Insights para sua Transformação Digital

Cenário de 2022: 9 mudanças importantes para as empresas

Nos últimos dois anos, o cenário econômico mudou drasticamente e por isso as empresas precisam se adaptar ao cenário em mudança para sobreviver e prosperar. Continue a leitura e conheça as 9 mudanças para as quais você precisa se preparar agora considerando o cenário de 2022! Acompanhe.

1. Tenha um propósito forte

As empresas existem para além de obter lucros. Marcas líderes se destacam porque têm um propósito claramente definido. De acordo com as Tendências de Marketing Global de 2022 da Deloitte, ter um propósito mudou de “aspiração para prioridade estratégica”.

Marcas que crescem a uma taxa de 10% ou mais estão transformando propósito em ação de uma maneira mais abrangente do que aquelas que crescem a taxas mais lentas. Considere por que você está fazendo o que está fazendo. Por exemplo, muitos fundadores de startups têm uma grande ideia ou um problema que pretendem resolver.

2. Tenha foco no ecossistema do cliente

As marcas de maior sucesso entendem que seus clientes estão no centro de todas as decisões que tomam. E você precisa pensar sobre isso considerando o cenário de 2022.

Para alcançar os clientes de maneira eficiente e econômica, as empresas precisam entender seus segmentos de clientes. Poucas empresas têm apenas um tipo de cliente a quem podem abordar em seu marketing. Esclarecer as personas dos clientes e dividi-los em segmentos claros permite que sua empresa atinja cada segmento especificamente.

3. Aumento das expectativas do cliente

Nunca antes as expectativas dos clientes foram tão altas: os consumidores esperam uma experiência perfeita de sua empresa assim que decidem se conectar com você.

Para o cenário de 2022, a criação de experiências só é possível se você utilizar o poder da tecnologia e dos dados. Ambos o ajudarão a criar uma experiência de cliente personalizada e relevante quando clientes existentes e potenciais interagirem com você.

4. Estratégias de marketing se transformam em jornadas do cliente

As empresas ainda podem falar sobre estratégias de marketing, mas na verdade estão tentando entender as jornadas do cliente.

Essa visão holística do negócio significa levar em consideração todas as interações dos clientes com você. Desde o primeiro anúncio que alguém vê até a pesquisa de informações no seu site, a realização de uma compra e a navegação no serviço pós-venda – todas são partes cruciais da jornada do cliente.

Os clientes que têm uma experiência ruim em uma etapa da jornada do cliente têm menos probabilidade de se tornarem clientes habituais ou de recomendar sua empresa.

5. O marketing precisa estar no centro de sua estratégia de crescimento

A pandemia elevou o marketing de um dos muitos centros de custos da organização ao centro de tudo o que sua empresa faz. Para garantir o crescimento e a prosperidade da organização, o marketing precisa estar firmemente no centro de sua estratégia de crescimento.

Nos últimos dois anos, a maioria das organizações integrou o marketing no nível de liderança sênior. As empresas com visão de futuro agora têm a oportunidade de garantir que o marketing permaneça no centro da empresa para garantir seu crescimento.

6. A transformação digital é tudo!

Se sua empresa ainda não começou a adotar a transformação digital, não espere mais. Utilizar a tecnologia permite que você entenda melhor os pontos de contato da jornada do cliente. Também permitirá que você crie experiências verdadeiramente personalizadas para seus clientes.

Para o cenário de 2022, em vez de remover o elemento humano de sua interação com seus clientes, as ferramentas digitais permitem que você torne as interações mais pessoais. Dependendo do seu produto ou serviço, você pode até entregar produtos personalizados.

7. O serviço de omnichannel é a chave!

Como seus clientes estão interagindo com você? Talvez você use chatbots, e-mails de contato e um centro de contato por telefone.

Seus clientes esperam o mesmo alto nível de serviço de todos esses canais. Todos eles são igualmente importantes. Proporcionar uma experiência ruim ao telefone não se reflete apenas no atendimento de chamadas da sua equipe. Isso também afetará a opinião do cliente sobre toda a organização.

Omnichannel é uma estratégia que gira em torno dos clientes da empresa. A ideia é criar uma experiência única para eles. A integração de canais (como e-mail, telefone e redes sociais) abre possibilidades em diferentes frentes, como vendas, marketing e atendimento mais assertivos.

8. Mobilidade impulsiona o crescimento

Mais de 50% do tráfego da Internet vem de dispositivos móveis. Este número continua a crescer ano após ano, enquanto o uso de desktops continua diminuindo.

Como uma empresa centrada no cliente, você precisa se concentrar em fornecer uma experiência móvel que seja pelo menos tão boa quanto o seu site baseado em desktop. Navegação simples, opções claras de pesquisa no site e tempos de carregamento rápidos são os principais elementos de sites para celular de sucesso.

9. Pense globalmente, permaneça local!

Não abandone suas operações locais na esperança de que os horizontes de seu negócio se ampliem em um futuro próximo. Em vez disso, continue a cultivar todo e qualquer relacionamento com o cliente existente. E faça isso enquanto aguarda um bom momento para começar a expansão para mais longe.

Esperamos que com a leitura deste pequeno artigo você possa ter compreendido a importância da aplicação dessas estratégias dentro das empresas para os próximos anos e desafios.

Ainda curioso? Leia agora mesmo o post que preparamos para você entender a importância da organização dos dados das empresas para os clientes.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Serviços nuvem

5 Serviços Essenciais em Nuvem

A computação em nuvem conquistou o público de massas com as redes sociais, mas, ao mesmo tempo, já provou a que veio no meio empresarial. Trazemos aqui 5 Serviços Essenciais em Nuvem para você não perder tempo nem dinheiro. Em um espaço onde o foco é a produtividade, caiu como uma luva em serviços que podem ser compartilhados e, ao mesmo tempo, utilizados a partir de uma infinidade de dispositivos.

Leia Mais »