, você não pode simplesmente mudar ou substituir um módulo do sistema. Uma pequena atualização pode resultar em vários conflitos no sistema.

Portanto, qualquer alteração ou atualização no sistema legado exige tempo e esforço, nenhum dos quais sai barato. Além disso, os sistemas legados geralmente têm uma grande quantidade de documentação, bem como uma série de recursos não documentados. Portanto, há sempre um certo risco envolvido ao interferir no código-fonte.

A infraestrutura:  Assim como o próprio software, a infraestrutura subjacente se torna mais difícil e mais cara de manter à medida que envelhece. Os sistemas legados geralmente requerem um ambiente técnico específico, incluindo hardware. Assim, os gastos com manutenção da infraestrutura permanecem altos, em comparação com as soluções modernas baseadas em nuvem.

Os dados legados representam outro problema significativo de infraestrutura. Por estar espalhado por vários bancos de dados e recursos de armazenamento, é difícil reorganizar para aumentar a otimização do espaço de armazenamento. Coletar e sistematizar dados legados manualmente para transferi-los posteriormente para um novo banco de dados é uma tarefa que exige muito tempo e dinheiro.

Treinamento de equipe: Dependendo de tecnologias obsoletas, o suporte e a manutenção do sistema legado requerem um conjunto específico de habilidades e conhecimentos.

Embora os desenvolvedores que criaram o software possam se aposentar ou mudar para outras tecnologias, fica cada vez mais difícil encontrar e reter o talento certo. O treinamento dedicado da equipe pode ser uma fonte ainda maior de despesas.

Integração e conformidade

As plataformas de software modernas geralmente contam com APIs de terceiros para acessar alguns recursos, como geolocalização, autenticação de usuário, compartilhamento de dados e transações. Por exemplo, o Uber depende dos dados fornecidos pela API do Google Maps para sua funcionalidade principal, navegação para motoristas e visualização de jornada para clientes.

Na verdade, por que reinventar a roda, quando você pode usar a solução existente, testada e comprovada por uma fração do custo?

As tecnologias modernas estão prontas para integração por padrão. Os fornecedores de API normalmente fornecem suporte para a maioria das linguagens de programação e estruturas prontas para uso. No entanto, tecnologias obsoletas ou raras normalmente não têm compatibilidade.

Conectar um software legado a uma ferramenta ou serviço de terceiros geralmente requer uma quantidade significativa de código personalizado. E ainda há uma chance de que a integração final não funcione tão bem quanto o esperado ou de que funcione.

Outro aspecto dos sistemas legados que tem um custo alto é a conformidade. Isso é especialmente verdadeiro para setores fortemente regulamentados, como política ou direito. Já se passou mais de um ano desde que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrou em vigor, mas as organizações ainda estão lutando para cumpri-lo.

Segurança

À luz do aumento de violações e comprometimentos de segurança, quase 70% dos entrevistados da Pesquisa de Segurança Cibernética HIMSS de 2019 ainda estão explorando alguns sistemas legados. A pesquisa conclui que o uso contínuo de sistemas legados levanta sérias preocupações em relação à vulnerabilidade do ecossistema de saúde. Mas isso pode ser aplicado a qualquer outro setor.

Na verdade, os sistemas legados geralmente são menos resistentes a ataques cibernéticos, programas prejudiciais e malware, o que é lógico. Se a solução de software já existia há anos, os invasores provavelmente teriam tempo suficiente para se familiarizar com o código e encontrar suas vulnerabilidades.

Outra razão para isso é que o software desatualizado pode não ser mais compatível com o fornecedor. Isso significa que nenhum patch é fornecido e ninguém mantém o sistema em conformidade com os requisitos de segurança mais recentes.

Mesmo se seu sistema for feito sob medida e você tiver os recursos para mantê-lo, adicionar mais patches significa investimento adicional em segurança. Na pior das hipóteses, isso pode se assemelhar a um balde furado, onde você obtém uma nova violação assim que a anterior for corrigida.

Como preparar sistemas legados para a Transformação Digital?

É fácil para uma empresa cair na armadilha de querer digitalizar tudo de uma vez em um esforço para se modernizar. Recomendamos não fazer isso e, em vez disso, comece focalizando os aspectos de sua organização que podem ser atualizados para oferecer o melhor retorno de seu investimento.

Por exemplo, migrar seu servidor de e-mail para uma solução hospedada em nuvem é uma estratégia inicial comum que fornece um retorno rápido e é relativamente fácil.

Conheça a seguir algumas recomendações para modernizar sistemas legados.

Fortaleça os seus processos

Nenhuma solução introduzida para os propósitos de uma transformação digital deve enfraquecer um processo de trabalho. Se você achar que seus investimentos não são conducentes a melhorar a produtividade ou a eficiência, então essa não foi uma solução apropriada para você ou não foi implementada tão bem como deveria.

Ao buscar uma estratégia de transformação digital, certifique-se de almejar processos que precisam de mudanças emergenciais, em vez de digitalizar só por fazer.

Tenha uma estratégia para implementar suas soluções

Muitas empresas, em sua ânsia de se modernizar, promovem estratégias de transformação digital que não são adequadas e impossíveis de serem entregues. Isso geralmente significa instalar muitos sistemas, muito rapidamente e sem um plano para implementá-los completamente.

É uma das razões pelas quais uma quantidade preocupante de planos elaborados são considerados fracassos, não porque a ideia fosse ruim, mas porque a estratégia de backup era ruim.

É por isso que tantas pequenas e médias empresas fazem parceria com um MSP experiente para construir seus planos de transformação digital.

Conclusão

Resumindo, as técnicas de modernização para uma transformação digital impactam diferentes aspectos do sistema legado. Dito isso, o encapsulamento e a reformulação afetam a plataforma de tecnologia.

A refatoração e a rearquitetura podem resolver problemas nos domínios da tecnologia e da arquitetura. A reconstrução e a substituição permitem alterar e adicionar funções e recursos, entre outras coisas.

Contate nossos especialistas através do WhatsApp e encontre a melhor solução de transformação digital para seu negócio!

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre como planejar a Transformação Digital da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: