Insights para sua Transformação Digital

Como escolher uma consultoria em transformação digital?

Hoje, com tantas opções em outsourcing de serviços, como fazer a melhor escolha para encontrar um parceiro de consultoria em transformação digital?

Estamos na era da quarta revolução industrial, algo que une os mundos físico, digital e biológico e exige que as empresas sejam mais inovadoras e ágeis do que nunca. Como resultado, as empresas com modelos de negócios tradicionais estão encontrando dificuldades para se manter otimistas em relação à concorrência do mercado.

Prevê-se que apenas as empresas que se concentram na utilização de modelos de negócios não convencionais e tecnologia de última geração serão capazes de manter uma vantagem competitiva atualmente.

A transformação digital, junto com os provedores de serviços de transformação digital, estão emergindo como capacitadores-chave para as empresas se manterem nesta próxima fase da revolução industrial.

Avaliar o seu parceiro de tecnologia com base em vários critérios é importante para garantir o sucesso na transformação do seu negócio. Existem certos fatores que você deve considerar para encontrar uma consultoria de transformação digital ideal para o seu negócio. Acompanhe a leitura e entenda todo esse processo!

Como escolher o parceiro certo de consultoria em transformação digital?

Transformação digital, em termos mais simples, refere-se à incorporação de tecnologias digitais em todas as áreas do negócio para acompanhar as mudanças das tendências do mercado e entregar valor aos seus clientes. É mais sobre uma mudança cultural em uma organização onde as pessoas são solicitadas a desafiar continuamente o status quo, inovar e se envolver mais com os clientes.

A transformação digital está reimaginando seu negócio na era digital e tudo começa com como você pensa sobre seu negócio e quais experiências você oferece aos clientes. Ela incentiva as empresas a pensarem além dos métodos e ferramentas de trabalho tradicionais para preparar seus negócios para o futuro. Resumindo, pensando, promovendo e construindo digitalmente para que você se torne mais ágil, flexível e sustentável.

Como a transformação digital transcende tantos benefícios, você precisa pensar estrategicamente sobre como iniciar tal iniciativa. Escolher o parceiro de consultoria de tecnologia certo é igualmente importante.

Vamos discutir os pontos principais que você deve considerar ao escolher um parceiro de consultoria de transformação digital!

Compreender os seus objetivos de negócio

O parceiro de transformação digital que você escolher deve ser alguém que tem grande interesse em entender seus objetivos de negócios, seu processo existente e as tecnologias ideais que se adequam ao seu negócio para melhorar a eficiência operacional.

A consultoria em transformação digital definitivamente deve ser mais do que apenas um fornecedor de tecnologia, deve ser uma empresa de engenharia de produto inovadora com experiência em entrega de disrupção digital.

Eles devem saber os motivos pelos quais sua empresa está ficando para trás em relação à concorrência. Eles devem ser capazes de definir uma estratégia de transformação digital sólida e um plano de execução com base em seus objetivos de negócios atuais, como:

  • Desenvolvimento de um portfólio de produtos conectado;
  • Validação dos atuais pontos de dificuldade do negócio e resolução;
  • Melhoria nos níveis de satisfação e engajamento do cliente;
  • Fortalecimento da posição de mercado atual;
  • Aplicação de análise de dados para otimização de processo interno;
  • Acelerar o processo de desenvolvimento de produto;

Experiência em alavancagem da tecnologia de última geração

Escolher o fornecedor certo é sempre uma tarefa difícil para empresas que embarcam em sua jornada de transformação digital. Não é semelhante a escolher uma empresa de desenvolvimento de software corporativo para construir sua próxima solução.

Seus critérios para escolher o parceiro devem se basear na experiência dele em aproveitar tecnologias futurísticas, como inteligência artificial, análises avançadas, aprendizado de máquina e outros.

Você precisa de soluções de AI e Analytics para automatizar tarefas repetitivas, reduzir cargas de trabalho manuais e melhorar o tempo de execução de seus negócios. Gerenciar todas essas soluções novas e especializadas obviamente requer conhecimento e experiência em lidar com projetos complexos em tempo real.

Portanto, concentre-se em encontrar parceiros que sejam líderes digitais e tenham experiência no aproveitamento de uma ampla gama de tecnologias emergentes.

Comunicação transparente

A comunicação clara entre as equipes é extremamente crucial para manter todos totalmente alinhados em um projeto. O mesmo se aplica a projetos de transformação digital. Ao trabalhar com um parceiro de consultoria terceirizado, você deve perguntar a ele sobre a estratégia de comunicação que ele segue durante os contratos com o cliente.

Peça ao seu parceiro em potencial para orientá-lo no processo de integração, presumindo que o contrato seja assinado. Isso o ajudará a ter uma ideia melhor se as formas de trabalho de seu parceiro estão alinhadas com sua visão ou não. Documente todo o processo de como a comunicação e a sincronização funcionarão entre vocês dois. Considere coisas como:

  • Se houver fusos horários conflitantes, como seu parceiro administra a comunicação?
  • Pergunte sobre a disponibilidade de equipes e seu processo de desenvolvimento de estratégia.
  • Qual seria o nível de envolvimento de ambas as partes nos diferentes aspectos do projeto

Compartilhar de valores empresariais semelhantes

A sinergia entre a ética de trabalho, pensamentos, prioridades e processos de seu parceiro deve ser semelhante à sua para prosseguir na mesma direção durante o projeto de transformação digital.

É vital que seu parceiro compreenda e respeite seus objetivos de transformação digital. Essa é a única maneira que eles podem construir uma estratégia de transformação digital ideal para sua empresa para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Para verificar se seu parceiro tem essa capacidade, compartilhe suas metas de transformação e peça-lhes que elaborem um plano de execução. E veja se valida sua ideia ou não.

Conclusão

Não existe uma fórmula fixa para descobrir o melhor parceiro de transformação digital para o seu negócio, assim como não existe um caminho comum para a transformação do negócio.

Cada empresa tem necessidades e problemas exclusivos, portanto, seu parceiro deve ser sempre alguém que entende perfeitamente seus objetivos de negócios e sabe o que é necessário para entregar uma solução de transformação digital ideal.

Alguns fatores óbvios que você deve considerar ao avaliar um parceiro de consultoria são experiência, portfólio e especialização em seu setor. Seu parceiro de tecnologia deve ser versátil, ágil, inovador e compartilhar os mesmos valores que você.

Portanto, a escolha final deve ser alguém com um histórico inovador de sucesso em todos os setores e um talento especial para trabalhar com tecnologias de última geração. Sua empresa parceira deve ser capaz de analisar sua declaração de problema de transformação digital de forma sucinta com recursos de solução unificada.

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre CTO e Head de Engenharia, quais as diferenças entre essas funções?

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Jornada Introduce

TI: Tecnologia E Informação/ Tecnologia É Informação – a tecnologia só existe pois a informação existe. Envolve o uso de tecnologias tais como a nuvem,

Leia Mais »