Insights para sua Transformação Digital

Segurança da informação na transformação digital

A crise do COVID-19 não teve muitos aspectos positivos do ponto de vista dos negócios, mas talvez um seja que forçou as empresas a avaliar e repensar completamente as formas como operam. Um grande exemplo é o número de pessoas que agora trabalham em casa – antes do surto, no Reino Unido, apenas cerca de 30% da população trabalhadora trabalhava remotamente.

As empresas se atrapalharam para poder apoiar seus funcionários que trabalham remotamente, o que exigiu que elas pensassem nas soluções que usam e nas melhorias que precisavam fazer. Isso serviu como um aumento na popularidade de software como serviço (SaaS) e plataformas em nuvem – como um simples exemplo, basta olhar para o sucesso da ferramenta de videoconferência Zoom, que aumentou seu número de usuários de 10 milhões para 200 milhões durante o curso de três meses.

O trabalho remoto é uma tendência que provavelmente permanecerá, mas esse é apenas um aspecto da potencial transformação digital pela qual as empresas podem precisar passar.

O que é Transformação Digital e qual a importância disso?

Transformação digital é uma frase que às vezes é mal compreendida, mesmo as empresas que estão sendo proativas ficam confusas sobre o que isso acarreta e como pode ser um benefício para o negócio. Em última análise, o conceito é bastante simples: conforme o mundo se torna cada vez mais digitalizado, as empresas devem mudar com o tempo para sobreviver e prosperar.

A transformação digital pode assumir muitas formas diferentes e as empresas podem realizar sua transformação de várias maneiras diferentes. Pode envolver a alteração dos produtos ou serviços que você fornece aos clientes, ou pode ser puramente interno e exigir a digitalização dos processos e sistemas da empresa.

O processo de transformação traz muitos benefícios. Na verdade, em alguns casos, pode ser tão dramático quanto a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Um grande exemplo é a Blockbuster – uma vez que o player dominante no mercado de aluguel de vídeo, a Blockbuster teve a oportunidade de investir em um serviço de streaming no estilo Netflix, em uma época em que teria o poder da marca e a fidelidade do cliente para ter sucesso.

Mas a empresa acreditava que essa transformação digital seria muito cara e arriscada. A empresa faliu pouco depois do surgimento dos serviços de streaming, à medida que o consumo de filmes pelos clientes mudou.

Nem todos os exemplos são tão complexos – mas quando as empresas não iniciam uma jornada de transformação digital, elas correm o risco de perder receita, clientes e funcionários de alto desempenho.

Quais são os principais riscos de Segurança da Informação devido a Transformação Digital?

É importante lembrar que, embora a transformação digital seja claramente algo que as empresas com visão de futuro precisam levar a sério, ela também traz seus desafios. Um problema que é comumente esquecido é que transformar seu negócio digitalmente pode introduzir falhas de segurança e vulnerabilidades em seu sistema e defesas.

Atualizações rápidas e implantações de tecnologia – como as vistas durante a pandemia COVID-19 – podem criar problemas como configurações incorretas de nuvem. Quando a transformação digital cria inadvertidamente pontos fracos que podem ser explorados, os cibercriminosos ficam muito dispostos a encontrar maneiras de tirar proveito.

Bem como explorações mais tradicionais, como ransomware, phishing e ataques de negação de serviço, as ameaças emergentes incluem a infiltração de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), que estão cada vez mais sendo adotados no local de trabalho, e o uso crescente de inteligência artificial (IA) como um alerta.

Como garantir que sua estratégia de segurança cibernética acompanhe a transformação digital?

Para garantir que você tenha uma estratégia de segurança cibernética forte que corresponda à sua transformação digital, é importante seguir uma série de ideias diferentes. Algumas dicas importantes incluem:

Respeite os princípios de design seguro

É importante considerar a segurança desde o início dos projetos e garantir que as equipes de segurança sejam consultadas sobre os projetos planejados. Se sua empresa pode incorporar segurança naturalmente à cultura de uma empresa, não parecerá um desafio implementar a segurança de maneira adequada durante a transformação digital.

Realize avaliações regulares de risco e segurança

Sua empresa deve realizar avaliações de risco e segurança para entender o que está em risco e como as mudanças na infraestrutura e no sistema podem afetá-los. Suas avaliações de risco e segurança precisam considerar a melhor forma de mitigar quaisquer riscos, como possíveis violações de segurança na nuvem.

Avalie sua escolha de soluções de segurança com sabedoria

Certifique-se de que as soluções que você escolher para proteger seus negócios estejam alinhadas com sua estratégia e forneçam a proteção de que você precisará agora e no futuro. Além disso, você não deve depender das tecnologias de segurança mais recentes como uma bala de prata para proteger sua empresa durante os esforços de transformação digital – não há uma solução que sirva para todos, nem que possa mantê-lo protegido indefinidamente.

Considere o suporte externo

Conforme sua organização investe em novos sistemas, pode ser aconselhável buscar suporte especializado. A transformação digital pode criar novos riscos que os membros da equipe existentes podem não ter experiência suficiente na identificação e tratamento.

Considere os serviços de segurança gerenciados para ajudar na prevenção de ameaças, bem como na detecção e resposta.

Contate nossos especialistas através do WhatsApp e encontre a melhor solução de transformação digital para seu negócio!

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre como planejar a Transformação Digital da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: