Insights para sua Transformação Digital

CIO, CDO e CTO: qual é a diferença entre as lideranças?

Tantos avanços tecnológicos vem impulsionando o mundo para uma revolução digital, o mesmo está acontecendo dentro das empresas e a transformação digital já é uma realidade. Com isso, os gestores passaram a assumir novos cargos, com posicionamentos e ações mais estratégicas.

Diante desse contexto, a carreira executiva em TI vem ganhando mais visibilidade, as empresas estão reformulando seus projetos e processos, mas faltam gestores e líderes especializados em processos tecnológicos, que entendam não apenas a relevância da tecnologia para a operação da empresa, mas também saibam liderar pessoas.

Existem 3 cargos principais de lideranças executivas em tecnologia: CIO, CDO e CTO. Aqui vamos diferenciá-los, visto que cada um apresenta perfis e demandas específicas dentro da empresa.

CIO – Chief Information Officer

Apesar de não ser um cargo novo, o CIO vem ganhando muita projeção no mercado nos últimos anos. Esse profissional é responsável pela área de tecnologia em empresas mais tradicionais, ou seja, aquelas empresas que ainda não implementaram uma estrutura ágil para o seu negócio.

Ele irá responder diretamente a presidência da empresa, por esse motivo precisa compreender o mercado de atuação em que o negócio está inserido, visando estratégias a longo prazo.

O profissional que almeja esse cargo precisa possuir habilidades em gestão de pessoas, pois essa será uma atividade constante, e a capacidade de penetrar no negócio, discutindo pontos e estratégias com as demais gerências, formando parcerias para o desenvolvimento da empresa.

CDO – Chief Digital Officer

Esse profissional é extremamente importante para aquelas empresas que estão passando pelo processo de transformação digital, ou desejam iniciar. O CDO será o responsável não apenas por formular uma estrutura ágil para o negócio, implementando novas metodologias ao processo, mas por promover uma mudança na cultura da empresa.

O CDO responde diretamente a alta gerência da empresa, estando muitas vezes a frente dos novos projetos, como desenvolvimento de aplicativos ou e-commerce.

A capacidade de transitar, de forma ágil e natural, entre as áreas do negócio e a tecnologia, é uma habilidade necessária para esse profissional.

Outra habilidade primordial para um CDO é o poder de influenciar, visto que ele estará apresentando novas propostas para um mindset de gestores tradicionais, para isso é preciso ter conhecimento não apenas sobre os dados, mas saber como analisá-los, transformando-os em decisões rápidas e assertivas.

CTO – Chief Technology Officer

O CTO é o profissional responsável pela área de tecnologia em empresas que já nasceram com uma cultura ágil formada, ou seja, utilizam o conceito das startups.

Esse profissional além de garantir que as atividades core funcionem com constância e excelência dentro da empresa, também é responsável pelo aprimoramento das funcionalidades e evolução do produto.

Por responder diretamente a presidência da empresa, o CTO cria um laço de proximidade que o torna tão importante quanto o CEO.

Para quem almeja esse cargo dentro da empresa, é preciso possuir algumas habilidades, a principal delas é o poder de liderança. Em geral, o CTO é um profissional que se diferencia por sua carreira técnica, com visão de negócios e capacidade analítica.

Para as empresas em crescimento pode ser desafiador possuir essas três lideranças bem estruturadas e segmentadas dentro de sua estrutura. É mais comum que um único profissional se divida para abraçar todas essas responsabilidades enquanto faz o operacional acontecer todos os dias.

O cenário atual está recompensando cada vez mais aqueles negócios que investem em transformação digital, o que para você nesse momento pode exigir muito esforço para aproveitar essas oportunidades.

Você não precisa escolher entre transformação digital e o funcionamento das suas operações, é possível e altamente recomendado que essas esferas façam parte da sua estratégia. Estamos aqui para lhe ajudar atuando como seu CIO as Service.

Se esse assunto é do seu interesse, aproveite agora para conhecer mais sobre o CIO as Service.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: