Insights para sua Transformação Digital

3 desafios do CIO (Chief Information Officer) como líder transformador

O papel do CIO (Chief Information Officer) moderno está passando por mudanças nos últimos anos. Cada vez mais, tornou-se um ato de equilíbrio entre o gerenciamento de operações tradicionais de TI e a condução de iniciativas estratégicas, com a mudança transformacional no topo da agenda.

A ruptura digital e o aumento das expectativas dos clientes são a força motriz por trás de grande parte disso, e as empresas com visão de futuro estão aproveitando a oportunidade. Quarenta e quatro por cento das organizações preveem uma mudança fundamental em seu modelo de negócios ou oferta de produto / serviço nos próximos três anos.

Mas apesar das oportunidades empolgantes e tecnologias inovadora, ainda existem muitos obstáculos ao longo do caminho. Neste artigo, examinamos três dos principais desafios de TI que você, como CIO, enfrentará nos próximos cinco anos. Também daremos alguns conselhos úteis sobre como resolvê-los!

1. Gerenciamento da proteção de dados

A governança de dados eficaz continua a ser uma fonte significativa de preocupação. Com a introdução do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da UE em 2018 e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) do Brasil, os CIOs não são estranhos à importância de um gerenciamento meticuloso de dados.

No entanto, garantir conformidade contínua e uma infinidade de novas regulamentações no horizonte significa que as organizações não podem se dar ao luxo de descansar nos processos.

As penalidades pelo não cumprimento são pesadas. A Google, British Airways e Marriott já infringiram o GDPR com multas recordes de mais de US $100 milhões cada e danos à reputação não medidos.

As organizações, portanto, precisarão reescrever suas políticas existentes para cumprir as novas regulamentações, o que, é claro, será um desafio.

Superando o Desafio

A única maneira de garantir a conformidade em escala global será definir seus padrões de segurança de dados no nível da regulamentação mais restritiva.

Em uma base mais geral, você deve:

  • Trabalhe para defender o princípio da transparência, atualizando as políticas digitais e notificações de privacidade para refletir as mudanças nos procedimentos da organização.
  • Mantenha um controle rígido sobre os fluxos de dados, desenvolvendo uma compreensão completa de como as informações são armazenadas, implementadas e acessadas, incluindo as medidas de segurança dos fornecedores.

2. Sucesso da transformação digital

Quer as empresas estejam liderando na linha de frente ou simplesmente tentando evitar serem deixadas para trás pelos concorrentes, a transformação digital continua a ser um tema quente no mercado.

Uma pesquisa da Nominet revela que 93% dos CIOs e CTOs acreditam que “sua organização estava totalmente envolvida ou planejando se envolver em um programa de transformação digital”, com apenas 6% das empresas afirmando ter concluído sua transformação.

Superando o Desafio

Para evitar essas lutas, você pode adotar certas práticas de transformação que aumentam significativamente as chances de sucesso:

  • Concentre-se na definição de prioridades claras que estão diretamente ligadas a resultados de negócios mensuráveis.
  • Invista em pessoas altamente talentosas, especialmente líderes especializados e aqueles com fortes habilidades digitais e analíticas.
  • Certifique-se de que as pessoas em todos os níveis se sintam capacitadas.
  • Adote práticas ágeis e atualize suas estratégias digitais com frequência.
  • Dedique tempo e dinheiro aos seus esforços de transformação digital.

3. Alinhar cultura com estratégia

A transformação e a adoção de novas tecnologias não podem ocorrer no vácuo. Para maximizar com sucesso o impacto de novas iniciativas, a cultura da organização deve estar alinhada com sua estratégia – a tarefa de conduzir essa mudança está cada vez mais sob sua responsabilidade, o CIO.

De acordo com uma pesquisa do Gartner, até esse ano, os CIOs serão tão responsáveis ​​por mudar a cultura da organização quanto o Diretor de Recursos Humanos é hoje. E com 46% dos CIOs destacando a cultura como a maior barreira para a mudança, é uma chave fundamental para o sucesso.

Superando o Desafio

Promover a mudança cultural pode ser desafiador. Os CIOs devem trabalhar em colaboração com o RH para fazer escolhas de tecnologia e processos de design de uma forma que apoie a criação da cultura organizacional pretendida.

Você pode tentar quebrar as barreiras à mudança criando uma equipe pequena e bem-sucedida e usando-a para destacar realizações e vitórias rápidas. Você também pode incentivar os funcionários a possuir e defender suas ideias.

Próximos Passos do CIO

A tecnologia está avançando em um ritmo vertiginoso e continua a desafiar os negócios usuais no mundo empresarial. Algumas organizações estão aproveitando a oportunidade para girar e se tornar mais ágeis, enquanto outras são forçadas a se transformar em um esforço para acompanhar.

Onde quer que uma organização se enquadre nesse espectro, haverá grandes desafios de TI nos próximos anos que serão comuns a todos os CIOs.

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre CTO e Head de Engenharia, quais as diferenças entre essas funções?.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Protegendo sua Rede e Encantando seus Usuários: Liberando Wi-Fi sem Riscos

Protegendo sua Rede e Encantando seus Usuários: Liberando Wi-Fi sem Riscos

Muitos empresários ainda têm certo receio de disponibilizar WiFi para clientes, devido ao risco de invasões. Realmente, isso pode acontecer em qualquer rede pública — mas por que privar seus consumidores de uma experiência fantástica em seu estabelecimento por medo? Afinal, existem métodos que deixam a sua empresa Liberar WiFi sem Risco! Continue lendo o artigo e conheça-os.

Leia Mais »