Insights para sua Transformação Digital

Cuidados ao contratar uma consultoria de TI

Contratar um serviço de TI terceirizado é um ótimo negócio. Desta forma a sua empresa evita custos enormes da criação de um novo departamento, pessoal e infraestrutura. Mas antes de tudo é importante você saber de alguns cuidados ao contratar um consultoria de TI.
Os avanços tecnológicos são distribuídos mundialmente de uma forma democrática, o que é uma das vantagens do nosso mundo cada vez mais globalizado. Pode ser difícil acreditar, mas grande parte da alta tecnologia está acessível a todos, incluindo as pequenas e médias empresas. É possível dizer que estamos vivendo o início do fim de uma transição, em que processos eletrônicos e automáticos são normas de eficiência de qualquer negócio.
Claro que, ao iniciar um departamento de TI, as empresas precisam focar em seu negócio e delegar essas funções a um novo departamento. Nesse momento chega a dúvida: como contratar uma boa equipe? Por onde começo? Não se preocupe, no artigo de hoje vamos falar sobre Cuidados ao contratar um consultoria de TI.

Referências

Melhor trabalhar com uma consultoria conhecida no mercado, não é mesmo? Converse com amigos e empresários parceiros, discuta os prós e contras da consultoria utilizada por eles. Não deixe de procurar na internet (fóruns de discussão e redes sociais), além de sites como o Reclame Aqui e Reclamão, por possíveis problemas envolvendo a consultoria que a sua empresa for contratar. Esse é o primeiro passo para uma experiência tranquila. Busque informações no site da empresa, veja os movimentos dela em suas redes sociais, e o relacionamento dela com o mercado.

Profissionais certificados

O que isso significa na prática? Quer dizer que aquela consultoria conta com profissionais que possuem conhecimentos e experiências numa grande variedade de sistemas, fabricantes de soluções e linguagens de programação, ambientes que certamente serão abraçados pela sua empresa. Trabalhar com profissionais certificados é uma das garantias para um trabalho de TI eficaz.

Portfólio de clientes

Da mesma forma que qualquer fornecedora de serviços, é importante que a empresa de consultoria exiba os parceiros e demais clientes atendidos por ela. Fique atento a esse ponto, pois pode indicar o nível de sofisticação da consultoria, já que alguns clientes (segmentos de atuação) possuem maiores níveis de complexidade.

Suporte e SLA

A equipe e TI da sua empresa já está pronta, mas e depois que o treinamento acaba? Apesar de serem necessários severos treinos em situações de emergência, é importante frisar no contrato qual o tipo de suporte que a consultoria oferecerá após o fim do trabalho. Isso auxilia o seu negócio a ter uma solução eficaz para algum problema que possa vir a acontecer com a sua nova estrutura de TI.
Além de ter um bom acordo de SLA (tempo de resposta no atendimento) que seja de acordo com a sua demanda, lembrando que existem demandas com variáveis diferentes.

Cases de sucesso

É importante ficar atento se a consultoria possui sucesso em suas atividades foco. A Introduce possui uma sessão dedicada a isso em seu website, onde diretores de diversas empresas falam sobre todas as vantagens das parcerias de sucesso. Não deixe de checar cases passados da empresa que está prestes a contratar.

Metodologia de trabalho

Verifique e busque validar, quais são os métodos de trabalho que essa consultoria utiliza. Como ela se renova no conhecimento, na forma de entregar serviços e gerar valor. Como ela traz a inovação para a sua empresa, como ela gera mudanças positivas, qual a fonte de conhecimento dessa empresa e se ela é alinhada com os objetivos do seu negócio. Fundamental! Fique atento nessa fase.

Acordo de confidencialidade

Lembre que uma consultoria possui outros clientes como você, o que pode incluir algum dos seus concorrentes. De forma a ficar mais tranquilo, não deixe de acrescentar um acordo de confidencialidade com o novo parceiro. É uma forma simples de assegurar informações sigilosas da sua empresa, acrescentando que uma assessoria que trabalha sob essas condições se mostra comprometida com o seu negócio.

Alinhados a LGPD(Lei Geral de Proteção de Dados)

É fundamental ter um parceiro que além dos contratos e termos de confidencialidade do seu processo de negócios, dados sigilosos etc, também tenham uma política voltada a cuidar da privacidade dos dados pessoais das relações entre a tríade de parceiros, cliente e fornecedor.
O que achou das dicas aqui? Se quiser economizar tempo, entre em contato com a Introduce, através do seu website. Lá é possível encontrar todas as vantagens enumeradas aqui, além de uma equipe pronta para tirar todas as suas dúvidas sobre consultoria de TI.
Vem com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: