O papel de um Diretor de Tecnologia (CTO) é uma mistura de aquisição de objetivos e realização de inovações futurísticas, e essa é provavelmente uma razão pela qual é um dos menos compreendidos de todos os perfis de nível executivo.
À medida que a transformação digital sobe no topo de todas as agendas de negócios, as organizações trabalham para dar o seu melhor, ao mesmo tempo que adotam novas tecnologias para se manter à frente da corrida.
Naturalmente, espera-se que um CTO faça parte de todo projeto de transformação. Com um olho nas tecnologias emergentes de TI e o outro na construção de um vínculo entre negócios e tecnologia, eles conseguem impulsionar o crescimento da empresa.
Acompanhe e leitura e entenda, ainda mais, os desafios e as atividades do CTO dentro da Transformação Digital.
O papel do CTO
Como a transformação digital continua ganhando impulso no mundo corporativo, muitas dessas mudanças visam melhorar a infraestrutura de negócios e a experiência do cliente.
O CTO geralmente supervisiona a entrega de produtos e serviços e ajuda a otimizar os processos de negócios, como vendas, marketing, comunicação, colaboração e inovação. Inspirar funcionários e servir como modelos para o tipo de comportamento necessário para efetuar mudanças também são qualidades essenciais de um CTO eficaz.
Embora a responsabilidade pelas decisões do dia-a-dia seja dos gerentes de linha, o CTO supervisiona a tomada e a execução dessas decisões para garantir que o trabalho seja feito com eficiência.
O CTO assume a liderança na criação de sinergias ao alavancar pessoas, dados e infraestrutura. Além de ajudar as equipes e seus líderes a entender o que precisam fazer para gerar mudanças específicas que as empresas individuais exigem, os CTOs precisam manter as mudanças nos radares dos principais executivos.
Para lidar com os desafios, os CTOs devem ter profundo conhecimento das várias situações e desafios de negócios que a empresa enfrenta, bem como alta inteligência emocional e habilidades interpessoais bem aprimoradas.
Por último, esse profissional deve ser totalmente integrado à equipe executiva e não colocado de lado como parte de uma “unidade de transformação”.
Desafios do CTO frente a Transformação Digital
Os líderes de TI estão, portanto, sob enorme pressão para garantir que seus sistemas funcionem perfeitamente, escalem sob demanda e resistam às crescentes demandas regulatórias e às ameaças à segurança cada vez mais intensas.
Listamos quatro dos principais desafios enfrentados pelos CTOs nos últimos anos. Acompanhe abaixo.
Ameaças à Segurança Cibernética
Com o advento de novas tecnologias, diversos métodos estão sendo usados por hackers para ameaçar organizações globais. Desde a pandemia, o aumento de ataques cibernéticos aumentou drasticamente.
O custo médio de uma violação de dados é algo em torno de US $ 3,86 milhões. Além disso, esses dados podem ser compartilhados com outras partes interessadas, o que pode afetar tanto suas finanças quanto sua reputação.
Portanto, é muito evidente que os CTOs devem estar preparados para combater as ameaças à segurança e reforçar sua infraestrutura para sobreviver a esses ataques e economizar milhões de dólares.
Incentivo à Inovação
É importante entender que o trabalho de um CTO é usar a tecnologia como um ativo a favor da transformação digital. Mas agora vivemos em uma era em que os CTOs precisam inovar e transformar continuamente a maneira como os negócios estão sendo conduzidos.
A inovação nem sempre precisa ser descoberta dentro da organização. Você sempre pode obter novas ferramentas e serviços que podem ajudá-lo a promover a inovação, permitindo que você a implante e dimensione facilmente.
Mercado de Trabalho Aquecido
Em qualquer empresa, os aplicativos de software são sempre atualizados, os processos de negócios evoluem constantemente para atender às necessidades crescentes da empresa, a infraestrutura legada é substituída por soluções modernas e a integração de vários aplicativos ocorre em um ritmo rápido.
Quando essas muitas coisas estão acontecendo dentro da organização, é necessário atualizar sua equipe de trabalho para que eles possam usar a mais recente tecnologia, aplicativos e gerenciar a nova infraestrutura. O maior desafio é encontrar a opção certa para o seu negócio. Contratar funcionários talentosos é sempre uma opção, mas garantir que eles entendam o negócio pode ser uma tarefa.
Postura Digital
Em 2020, 30% das empresas ainda eram consideradas retardatárias, pois ainda estão se abstendo de adoção de tecnologia. Se você estiver nesses 30%, isso pode impactar a retenção de clientes e o engajamento dos funcionários, o que acaba impactando os negócios.
Para atender melhor os clientes, os funcionários devem estar em uma posição que possam criar o efeito máximo com os recursos que têm ao seu lado. Novos aplicativos são mais difíceis de adotar, especialmente quando as empresas tentam adaptá-los aos seus objetivos e processos organizacionais.
Os métodos tradicionais de treinamento levam tempo para mostrar resultados. É sempre melhor escolher a solução que pode ajudá-lo a atingir objetivos imediatos e também garantir que seus funcionários estejam em condições de se tornarem usuários avançados do aplicativo.
Qual é o próximo passo?
A transformação digital não é fácil. Os líderes devem se tornar transformadores de sua cultura empresarial e encontrar o equilíbrio certo entre melhoria de curto prazo e valor de longo prazo.
Esperamos que este artigo ajude os CTOs a tomar as medidas corretas para criar as mudanças de que sua empresa precisa.
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