Insights para sua Transformação Digital

Times de alta performance: Como chegar lá?

O sonho de todo gestor é contar com uma equipe de colaboradores comprometidos, engajados e focados na excelência das entregas, mas construir um time como esse, vai além de possuir funcionários preparados, é necessário que eles estejam focados em duas frentes: resultados dos projetos e atender aos objetivos da empresa.

Equipes que conseguem atender a essas duas demandas, ajudam no crescimento da organização, uma vez que compartilham da mesma missão, visão e valor, ou seja, todos estão alinhados e focados no mesmo objetivo.

Aqui separamos algumas dicas para que você possa construir uma equipe com alto grau de comprometimento.

O que são times de alta performance? 

Além do engajamento, competência e inovação, que são características importantíssimas para quem deseja fazer parte de um time de alta performance, é necessário colaboração. Empatia é a palavra principal, a equipe deve permanecer unida, seguindo a mesma orientação.

Os profissionais que fazem parte desse time são unidos, entendem a importância do trabalho em equipe e estão sempre dispostos a ajudar os que necessitam de algum auxílio.

O suporte a equipe é um dos papéis fundamentais atribuídos a liderança, cabe aos líderes manter as ideias alinhadas entre os membros da equipe.

Outro ponto importantíssimo para construir uma equipe de alta performance é a troca de conhecimentos. A comunicação clara é base para qualquer tipo de relacionamento, por isso os feedbacks e retornos pontuais são tão importantes para construir a confiança na equipe.

Quais as vantagens em ter times de alta performance?

Os colaboradores são fundamentais para o bom desenvolvimento da empresa. Colaboradores que se sentem reconhecidos pela empresa tendem a trabalhar mais motivados, buscando entregar suas tarefas com excelência, além de aumentar a produtividade.

Uma das principais vantagens em construir um time de alta performance está relacionada à produtividade. Uma vez que a produtividade aumenta, os lucros seguem a mesma curva crescente, assim como a satisfação dos clientes.

Podemos identificar aqui, que uma boa equipe é essencial para o bom andamento dos negócios.

Porém é preciso destacar que quando falamos de produtividade, é preciso que esta esteja bem definida, para que todos tenham consciência dos objetivos a serem alcançados. Sem metas claras não é possível saber onde se deseja chegar, muito menos se os objetivos foram alcançados.

Lembre-se, os colaboradores almejam o reconhecimento, ter a certeza de que cumpriram com o seu papel, por isso eles precisam saber para onde ir.

Outra vantagem em se ter um time de alta performance está relacionado ao amadurecimento profissional dos membros, estes se destacam com possibilidades de alavancar as carreiras. Você está construindo funcionários com capacidade de autogestão, capazes de influências novos membros.

6 dicas para construir uma equipe de alta performance

1 – Pensar sempre à frente:

É fundamental um gestor que cumpra o papel de motivar a equipe, tendo visão e propósito em seus posicionamentos. Quando o líder é capaz de inspirar e criar oportunidades, seus colaboradores são inspirados a possuir as mesmas características.

2 – Apostar na diversidade

Olhe para os dedos da sua mão e entenda que eles são diferentes entre si, cada um com uma função, mas todos cumprem o mesmo objetivo. O mesmo acontece na hora de formar uma equipe, pessoas diferentes, com bagagens diferentes, são capazes de apresentarem ideias e soluções diferentes.

Crie um time diverso, no qual seja possível explorar o melhor de cada colaborador. A capacidade de analisar as qualidades individuais e juntá-las, para que possam debater ideias e desenvolver melhorias e soluções, é fundamental para um bom gestor.

3 – Metas entendíveis

Não importa quão desafiadora seja a meta, contando que esta seja transmitida de forma clara aos membros da equipe, cada um deve compreender seu papel no objetivo final. É importante ter a certeza que todas as informações compartilhadas foram assimiladas por todos.

4 – Todos em prol do mesmo objetivo

Para se ter um time de alta performance é de suma importância que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo, pessoas individualistas, que visam uma concorrência constante não são aptas a integrar esses times de alta performance. É necessário entender a importância do outro.

5 – Autonomia para trabalhar

Confiança é uma palavra-chave para as equipes, cabe aos gestores acompanhar as ações e interferir sempre que necessário, mas o time precisa ter consciência que eles têm autonomia e liberdade sobre as suas escolhas e o rumo do projeto, claro que tendo sempre em mente os objetivos finais.

6 – Atividades com começo e fim

Toda atividade tem que ter um começo e um fim, iniciar várias atividades ao mesmo tempo sem realizar a conclusão, além de atrapalhar o processo pode ser frustrante. Por isso, sempre que iniciar uma atividade, mantenha o foco até a sua finalização.

Gostou do que foi discutido aqui? Acrescente à sua leitura o texto sobre Business Agility.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: