Insights para sua Transformação Digital

Como construir um arsenal de ferramentas de cibersegurança para proteger a sua empresa?

Os gestores que estão antenados no mundo da cibersegurança já sabem que apenas um firewall e antivírus não são mais o suficiente para proteger as informações da sua empresa e por isso estão em busca de novas ferramentas de cibersegurança.

Com a evolução da cibersegurança, as ferramentas se tornaram cada vez mais modernas, integradas e específicas para cada situação. Devido a isso, no mercado atual contamos com uma abundância de ferramentas de cibersegurança.

Por um lado, esse é um ótimo cenário, pois os gestores possuem mais opções e liberdade de escolha. Mas, na prática, a quantidade de tecnologias de cibersegurança disponibilizadas complicaram um pouco a vida do gestor na hora de escolher e combinar essas ferramentas.

Por isso, nossa missão com esse artigo é descomplicar um pouco a vida do gestor e trazer dicas úteis de como escolher e usar as ferramentas em prol da proteção do negócio.

Bora lá construir o seu arsenal de ferramentas de cibersegurança?

Antes de ir às compras, veja o que já tem no seu guarda-roupa!

Ou melhor, na infraestrutura da sua empresa! Você sabia que talvez não precise contratar uma solução específica para DLP, mas apenas ativar essa configuração em ferramentas que já possui?

Pois é, como falamos na introdução do texto, nós sabemos que pode parecer muito confuso escolher as ferramentas certas, principalmente porque tudo parece uma sopa de letrinhas e urgente. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, o primeiro passo é saber o que você já tem dentro de casa.

Comece fazendo um inventário de ferramentas (caso ainda não possua) ou atualize a lista existente. Perceba quais tecnologias e aplicativos com foco em cibersegurança você já possui. Além disso, busque investigar as configurações de segurança do seu provedor de e-mail, sistema operacional, servidores cloud e outros sistemas.

É possível fazer muitas proteções apenas dedicando algum tempo para fazer boas configurações de segurança nos aplicativos atuais, sem precisar recorrer a aquisição de uma nova ferramenta. Pronto para o próximo passo?

Qual foi a última vez que você atualizou a topologia da sua rede?

Manter a topologia atualizada é essencial por dois motivos. Primeiro, você provavelmente vai precisar apresentar esse documento ao fornecedor para orçar a aquisição de ferramentas de cibersegurança. E, você não quer comprar mais do que precisa ou deixar ninguém de fora, não é mesmo?

Segundo, esse documento é o esqueleto de como sua rede está no momento e isso é fundamental para analisar brechas de segurança e adicionar novas camadas de proteção.

Dedique algum tempo construindo e atualizando esse documento com o seu time, nós sabemos que pode ser uma daquelas tarefas enfadonhas, mas essa ação poderá economizar tempo e dinheiro no futuro próximo. 

Se o seu time tiver expertise de identificar possíveis brechas de seguranças apenas analisando a topologia e infraestrutura, você poderá agir imediatamente minimizando o impacto de ataques cibernéticos. Não esqueça de incluir seu ambiente local e cloud nessa tarefa.

Entendendo em qual momento da jornada de cibersegurança sua empresa está

Enxergamos a Segurança Cibernética como uma jornada e não uma corrida de 100 metros. Então, acostume-se com a ideia de que sempre existirá um próximo passo para continuar mantendo as suas informações com segurança.

Não é possível ter uma “linha de chegada” em cibersegurança porque o mundo é um organismo vivo. O tempo todo estamos nos deparando com novas tecnologias, tendências, ferramentas e golpes!

Mas, isso não quer dizer que você não possa definir projetos e entregas pontuais visando melhorar sua postura cibernética. Se você não sabe em qual etapa da jornada está e o que precisa fazer para avançar, então procure ajuda.

Disponibilizamos para você uma avaliação de maturidade digital para medir em qual fase o seu negócio está e qual o próximo passo a ser dado! Para fazer a avaliação gratuitamente basta apenas acessar esse link.

Agora sim, vamos construir as camadas de segurança com as ferramentas de cibersegurança!

É importante entender que o firewall e outras ferramentas são apenas camadas que fazem parte de uma estratégia de cibersegurança.

É interessante observar esse ponto, pois quando uma camada não funciona corretamente, ainda podemos contar com a camada seguinte como barreira de proteção.

É por esse motivo que a área de segurança cibernética é muitas vezes comparada com uma cebola ou um castelo. Em cada camada existe um processo e tecnologia criados para defender uma parte da empresa e consequentemente as informações.

Como construir um arsenal de ferramentas de cibersegurança para proteger a sua empresa?

Como construir um arsenal de ferramentas de cibersegurança para proteger a sua empresa?

E para manter a privacidade, segurança, controle, há uma série de ferramentas, de tecnologias que apoiam nessa proteção. Vamos citar as principais ferramentas de cibersegurança para você poder consultar sempre que precisar.

  • ZTNA
  • Firewall de Data Center para Controle Leste e Oeste
  • Firewall de Borda
  • SIEM + SOAR para Automação de Respostas a Incidentes
  • WAF
  • Cofre de Senhas
  • PAM
  • Regras de Acesso com GeoIP
  • VPN Cliente com MFA e compliance de dispositivos
  • MDM
  • DLP
  • Certificados de Segurança
  • Soluções de Endpoint
  • CASB
  • BYOD

Lembre-se que o primeiro passo é avaliar seu ambiente cibernético para assim definir uma estratégia de segurança e só após isso obter novas ferramentas (se for o caso). Para completar o seu arsenal de ferramentas de cibersegurança, inclua os testes de intrusão periódicos para assegurar a segurança do ambiente.

Os testes de intrusão (ou pentest)  para o ambiente são de caráter obrigatório, mas devem ser iniciados depois da gestão de vulnerabilidades atingir seu sexto mês de funcionamento. 

Recomenda-se testes semestrais, para que a partir deles sejam executadas ações de melhorias no ambiente, e sempre contratar profissionais e empresas diferentes, de forma a não se obter um teste de intrusão com alguns vícios.

E, aí? Gostou do artigo de hoje? Qual desses pontos chamou mais a sua atenção? Esperamos que o conteúdo de hoje desperte em você alguma ação para agir em prol da melhoria do seu negócio

Converse com o seu time, coloque as suas ideias em prática! O importante é dar esse primeiro passo e os próximos 20 metros serão apresentados na medida que você for caminhando. E, lembre-se, nosso time de especialistas está aqui para te acompanhar no que precisar em sua jornada rumo à segurança cibernética.

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: