Insights para sua Transformação Digital

Facilitando o RH: ferramentas de automação no R&S

Os serviços de automação possuem uma relevância cada vez maior no mercado, facilitando a execução de uma série de tarefas, além de muitas vezes aumentarem a capacidade de produção sobre os mais diversos tipos de produtos e serviços.

Tudo isso graças à substituição do esforço humano pelo uso de equipamentos dos mais variados tipos, deixando com que o seu empenho possa ser direcionado para outras atividades, o que inclui o manuseio de equipamentos automáticos como algumas máquinas.

Relação essa que não é exatamente recente, pelo contrário, se trata de um processo cuja origem é datada desde a Revolução Industrial, período onde surgiram as grandes fábricas, onde foram instaladas as primeiras máquinas responsáveis por auxiliar o nível de produção.

Equipamentos esses que tornaram possível a produção de massa dos mais variados tipos de produtos, permitindo hoje com que os mais diversos tipos de indústrias pudessem crescer no mercado diante de uma maior força de fabricação em seu campo interno.

Produção vantajosa essa que também precisou ser vista com um certo cuidado por parte dos empreendedores, em busca de evitar possíveis acidentes comuns de ocorrer diante do uso incorreto dessas máquinas, sendo importante a aplicação de um treinamento de nr10.

Tudo para evitar com que a produção de uma empresa possa ser danificada graças a algum tipo de acidente que coloque em risco todo o seu ambiente interno, passando desde a manutenção de tais máquinas, até a qualidade de vida dos colaboradores que ali atuam.

O que realmente vem acontecendo nos últimos anos é um processo de otimização cada vez maior desses serviços automatizados, a partir do lançamento das mais diversas tecnologias, capazes de otimizar o nível de produção, seja qual for a sua especialização.

Além desses novos equipamentos serem úteis para agilizar os resultados de uma análise da qualidade da água para consumo humano, por exemplo, tratam-se também de tecnologias que podem ser usadas até mesmo para se comunicar com o seu público.

Motivo pelo qual ao entrar em contato com uma empresa, altas serem as chances desse atendimento ocorrer através de um sistema eletrônico, usando de respostas pré-programadas em serviços de comunicação como os chatbots.

Na verdade, as áreas a serem otimizadas diante dessa automação de serviços podem ser as mais variadas possíveis diante da pluralidade de novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, e um desses campos acaba sendo o da área de recrutamento e seleção.

O papel da automação na contratação de uma equipe

De uma forma geral, é possível citar que o trabalho de automação não existe para substituir a força humana, mas sim de auxiliá-la, permitindo assim o alcance de melhores resultados, com o mesmo podendo ser dito sobre o processo de admissão de novos colaboradores.

Uma jornada que deve ser acompanhada com bastante atenção, afinal, o sucesso de uma companhia normalmente está associado ao desempenho apresentado pelos seus colaboradores, com tal público sendo responsável por representar a companhia que atuam.

O atendimento específico a ser recebido, seja em uma loja de roupas ou em um canal de vendas de planos voip empresariais, é muitas vezes o principal responsável pelos resultados comerciais dos empreendimentos por trás das atividades apresentadas.

Situação que revela a dependência das empresas pelo seu time profissional, já que quanto maior for a qualidade de tal time, maiores poderão ser os resultados a serem alcançados por um empreendimento, destacando assim a importância de contratar esse time.

Tudo a destacar a importância do processo de seleção de novos colaboradores para uma empresa, seja qual for o segmento de tal companhia. A questão é que esse procedimento pode hoje ser otimizado a partir da aplicação dos conceitos de automação no RH.

Algo possível diante da disponibilidade de diversas ferramentas que podem ser de grande utilidade para esse sistema como um todo, indo desde a análise de currículos até os testes a serem feitos com os participantes de um processo seletivo, encontrando bons resultados.

Cenário esse que leva ao surgimento do chamado RH 4.0, um conceito onde o setor de Recursos Humanos pode atualizar suas atividades a partir da aplicação de diversos sistemas digitais, otimizando todos os processos a serem executados por esse setor.

Um conceito capaz de otimizar até mesmo a instrução dessa sua equipe, utilizando de programas diversos para mapear as qualidade de seus colaboradores, facilitando a resolução de problemas através de um treinamento de segurança do trabalho nr12.

Inclusive, a partir da inclusão de um sistema de automação no RH, é possível com que o setor de recursos humanos, com um foco específico em suas atividades de admissão de novos profissionais, possa ser beneficiado por vantagens como:

  • Coleta de dados em massa;
  • Análise mais profunda de informações;
  • Planejamento virtual de carreira;
  • Realização de testes online.

Cada um desses pontos é de grande valor para esse processo de contratação de novos colaboradores, ajudando uma empresa a encontrar os melhores profissionais disponíveis no mercado, através de uma seleção otimizada pelo uso das mais recentes tecnologias.

Um tipo de análise que pode ser útil para manter a contratação dos melhores colaboradores para um serviço de portaria de condomínio, assim como para as atividades de um restaurante ou fábrica, já que as possibilidades de automação nesse sentido são diversas.

E isso é possível por causa de uma série de ferramentas que estão disponíveis ao público através desse processo de automação no RH dos serviços de admissão e recrutamento.

O uso de programas para automação no RH

As grandes companhias são formadas por um conjunto amplo de setores, cada um com suas diversas responsabilidades. Uma delas está associada ao campo dos Recursos Humanos, responsável pelo programa de R&S a ser mantido por uma empresa.

Sigla essa usada para resumir o trabalho de Recrutamento e Seleção a ser mantido por uma companhia, permitindo assim com que uma companhia tenha acesso a melhor mão de obra terceirizada limpeza disponível ou qualquer que seja o tipo de profissional buscado.

Um processo capaz de ser otimizado a partir do uso das novas tecnologias disponíveis, principalmente em relação ao procedimento de automação no RH deste tipo de programa de seleção, capaz de ser aprimorado por meio de novas soluções que devem ser adotadas.

Gestão interna

Junto da contratação de novos profissionais, o uso de certos programas automatizados podem ser de grande utilidade também para a gestão de uma companhia em todas as suas frentes, o que inclui os direcionamentos a serem passados para seus profissionais.

Por meio do uso de sistemas modernos é possível reunir informações diversas sobre seus profissionais, permitindo assim a realização constante de estudos sobre sua equipe. Algo de valor também para o processo de contratação, facilitando o conhecimento sobre sua equipe.

O uso de softwares para análises

Um dos motivos pelo qual esse processo de seleção ser possível de ser automatizado é por causa da aplicação dos mais diversos tipos de softwares disponíveis, cada um com sua aplicação específica, permitindo um melhor armazenamento e análise de dados diversos.

Programas esses que podem ser usados tanto para facilitar uma verificação sobre os perfis dos possíveis profissionais a serem contratados, como também para otimizar a qualidade de trabalho de tal time, via a otimização de uma análise ergonômica do trabalho aet.

Adaptação para o meio digital

Além de todos os benefícios apresentados pelo uso desses programas de automação no RH, existem também os processos associados a seleção tradicional de colaboradores que pode apenas ser adaptado para uma realidade digital, entre tais tópicos é possível destacar:

  • Entrevistas;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Realização de testes;
  • Análise de currículo.

Cada uma dessas atividades é de grande utilidade para o processo de recrutamento, permitindo com que o perfil ideal seja encontrado para atuar em um negócio, com tal time sendo tão importante quanto o processo de admissão temporária de máquinas usadas.

Tudo depende da segmentação de uma companhia, tal como a função da indústria, como no caso citado acima, onde além dos equipamentos corretos, é preciso também contar com o auxílio dos profissionais adequados para lidar com todas as ferramentas necessárias.

Ajuda especializada

Baseado na importância de encontrar os profissionais corretos, usando dos benefícios de um sistema de automação no RH para tal objetivo, é importante então contar com todo tipo de auxílio para que seja possível utilizar tais sistemas.

Razão essa pela qual os serviços de TI têm uma importância cada vez maior para o mercado, com o mesmo podendo ser dito sobre as atividade do setor de RH, utilizando então de softwares modernos para otimizar todo o seu processo de R&S.

Tudo a destacar assim a importância de estar atento ao uso das novas tecnologias, sendo elas capazes de aprimorar todas as atividades de uma empresa, indo desde seu número de vendas até o processo de contratação de profissionais para atuarem com tal objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Jornada Introduce

TI: Tecnologia E Informação/ Tecnologia É Informação – a tecnologia só existe pois a informação existe. Envolve o uso de tecnologias tais como a nuvem,

Leia Mais »